Boletim Eletrônico
.: Especial :.

DESTAQUES:



Siga o

da SBQ



Logotipo

Visite a QNInt







capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ





21/6/2011



Morre aos 90 anos o professor Otto Gottlieb
Os grandes homens são eternos – Um pequeno tributo ao Professor Otto


(1920-2011)

É com grande pesar que a SBQ informa o falecimento do prof. Otto Richard Gottlieb, ocorrido na madrugada de 20 de junho, no Rio de Janeiro.

Fica difícil neste momento escrever sobre o prof. Otto. Temos todos uma única lembrança dele - a do cientista brilhante e apaixonado pela natureza e pela química, uma ciência que ele acreditava indispensável para explicar a diversidade e complexidade biológica da natureza, que tanto lhe fascinava. Com um brilho muito próprio, que lhe era particular, costumava dizer que a paixão pela química era uma herança de família e enaltecia suas raízes ancestrais como basal para sua formação como químico e cientista. Seu avô paterno era um fabricante de cerâmica esmaltada na Tchecoslováquia, seu pai um químico típico de fábrica e seu avô materno exportava café do Rio de Janeiro e de Vitória, pelos idos 1880.

O prof. Otto Gottlieb nasceu em Brno - Tchecoslováquia, em 31 de agosto de 1920, e emigrou para o Brasil em 1939. Sendo filho de mãe brasileira, ele optou pelo Brasil, onde desenvolveu toda a sua carreira. Licenciado em química industrial pela Universidade do Brasil, Rio de Janeiro em 1945, ele iniciou suas atividades profissionais trabalhando com óleos essenciais na indústria do pai. Só em 1955 iniciou suas atividades acadêmicas no Instituto de Química Agrícola no Rio de Janeiro, onde iniciou suas pesquisas na área de fitoquímica e continuou até 1963. Em 1964, ele foi apontado como professor titular da Universidade de Brasília (UnB) onde acreditava ser o local ideal para concretizar seus sonhos: realizar pesquisas de excelência e ministrar cursos de pós-graduação. Mas seu sonho durou pouco. A realidade dura dos tempos da ditadura o levou a mais um vôo e em 1967 mudou-se para a Universidade de São Paulo onde desenvolveu praticamente toda a sua vida acadêmico-científica. Após ter se aposentado na USP, atuou como pesquisador visitante na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), no Rio de Janeiro até dezembro de 2001 e em seguida como professor visitante na Universidade Federal Fluminense, em Niterói, RJ.

O prof. Otto Gottlieb foi, sem dúvida, um dos mais ilustres cientistas brasileiros, sendo responsável pela excelência da química de produtos naturais que se faz hoje no país. Outro dado marcante de sua tragetória era o ato de ensinar. Considerado professor itinerante, ele saiu Brasil afora, ministrando cursos de fitoquímica, espectrometria de massas e de RMN em vários programas de pós-graduação e de graduação em diversas instituições brasileiras, do Oiapoque ao Chuí. Suas idéias continuam tão inovadoras como dimensionadas no seguinte comentário: "Hoje, a questão básica já não é mais se podemos produzir alimentos, fármacos, energia, produtos em quantidade suficiente, mas quais as conseqüências ambientais disso. Na velocidade vertiginosa da destruição da biosfera, da atmosfera e até da estratosfera, cujas composições químicas afetam os organismos em geral e a humanidade em particular, dentro de algumas dezenas de anos custará uma inconcebível fortuna à pesquisa básica visando a uma extensão do período remanescente do homem no planeta. O drama não consiste tanto na capacidade do homem de alterar o ambiente, mas no desejo de alterá-lo antes de entender com precisão os fatores que governam a estrutura e o funcionamento desse meio".

Adeus querido Mestre. Seus ensinamentos ficarão gravados na memória de todos os seus discípulos.


Vanderlan da S. Bolzani (UNESP)



Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home BE | Home SBQ




O Boletim Eletrônico da SBQ é um informativo oficial da Sociedade Brasileira de Química
Editor: Prof. Adriano D. Andricopulo
Para enviar sua contribuição acesse o formulário de divulgação




Você está recebendo este email porque você registrou-se em algum serviço online da SBQ. Se desejar receber este informativo, visite a página para a Inscrição, preencha as informações do formulário e clique em Inscrever. Se desejar parar de receber este informativo, visite a página para Inscrição, preencha o espaço no campo adequado e clique em Desinscrever. A SBQ respeita sua privacidade e não revela, vende ou repassa sua informação para qualquer pessoa, empresa ou instituição não-afiliada. Para questões, problemas ou sugestões sobre este serviço, por favor contate boletim@sbq.org.br




Copyright 2011 SBQ.Todos os direitos reservados.

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299