29/05/2010
Sessões coordenadas
QUÍMICA TECNOLÓGICA: NOVO ESPAÇO DA
REUNIÃO ANUAL COMEÇA A SER OCUPADO
A Sessão Coordenada “Química Tecnológica” abriu espaço para projetos que viabilizam ideias inovadoras de empreendedores, ligados à universidade, ou não. Esta é a segunda vez que a sessão acontece na grade da Reunião Anual tendo como objetivo a pesquisa aplicada e a perspectiva de manter um canal de exposição para a sociedade.
As sete apresentações trouxeram, neste ano, trabalhos de profissionais da universidade cujas atividades mantêm uma interface com a tecnologia.
Entre eles, o da professora Cláudia Longo, do Instituto de Química da Unicamp, sobre “Tratamento de água com eletrodo de dióxido de titânio e contra-eletrodo de cobre, conectados a células solares”. Trata-se de um sistema que, alimentado apenas por energia solar, permite remover poluentes orgânicos em um dos compartimentos e, no outro, recuperar metais de soluções aquosas. O aumento de escala está em estudo e a patente do invento já foi requerida.
Maurício Jose Franco, da Universidade Paranaense, mostrou exemplo de projeto tecnológico na área de alimentos: “Biofilmes de amido da mandioca modificados para proteção de uvas”. Entre os benefícios trazidos pela sessão está o questionamento feito às apresentações por profissionais que atuam em áreas diferentes mas têm em comum o interesse em dar aplicação tecnológica a suas pesquisas.
|