.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1513

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



30/06/2022



  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. Vagas abertas para o curso de mestrado gratuito em Ciências Ambientais - CAV/UDESC

O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, está com vagas abertas para o curso de mestrado gratuito em Ciências Ambientais, com ingresso no segundo semestre de 2022.

São oferecidas 13 vagas e as inscrições acontecerão até 30 de junho, exclusivamente pela internet. O mestrado é voltado para graduados nas áreas das Ciências Ambientais e afins.

Os interessados deverão preencher um formulário eletrônico e anexar on-line os documentos requeridos no edital. A seleção ocorrerá de 2 a 13 de julho e compreenderá análise de currículo acadêmico, análise da proposta de pesquisa e disponibilidade de orientador na área pretendida pelo candidato.

Acesse a página do programa: https://www.udesc.br/cav/ppgcamb

Acesse o edital, neste link.


Fonte: Alexandre Tadeu Paulino (UDESC)


2. Processo seletivo para mestrado - PPGQB/UTFPR-Campus Toledo

O Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Processos Químicos e Biotecnológicos (PPGQB) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Toledo está com o edital para seleção de alunos em nível de mestrado.

O Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Processos Químicos e Biotecnológicos (PPGQB) tem por objetivo a formação e capacitação de novos pesquisadores e docentes, atuando no desenvolvimento de processos biotecnológicos de interesse ambiental, farmacêutico, alimentício e clínico, assim como na pesquisa de novos materiais para aplicação nas áreas de eletrônica, agroindústria, ambiental, sanitária, agrícola e engenharia civil.

O processo seletivo do Mestrado está com inscrições abertas até o dia 21/08/2022.

Mais informações no Edital Nº 03/2022 – PPGQB e pelo email ppgqb-td@utfpr.edu.br


Fonte: Ricardo Schneider (UTFPR-Campus Toledo)



3. Processo seletivo para Mestrado e Doutorado em Química no PPGQ-UFRRJ

Mestrado e Doutorado em Química no PPGQ-UFRRJ, segundo semestre de 2022.

Inscrições para seleção de novos alunos abertas entre 23/06/2022 a 20/07/2022.

Maiores informações na página: https://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgq/ ou pelo e-mail cpqo@ufrrj.br


Fonte: Carlos Mauricio Rabello d Sant'Anna (UFRRJ)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Bolsa de pós-doc em química atmosférica, FAPESP - IAG-USP

O Projeto Temático Bilateral Brasil-França “Emissões BIOgênicas, química e impactos na atmosfera da Região Metropolitana de São Paulo: BIOMASP+” (2020/07141-2) oferece dois anos de bolsa de pós-doc para estudos das emissões de compostos orgânicos voláteis biogênicos (BVOCs) e concentrações atmosféricas em florestas urbanas, contribuindo para avanços no entendimento sobre os processos fotoquímicos locais e suas potenciais interações e impactos em regiões poluídas. O candidato deve enviar para labmicro@iag.usp.br: currículo atualizado, cópia do diploma e do histórico escolar de doutorado, além de uma carta de apresentação indicando a razão de interesse no grupo e relato de sua experiência.

Mais informações


Fonte: Adalgiza Fornaro (IAG-USP)


2. Bolsa de pos-doutoramento - IQ-USP

Inscrições abertas para uma vaga de pós-doutoramento (3 anos) no grupo do Prof. Dr. Thiago Correra no Instituto de Química da USP – Laboratório de Química-Física Molecular. O candidato irá desenvolver e estudar técnicas avançadas em espectrometria de massas, como mobilidade de íons acoplada à espectroscopia vibracional de íons para o estudo de sistemas reativos complexos, incluindo a oxidação e degradação de fármacos e reações de polimerização.

Além disso, o candidato irá participar da implementação de uma célula eletroquímica comercial para a geração de produtos de oxidação e polimerização on-line, apoiando outras linhas de pesquisa e usuários externos que utilizarão essas técnicas. Essa bolsa também dá a oportunidade ao candidato de conduzir pesquisa no exterior (programa BEPE).

Candidatos de qualquer nacionalidade são aceitos. Candidatos devem ter doutorado em Química ou área correlata. Experiência com espectrometria de massas, oxidação e degradação de fármacos e eletroquímica é um diferencial mas não obrigatório. Habilidades de comunicação para supervisionar e treinar pesquisadores iniciantes do laboratório é fundamental.

Para se candidatar mande o CV e uma carta de apresentação para o email tcorrera@iq.usp.br com o assunto “PD-application”. Mais detalhes da bolsa podem ser encontradas em https://fapesp.br/en/postdoc

Data limite para inscrição: 15/07/2022


Fonte: Thiago Carita Correra (IQ-USP)



3. Bolsa de doutorado direto em metabolismo e degradação de fármacos

Inscrições abertas para uma vaga de doutorado (4 anos) no grupo do Prof. Dr. Thiago Correra no Instituto de Química da USP – Laboratório de Química-Física Molecular (MCPL). O candidato irá utilizzar técnicas avançadas em espectrometria de massas, como mobilidade de íons acoplada à espectroscopia vibracional de íons para o estudo de metabólitos e produtos de degradação de fármacos relevantes. Essa bolsa dá oportunidade ao candidato de realizar pesquisa no exterior (programa BEPE).

Candidatos de todas as nacionalidades são aceitos. Candidatos devem ter graduação ou mestrado em Química ou área correlate. Experiência com espectrometria de massas, eletroquímica e cálculo teórico é um diferencial, mas não é obrigatório. Habilidades de comunicação para auxiliar e treinar pesquisadores iniciantes do laboratório é fundamental.

Para se candidatar mande o CV e uma carta de apresentação para o email tcorrera@iq.usp.br com o assunto "DD-metabolites application". Mais detalhes da bolsa podem ser encontradas em https://fapesp.br/bolsas/dd

Data limite para inscrição: 29/07/2022


Fonte: Thiago Carita Correra (IQ-USP)



4. Bolsa de doutorado direto em polimerização

Inscrições abertas para uma vaga de doutorado (4 anos) no grupo do Prof. Dr. Thiago Correra no Instituto de Química da USP – Laboratório de Química-Física Molecular (MCPL). O candidato irá utilizar técnicas avançadas em espectrometria de massas, como mobilidade de íons acoplada à espectroscopia vibracional de íons para o estudo da formação das polibenzoxazinas e a avaliação da eletropolimerização da anilina. Essa bolsa dá oportunidade ao candidato de realizar pesquisa no exterior (programa BEPE).

Candidatos de todas as nacionalidades são aceitos. Candidatos devem ter graduação ou mestrado em Química ou área correlata. Experiência com espectrometria de massas, polimerização e cálculo teórico é um diferencial, mas não é obrigatório. Habilidades de comunicação para auxiliar e treinar pesquisadores iniciantes do laboratório é fundamental.

Para se candidatar mande o CV e uma carta de apresentação para o email tcorrera@iq.usp.br com o assunto “DD- polimerization application”. Mais detalhes da bolsa podem ser encontrados em https://fapesp.br/bolsas/dd

Data limite para inscrição: 29/07/2022


Fonte: Thiago Carita Correra (IQ-USP)



5. Bolsa de capacitação técnica TT4 FAPESP

Vaga para bolsista TT4 para atuar no grupo de Químico-Física Molecular (MCPL) do IQ-USP. As funções principais dessa bolsa incluem a operação e manutenção dos espectrômetros de massas e instrumentos de pesquisa. Além disso, esse bolsista irá auxiliar nas modificações dos equipamentos do laboratório, além do planejamento, implantação e acompanhamento de experimentos avançados em espectrometria de massas.

Os objetivos diretos consistem no treinamento de um profissional capaz de: i) gerenciar os equipamentos de pesquisa, sobretudo espectrômetros de massas, ii) realizar tarefas de manutenção e adaptação simples em instrumentações de laboratório, sobretudo em espectrômetros de massa, iii) desenvolver métodos de ionização e análise avançados, iv) treinar e acompanhar usuários externos para a utilização da instrumentação do grupo, sobretudo os espectrômetros de massas.

Os candidatos devem ter mestrado na área de Química ou área correlata. Experiência com espectrometria de massas é aconselhável, mas não é um requisito. É essencial que o candidato tenha capacidades de comunicação efetivas para permitir a interação com membros do laboratório e usuários externos.

Para se candidatar para essa vaga, envie seu currículo e uma carta de apresentação para tcorrera@iq.usp.br com assunto “TT4-candidatura”. Para mais detalhes sobre a bolsas de treinamento técnico, consulte https://fapesp.br/bolsas/tt.

Data limite para inscrição: 15/07/2022


Fonte: Thiago Carita Correra (IQ-USP)



6. Bolsa de capacitação técnica TT5 FAPESP

Os objetivos diretos consistem no treinamento de um profissional capaz de atuar no desenvolvimento: i) de uma plataforma de análise por espectrometria de massas acoplada a sistemas de separação de isômeros – mobilidade iônica e espectroscopia vibracional de íons, ii) de controle e comunicação entre instrumentações distintas, iii) de soluções para o controle das instrumentações e coleta de dados e, iv) de técnicas e metodologias para cálculos computacionais.

Os candidatos devem ter doutorado na área de Química, Física ou área correlata. Experiência com espectrometria de massas e/ou computação e eletrônica é aconselhável, mas não é um requisito. É essencial que o candidato tenha capacidades de comunicação efetivas para permitir a interação com membros do laboratório e usuários externos.

Para se candidatar para essa vaga, envie seu currículo e uma carta de apresentação para tcorrera@iq.usp.brcom assunto “TT5-candidatura”. Para mais detalhes sobre a bolsas de treinamento técnico, consulte https://fapesp.br/bolsas/tt.

Data limite para inscrição: 15/07/2022


Fonte: Thiago Carita Correra (IQ-USP)



7. Open positions for postdocs and PhD students within our thematic project 'Tailoring colloids through supramolecular interactions: from fundamentals to applications' - Colloids Brazil  

We are delighted to inform about open positions for postdocs (five) and PhD students (three) within our thematic project 'Tailoring colloids through supramolecular interactions: from fundamentals to applications' to start between Sept 2022-March 2023. You may find more information about this project and opportunities at www.colloidsbr.com.

We appreciate your support in forwarding this information widely to your groups, colleagues or any other potential candidates.

Please, feel free to direct any related queries to colloidsbr@gmail.com.

We stress that these positions have no restrictions as far as candidates origin and preferences.


Fonte: Watson Loh (IQ-Unicamp)



8. Bolsa para Doutor: atuação na unidade SENAI Mario Amato

O Instituto SENAI de Inovação em Materiais Avançados e Nanocompósitos está a procura de bolsista Doutor para atuação na unidade SENAI Mario Amato, em São Bernardo do Campo, SP.
Valor da bolsa: R$ 6.050,00. Duração: 24 meses.

Pré-requisitos técnicos: 
- Ter defendi do o doutorado na área de Química, Engenharia Química, Materiais ou afim. 
- Desejável experiência na área de fluidos de corte, lubrificantes e nanopartículas. 

Envie seu currículo por e-mail para: daiana.deda@sp.senai.br


Fonte: Daiana Kotra Deda Nogueira (SENAI)



  OUTRAS VAGAS

1. LNCC abre Processo Seletivo para Bolsas do Programa de Capacitação Institucional

O Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC, unidade vinculada do MCTI, abre processo seletivo para concessão de bolsas do Programa de Capacitação Institucional nas áreas de Computação Quântica (01/2022); Modelagem do Crescimento Tumoral (TMG) (02/2022); Processamento e Análise de Imagens (03/2022); e Modelagem Computacional e Bioinformática (04/2022).

O prazo para as inscrições vai até o dia 09 de julho de 2022. Fiquem atentos!

O Programa de Capacitação Institucional - PCI tem por objetivo a implementação de Subprogramas de Capacitação Institucional nas Unidades de Pesquisa subordinadas, vinculadas e supervisionadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI, através da concessão de bolsas de fomento tecnológico para viabilizar a execução de projetos científicos e tecnológicos de interesse do Ministério e de acordo com as orientações da Política de C & T do Governo Federal.

Para saber mais acesse o link


Fonte: Anmily Paula Martins (SECIN-LNCC)


2. Beamline Scientist III (209693) - LNLS

To work at the Jatobá beamline of the Brazilian Synchrotron Light Laboratory (LNLS)

The LNLS (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron), part of the Brazilian Center for Research in Energy and Materials (CNPEM), is commissioning a new Synchrotron Light Source, Sirius, one of the brightest in the world in its energy range.

The beamlines under construction for the Sirius/LNLS are based on advanced technologies in various engineering fields and synchrotron light techniques.

The JATOBÁ beamline is being built to produce a high-energy x-ray beam, focused on micrometric dimensions, dedicated to the study of a wide range of materials using the X-ray diffraction technique known as PDF, or Pair Distribution Function.

More information


Fonte: Débora de Almeida Marques (CNPEM)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299