17/06/2010
62ª Reunião Anual da SBPC será dedicada às ciências do mar
A comunidade científica brasileira mantém hoje um consenso de que a pesquisa por ela realizada dá pouca atenção para o ambiente marinho, levando-se em conta a enorme extensão de costa do país. “Ciências do mar: herança para o futuro”, será, assim, o tema central da 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que acontecerá na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, de 25 a 30 de julho.
“O objetivo é chamar a atenção da comunidade como um todo” para essa realidade e gerar uma grande troca de experiências, dando impulso a um novo ciclo de conhecimento, explica o coordenador do encontro Aldo Malavasi. Uma reunião do porte da realizada pela SBPC tem pelo menos dois desdobramentos, em termos práticos, para interferir positivamente sobre esse panorama, nota o coordenador.
Um deles é que o grande número de graduandos e pós-graduandos presentes às apresentações passa a incorporar as questões relativas ao mar entre suas escolhas de áreas de pesquisa. Jovens pesquisadores que estão em fase de definição de seus temas tomam consciência da importância de se dedicarem a esse campo.
O outro, acrescenta, é que a Reunião Anual da SBPC congrega representantes dos ministérios e de agências governamentais, como CAPES, CNPq, FINEP, responsáveis pela formulação de políticas de ensino e pesquisa. A interlocução desses agentes com a comunidade científica se traduz, depois, em linhas de financiamento, editais ou programas de estímulo voltados a atividades relacionadas ao mar.
Com a previsão de receber cerca de 10 mil pessoas, como tem acontecido em anos anteriores, a Reunião de 2010 tem programada a apresentação de 5.900 trabalhos, entre eles 594 da Jornada de Iniciação Científica. O encontro vai exibir 71 conferências, 53 mesas-redondas e 29 simpósios, sendo que 41 apresentações terão o mar como foco.
A SBQ estará representada com três conferências, um simpósio e cinco minicursos (veja tabela). Dois eventos, realizados no dia 28, levarão ao público o lançamento do Ano Internacional da Química.