.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1511

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



26/05/2022



  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. Processo seletivo (mestrado e doutorado) - UFPR

Estão abertas as inscrições para mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Química da UFPR (Conceito máximo na CAPES-7).

Venha estudar num curso de excelência em uma das melhores universidades do Brasil e num dos melhores programas de pós-graduação do Brasil!

*Infos importantes*
- Inscrições: 16/05/2022 a 17/06/2022
- Período de realização das provas/entrevistas: 11/07/2022 - 15/07/2022
- Matrícula: 22/07/2022 a 05/08/2022 (23/09/2022 para doutorado)
- Possibilidade de bolsas e prova fora de sede!

Mais informações no edital em anexo ou no link: Edital

Conheça mais sobre o programa (docentes/áreas de pesquisa) em: Site PPGQ UFPR

Confira nossas mídias:
www.facebook.com/PPGQUFPR;
www.instagram.com/ppgq.ufpr/


Fonte: Elisa Souza Orth (UFPR)


2. Processo Seletivo Programa de Pós-graduação em Química - IQ/Araraquara

O Instituto de Química da Unesp, em Araraquara, abriu inscrições para o programa de Pós-Graduação em Química. As inscrições vão até o dia 03 de junho de 2022.

São 29 vagas para o mestrado e 34 para o doutorado, com ingresso no segundo semestre de 2022. Podem se inscrever alunos regularmente matriculados em cursos de Graduação ou portadores de diploma de curso superior em Química ou área correlata.

O exame de seleção, de 28 a 30 de junho de 2022, será aplicado em modalidade remota (online). As questões da prova serão em língua portuguesa ou língua inglesa. As respostas das questões discursivas poderão ser feitas nas línguas portuguesa, inglesa ou espanhola.

O exame de seleção para o curso de mestrado constará de prova escrita sobre aspectos fundamentais da Química e Engenharia Química e para o curso de doutorado haverá a prova escrita sobre aspectos fundamentais da Química e Engenharia Química e análise do curriculum vitae e histórico escolar. A prova terá vinte e quatro questões no formato teste e seis questões discursivas. O candidato terá que responder dezesseis questões em formato teste e quatro no formato discursiva.

O principal objetivo do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química - UNESP (PPGQ) é a formação de recursos humanos capacitados para atuar em Química e áreas afins; desenvolver ciência de elevado nível acadêmico e tecnológico; e gerar novos conhecimentos, em harmonia com o desenvolvimento científico, tecnológico e social do país. As características específicas do PPGQ, que o estabelecem como um programa interdisciplinar alicerçado sobre a Química são determinadas pela diversificação de seu corpo docente, composto majoritariamente por químicos, e também por físicos, engenheiros, farmacêuticos e matemáticos. O programa já tinha conceito máximo pela CAPES com a nota 7 na avaliação trienal de 2010-2012 e manteve a nota na última avaliação quadrienal de 2013-2016, se consolidando ainda mais como um programa de excelência.

O edital está disponível em: https://www.iq.unesp.br/pos-graduacao/quimica-2/processo-seletivo/


Fonte: Adelino Vieira de Godoy Netto (IQ-UNESP)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Rede MeDiCo do IQSC-USP disponibiliza 5 bolsas de pós-doutorado

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP) abre chamada para os interessados em participar de projetos de pesquisa que integram a Rede de Pesquisa em Metabolômica e Diagnóstico da Covid-19 (MeDiCo) USP/CAPES. O prazo de inscrição termina às 12 horas do dia 17 de junho de 2022.

A Rede
A Rede MeDiCo foi aprovada no edital "Prevenção e combate a surtos, endemias, epidemias e pandemias", de seleção emergencial da CAPES.

A equipe, que conta com seis laboratórios multidisciplinares, receberá pesquisadores do Brasil e do exterior que atuarão nas áreas de diagnóstico e marcadores moleculares para diferentes patologias.

Mais informações


Fonte: Sandra Zambon (IQSC-USP)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299