DESTAQUES:




Siga o

da SBQ



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home BE | SBQ

EVENTOS

  • 23/03/2017

    XI Brazilian Symposium on Glass and Related Materials (XI BrazGlass)

    O XI Brazilian Symposium on Glass and Related Materials (XI BrazGlass), que será realizado de 13 a 16 de julho de 2017, em Curitiba, PR.

    O BrazGlass é um evento de periodicidade bianual e que reune estudantes, pesquisadores e profissionais da indústria que pesquisam em vidros e materiais correlatos, com aplicações nas mais diversas áreas tais como biomateriais, fibras óticas, energia, etc.

    O evento contará com pesquisadores palestrantes de renome internacional e encontra-se com a submissão de resumos aberta até o dia 03/04/2017.

    Maiores informações do evento podem ser obtidas em http://www3.uepg.br/brazglass/

    Fonte: Francisco C. Serbena (UEPG)


  • 23/03/2017

    Sao Paulo School of Advanced Science on Mass Spectrometry-based Proteomics (SPSAS-MS)

    As inscrições gratuitas para participar da escola estarão abertas até dia 09 de Abril de 2017.

    O evento será oferecido em Campinas, S.P., no Laboratório Nacional de Biociências, com apoio da FAPESP.

    Mais informações

    Fonte: Flavia Vischi Winck (IQ-USP)


  • 23/03/2017

    18th International Conference on Luminescence

    It is with great pleasure and privilege that the Organizing Committees of the 18th International Conference on Luminescence invite the worldwide community of luminescence research to participate of the ICL 2017. The conference will be held at the Poeta Ronaldo Cunha Lima Convention Center in João Pessoa, Paraíba State- Brazil, from August 27th to September 1st 2017.

    More information

    Fonte: Hermi Brito (IQ-USP)


  • 23/03/2017

    XVI B-MRS Meeting / Encontro da SBPMat: aberta a submissão de trabalhos

    Está aberta, até 5 de maio, a submissão de resumos para apresentação de trabalhos na décima sexta edição do evento anual organizado pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat, ou B-MRS na sigla em inglês). O evento será realizado de 10 a 14 de setembro deste ano na cidade de Gramado (RS), no centro de eventos FAURGS.

    Interdisciplinar e internacional, o evento é dedicado à apresentação e discussão, em idioma inglês, dos avanços científicos e tecnológicos alcançados no campo dos materiais. Nas últimas edições, o encontro tem reunido cerca de 2.000 participantes de diversos pontos do Brasil e de dezenas de outros países.

    Esta edição do evento conta com 23 simpósios temáticos, dentro dos quais pesquisadores e estudantes do Brasil e do exterior podem submeter resumos de seus trabalhos para apresentação oral ou em forma de pôster. Os simpósios abrangem um amplo leque de temas de pesquisa em Materiais, desde o estudo, fabricação e modificação de diversos materiais (polímeros, metais, compósitos, hidrogéis, nanomateriais, biomateriais) até seu uso nos segmentos de energia, aeronáutica, saúde, eletrônica, bioeletrônica, fotônica, plasmônica, fotocatálise e diversas indústrias. O impacto ambiental da fabricação e a segurança do uso de alguns materiais também serão abordados nos simpósios.

    Os melhores trabalhos de cada simpósio apresentados por estudantes de graduação ou pós-graduação serão destacados no final do evento com o Prêmio Bernhard Gross da SBPMat, que homenageia um dos pioneiros da pesquisa em Materiais no Brasil.

    Os simpósios do XVI B-MRS Meeting são coordenados por pesquisadores de instituições das cinco regiões brasileiras e da Argentina, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Portugal e Reino Unido, além de pesquisadores de empresas como a Boeing, Embraer e Omnidea. O coordenador geral do evento é o professor Daniel Eduardo Weibel, do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

    Além das sessões nas quais se desenvolvem os simpósios mediante a apresentação dos trabalhos aceitos e das palestras convidadas, o evento terá uma série de palestras plenárias, nas quais cientistas internacionalmente renomados abordarão assuntos de grande impacto científico e social e mostrarão resultados que estão na fronteira do conhecimento. O encontro também contará com empresas expositoras.

    Informações sobre o XVI B-MRS Meeting e instruções para elaboração e envio dos resumos e para participação no Prêmio Bernhard Gross, no site do evento: http://sbpmat.org.br/16encontro/home/

    Fonte: SBPMat/ B-MRS


  • 23/03/2017

    I Simpósito Sul em Ciências Ambientais

    O I Simpósito Sul em Ciências Ambientais será realizado na Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Agroveterinárias, em Lages, SC.

    O evento ocorrerá entre 27 - 28 de Julho de 2017.

    Poderão ser submetidos trabalhos na área de Ciências Ambientais, Química Ambiental, Química Analítica, dentre outras áreas.

    Para mais informações, acesse: http://www.cav.udesc.br/?id=980.

    Fonte: Alexandre T. Paulino (UDESC)


  • 23/03/2017

    Espectometria Atômica é tema de workshop organizado pelo Departamento de Química do CTC/PUC-Rio

    Serão apresentadas pesquisas com foco em química ambiental. Inscrições abertas

    Nos dias 30 e 31 de março, o Departamento de Química, do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), oferece o VII Workshop em Espectrometria Atômica (WEA), focado em pesquisas aplicadas à química ambiental. As palestras contarão com a participação de professores da PUC-Rio, Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de uma professora visitante, da Universidad de Oviedo, na Espanha. Além das palestras, os participantes poderão conhecer os laboratórios do Departamento de Química da PUC-Rio onde são realizadas pesquisas com espectrometria atômica.

    Considerado um curso pré-simpósio, o VII WEA é vinculado ao 14th Rio Symposium on Atomic Spectrometry, que acontecerá em Vitória (ES), de 2 a 8 de abril. A inscrição no WEA deve ser feita diretamente no site http://sgu.net.br/event/VII_WEA e é gratuita para os estudantes inscritos no Rio Symposium. Para os profissionais e os não inscritos no simpósio, o valor de inscrição é de R$ 100,00 (cem reais).

    PROGRAMAÇÃO:

    30/03/17
    • 9h - 9h15: Recebimento de material + abertura
    • 9h15 - 10h: Espectrometria Atômica aplicada à análise de amostras ambientais, com Tatiana D. Saint Pierre (PUC-Rio)
    • 10h - 11h: Determinação da composição química do material particulado da região metropolitana do Rio de Janeiro e suas potenciais origens, com José Marcus Godoy (PUC-Rio)
    • 11h - 12h: Algumas aplicações da espectrometria atômica: ambientais, em nutrição e saúde humana, com Ricardo E. Santelli (UFRJ)
    • 12h - 13h30: Intervalo
    • 13h30 - 14h30: Análise direta de sólidos em espectrometria atômica: princípios, fundamentos e aplicações em análises ambientais, com Fábio G. Lepri (UFF)
    • 14h30 - 15h30: Espectrometria atômica ligada à análise de amostras de particulado atmosférico, com Alex R. H. de La Cruz (PUC-Rio)
    • 15h30 - 15h45: Coffee break
    • 15h45 - 17h30: Visita aos laboratórios do Departamento de Química da PUC-Rio com Tatiana D. Saint Pierre

    31/03/17
    • 9h - 10h: Espectrometria de fluorescência de raios-X na análise de petróleo: determinação de cloro, com Ricardo Q. Aucélio (PUC-Rio)
    • 10h - 10h30: Coffee break
    • 10h30 - 12h: Técnicas híbridas para análisis de especiación elemental, com Maria Luisa F. Sanchez (Universidad de Oviedo)
    • 12h - 13h30: Intervalo
    • 13h30 - 14h30: Quantificação de espécies organometálicas em matrizes orgânicas por HPLC-ICPMS, com Christiane B. Duyck (UFF)
    • 14h30 - 15h30: Aplicación del análisis por dilución isotópica a la especiación elemental, com Maria Luisa F. Sanchez (Universidad de Oviedo)
    • 15h30 - 15h45: Coffee break
    • 15h45 - 17h30: Visita aos laboratórios do Departamento de Química da PUC-Rio com Tatiana D. Saint Pierre (PUC-Rio)

    Mais informações

    Fonte: Maria Estrella (Assessoria de Imprensa - CTC/PUC-Rio)


  • 16/03/2017

    IIII Advanced School on Bimolecular Simulation (III ASBioSim)

    A IIII Advanced School on Bimolecular Simulation (III ASBioSim) que se realizará em Recife/PE no período de 21 a 27/maio/2017.

    A escola terá 5 manhãs com aulas teóricas e 4 tardes com aulas práticas com os programas GROMACS e OCCAM.

    Todas as atividades serão em inglês.

    Serão abordados os fundamentos da Dinâmica Molecular com modelos atomístico e Coarse Graining e as aplicações, discussões e aulas práticas serão feitas com modelos de Membranas Lipídicas.

    Todos os participantes devem trazer seu próprio notebook com Linux ou OS para as aulas práticas.

    Todos os participantes farão apresentação oral de 5min.

    Inscrições abertas até dia 15/04/2017

    Número máximo de participantes: 30

    Mais informações

    Fonte: Kaline Coutinho (IF-USP)


  • 09/03/2017

    18th Conferencie on the Science and Application of Nanotubes and Low-dimensional Materials - NT17 - Prazo para envio de resumos: 18/03/2017

    ATENÇÃO

    Encerra-se em 18/03/2017 o prazo para envio de resumos para participação na "18th Conferencie on the Science and Application of Nanotubes and Low-dimensional Materials - NT17", que acontecerá este ano em Belo Horizonte, de 25 a 30 de junho.

    Para maiores informações, visite o site www.nt17.org

    Fonte: Ado Jorio (UFMG)


  • 02/03/2017

    XII Encontro da Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP

    O papel do professor e o Ensino das Ciências da Natureza: desafios e perspectivas
    10 a 12 de abril de 2017 - Instituto de Química da Universidade de São Paulo

    O XII Encontro do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP tem como tema: O Papel do Professor e o Ensino das Ciências da Natureza: desafios e perspectivas. Este tema, hoje, reveste-se de uma especial importância, considerado o momento político que atravessa o País. Pretendemos aprofundar a reflexão sobre o que é ser professor em uma sociedade na qual o ensino público ainda está muito afastado do que seria o ideal republicano. O encontro contará com palestras e mesas redondas sobre o tema, sessões orais coordenadas por docentes e discentes do PIEC, que contemplam os trabalhos desenvolvidos pelos pós-graduandos do programa, para uma avaliação crítica das investigações apresentada, e trabalhos de pesquisa desenvolvidos no âmbito de Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências.

    Informações: Secretaria da Pós-Graduação Interunidades - telefone: (11) 3091-6680

    Página: https://epiec-usp.wixsite.com/epiec2017

    Fonte: Diretoria do Instituto de Química


  • 23/02/2017

    I Simpósio Paranaense de Hidrogênio (I SIMPHI)

    O "I SIMPHI - Simpósio Paranaense de Hidrogênio", será realizado nos dias 26 e 27/04/17 em Palotina-PR, com previsão visita técnica à planta de produção de hidrogênio da ITAIPU BINACIONAL / FPTI em Foz do Iguaçu-PR no dia 28/04/17 (70 primeiros inscritos com pagamento efetivado). O evento será promovido pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, com o apoio de diversas Instituições e contemplará a participação de pesquisadores e empresas com reconhecida atuação na área.

    A realização do "I SIMPHI" será um marco inicial para promover a integração entre os interessados pela temática no Paraná, uma vez que o evento é inédito, buscando soluções conjuntas nos âmbitos da pesquisa e da inovação. A realização deste evento de elevado nível objetiva: discutir a criação da "Rede Paranaense de Pesquisa em Hidrogênio (RPPH)"; articular ações entre grupos de pesquisa que atuam na área, em sintonia com outras iniciativas já existentes no Estado no âmbito das Energias Renováveis; despertar o interesse de Graduandos e de Pós-Graduandos pelo hidrogênio; promover a divulgação de trabalhos científicos atuais; e aproximar empresas que atuam na área ou que tenham interesse pela mesma.

    Pesquisadores, alunos de Graduação e de Pós-Graduação e demais interessados de outros Estados também são bem vindos.

    Mais informações

    Facebook

    E-mail para contato: simphi2017@gmail.com

    Fonte: Rodrigo Sequinel (UFPR/Setor Palotina)


  • 23/02/2017

    "Last Minute Poster" – 14th Rio Symposium on Atomic Spectrometry

    Atenção!!

    Não perca a oportunidade de enviar o seu trabalho para 14th Rio Symposium on Atomic Spectrometry na modalidade "last minute posters". Os resumos enviados serão apresentados nas sessões de poster do Evento, mas não serão publicados nos Anais. O prazo para submissão é 22 de março de 2017.

    Se você deseja submeter seu trabalho para esse evento internacional de grande mérito científico na área de Espectrometria Atômica, registre-se no site do evento www.riosymposium.com. Depois de sua incrição, você pode enviar até dois resumos. No parazo de 3 a 4 dias após a submissão você será informado sobre o aceite para apresentação do trabalho no 14th Rio Symposium on Atomic Spectrometry.

    Não perca esta oportunidade!!! Comissão Organizadora do 14th Rio Symposium on Atomic Spectrometry

    Fonte: Maria Tereza Weitzel Dias Carneiro (UFES)


  • 16/02/2017

    I Encontro da Sociedade Brasileira de Química da Região Centro-Oeste (GO, DF, MS e MT)

    I Encontro da Sociedade Brasileira de Química da Região Centro-Oeste (GO, DF, MS e MT) será realizado no período de 22 a 24 de março, na cidade de Pirenópolis-GO. Essa é uma oportundidade para professores, alunos de graduação e pós-graduação e demais profissionais da Química da região Centro-Oeste, possam trocar experiências de pesquisa e ensino realizadas em suas respectivas instituições, e assim buscar o crescimento da Química nesta região.

    "A sua participação é de grande importância para o sucesso do evento e desenvolvimento da sociedade de química na região."

    Mais informações

    Siga-nos nas rede sociais: https://www.facebook.com/sbqco/

    Contato: sbqcentrooeste@gmail.com

    Fonte: Flavio Colmati Junior (IQ-UFG)


  • 16/02/2017

    XV Evento de Educação em Química (EVEQ)

    O XV Evento de Educação em Química (EVEQ) acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de maio de 2017, no Instituto de Química - Unesp Araraquara.

    Com o tema "Arte e Ciência: Diálogos possíveis para a Educação em Ciências", o evento contará com a participação de profissionais de várias instituições de ensino para ministrar palestras, mesas-redondas e minicursos.

    O prazo para a submissão de trabalhos é até 24/02/2017.

    Contamos com a sua participação!

    Mais informações podem ser conferidas no site http://www.iq.unesp.br/eveq/ ou na página do Facebook.

    Fonte: Comissão Organizadora XV EVEQ


  • 02/02/2017

    15º Congresso Internacional de Tintas

    Aberta a inscrição de trabalhos para o Congresso Internacional de Tintas

    Programação envolverá mais de uma centena de apresentações orais e sob a forma de pôster, com temas relevantes e inovadores.


    Profissionais interessados em apresentar trabalhos no 15º Congresso Internacional de Tintas, já podem submetê-los à avaliação do Comitê Científico do evento, que ocorre de 3 a 5 de outubro, como parte da ABRAFATI 2017.

    O Congresso tem se destacado pela presença dos principais especialistas de todo o mundo, tanto da indústria quanto do meio acadêmico, proporcionando uma rica programação que contempla pesquisas de vanguarda, inovações e desenvolvimentos recentes relacionados aos mais variados aspectos das tintas. O foco principal desta edição são as formas de agregar valor às tintas, o que inclui temas essenciais como desempenho, sustentabilidade, funcionalidades e facilidade de aplicação. Isso envolve a apresentações de novas ideias e soluções para questões ligadas a matérias-primas, processos de produção, serviços ao cliente, reaproveitamento d e resíduos e ciclo de vida de produtos, entre inúmeras outras oportunidades de melhorias existentes.

    Para ter seu paper incluído na programação de palestras e da Sessão Pôster, os pesquisadores deverão enviar um resumo para avaliação, informando também seus dados profissionais.

    "Com base no que vem acontecendo ao longo dos anos, nossa expectativa é receber um bom número de estudos de elevado nível técnico, que sejam originais, tenham relevância e permitam oferecer respostas às demandas do consumidor e dos diversos mercados atendidos pela nossa indústria. Com isso, o Congresso contribuirá para agregar valor às tintas", afirma Telma Florêncio, coordenadora da ABRAFATI 2017.

    Para informações adicionais e inscrições, acesse www.abrafati2017.com.br

    Fonte: Fabio Humberg (ABRAFATI)


  • 26/01/2017

    15th International Congress on Amino Acids, Peptides and Proteins

    7th - 11th August, Vienna, Austria

    This is to announce the 15th International Congress on Amino Acids, Peptides and Proteins which will be held in August, Vienna, Austria. We would be happy to have your participation and contribution. Please submit the title of your presentation and authors' names and affiliations until 28th February 2017. Upon acceptance of your presentation you will be informed about your registration and required payment for participation. Please inform if you prefer an oral or poster presentation. You will receive more information as soon as the homepage is constructed by the second announcement.

    Fonte: Congress organizers


  • 26/01/2017

    Cursos de Química (no formato MOOC) - UFRGS

    É com prazer que divulgamos a oferta de dois cursos de Química, no formato MOOC, oferecidos na plataforma Lúmina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

    Os cursos de Química Geral e Cinética das Reações estão disponíveis de forma gratuita e aberta a qualquer interessado.

    Mais informações

    Fonte: Marlise Bock Santos (Coordenadora do Ncleo de Apoio Pedagógico à Educação a Distância/SEAD)


  • 12/01/2017

    18th Conference in Biological Inorganic Chemistry (ICBIC18)

    O 18th Conference in Biological Inorganic Chemistry (ICBIC18) será realizado de 31 de julho a 4 de agosto no Costão do Santinho - Florianópolis. Esta é a primeira vez que o importante congresso será realizado na américa latina.

    O prazo para a submissão de resumos com desconto é até 31 de janeiro. Para mais informações acesse: http://icbic18.weebly.com.

    Este importante congresso é multidisciplinar onde Químicos, Biólogos e Bioquímicos terão Forum adequado para apresentação de seus trabalhos:

    Bioenergetics, Electron Transfer and Reactive Species
    Bioinspired Coordination and Organometallic Chemistry
    Cell biology of Metals (homeostasis, transport, storage)
    Environmental Bioinorganic Chemistry
    Medicinal Inorganic Chemistry
    Metalloproteins and Metalloenzymes
    Nanotechnology in Bioinorganic Chemistry
    Nucleic Acids and Metals
    New Emerging Topics (in Bioinorganic Chemistry)

    Esta é uma oportunidade única para nossa comunidade científica de Química Bioinorgânica e áreas afins para congregar estudantes e professores de todos os continentes.

    Para mais informações sobre o evento, acesse: http://icbic18.weebly.com

    Fonte: Comitê Organizador


  • 20/10/2016

    8° Simpósio Internacional de Catálise Ácido-Base

    O 8° Simpósio Internacional de Catálise Ácido-Base (8th International Symposium on Acid-Base Catalysis), ABC-8, será realizado de 7 a 10 de maio de 2017, no Rio de Janeiro.

    O ABC é uma série bem consolidada de simpósios que têm tratado de temas ligados à catálise ácido-base. O ABC-8 será um fórum para os cientistas e pesquisadores da academia e da indústria discutirem os desenvolvimentos mais recentes bem como oportunidades tecnológicas nesta área estratégica de estudo, promovendo uma abordagem global e interdisciplinar em relação a aplicações da catálise ácido-base tanto em nível de ciência fundamental como também em aplicações de interesse industrial. Os temas incluem a catálise ácido-base aplicada ao refino e à petroquímica, à produção de biocombustíveis, ao processamento de biomassa, à química fina e aos aspectos ambientais com ênfase na conversão de CO2.

    As atividades científicas do ABC-8 serão realizadas no Hotel Windsor, em frente à belíssima praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, um local de numerosas atrações, muitos restaurantes, bares, shoppings centers, parques naturais e reservas ecológicas.

    Informações detalhadas sobre a submissão de resumos, o registro, o acesso ao local da conferência e programas científicos, encontram-se no website http://acid-base-catalysis.com/.

    Fonte: Fatima Zotin (IQ-UERJ)


  • 29/09/2016

    5th French Brazilian Meeting on Polymer

    April 16th to 21st 2017

    After the great success and impact of the previous editions (2005, 2008, 2011 and 2014) we are proud to announce the 5th French Brazilian Meeting on Polymers, to be held in Florianópolis – Brazil.

    The goal of this conference is to bring together scientists and engineers from universities, industries and government institutions to exchange views on the latest developments, uses and applications of polymeric systems.

    The Conference will provide the Brazilian and French polymer communities with an opportunity to meet and discuss the mission and challenges of new (bio)materials and (nano)technology for the 21st century. This conference will cover a broad range of topics in the area of polymer science and consist of invited lectures,main lectures, poster sessions and exhibitions.

    Brazilian and French students (MASTER and PhD levels) are particularly invited to participate (POSTERS) to this conference where they can meet and discuss possibilities to bridge the Brazilian-French collaborations. Mechanisms for more efficient collaborations between Brazilian and French Universities will be pursued as part of the mission of the conference.

    Mais informações: http://fbpol.net


    Fonte: Edson Minatti - UFSC


  • 28/04/2016

    19º Congresso Brasileiro de Catálise e IX Congresso Mercosul de Catálise (MercoCat)

    17 a 21 de setembro de 2017 – Ouro Preto, Minas Gerais

    O Congresso Brasileiro de Catálise (CBCat) vem sendo realizado a cada dois anos, pela Sociedade Brasileira de Catálise (SBCat). Neste biênio, a organização desse evento coube à Regional 2 (Minas Gerais e Rio de Janeiro). Dessa forma, convidamos todos a participar do 19º Congresso Brasileiro de Catálise - CBCat, que irá ocorrer na cidade histórica de Ouro Preto, considerada um belíssimo museu a céu aberto, com uma rica arquitetura colonial localizada entre as montanhas de Minas Gerais.

    Esse ano também será realizado o Congresso Mercosul de Catálise (Mercocat). A partir de 2001 ficou decidido que se iria fomentar as ações de fortalecimento das relações acadêmicas na região do Mercosul mediante a realização do Mercocat. O primeiro Mercocat aconteceu em Bento Gonçalves, Brasil, em 2001. A última realização, a oitava edição, ocorreu na Argentina em setembro de 2015. A próxima será realizada juntamente com o 19° CBCat em Ouro Preto, Brasil. Esperamos que o 19° CBCat e IX Mercocat sejam eventos para trocas de idéias e discussão de temas relacionados à pesquisa na área de catálise e inovação, reunindo esforços para acelerar o desenvolvimento científico e tecnológico do País. O evento constará de conferências plenárias, miniconferências, sessões orais, sessões de painéis, grupos de discussão e mesas-redondas, de modo a permitir que as comunidades acadêmicas e industriais compartilhem os mais recentes avanços nas suas especialidades e propiciem a renovação recíproca de conhecimentos.

    Mais informações

    Fonte: Comissão Organizadora do 19ª CBCat/IX MercoCat




» Páginas  1