DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home BE | SBQ

EVENTOS

  • 19/09/2019

    Mini-curso "Lessons from Natural Product Synthesis" - Universidad de La Republica, Montevdeo

    Mini-curso Universidad de La Republica, Montevdeo.
    "Lessons from Natural Product Synthesis"
    Prof. Dr. Ronaldo A. Pilli
    25-29 novembro, 2019

    Objetivo general:
    El objetivo del curso es profundizar en las metodologías sintéticas utilizadas para la preparación de una serie de productos naturales estructuralmente complejos. La realización del curso contribuirá a la adquisición de herramientas sintéticas utilizables en la preparación de los productos naturales estudiados, y a la formación de una visión global a la hora de diseñar nuevas rutas sintéticas por parte de los estudiantes. El curso tendrá como eje la síntesis de productos naturales, y la correspondiente discusión metodológica de los procesos sintéticos involucrados.

    Programa
    - Synthesis of Strychinine
    - Synthesis of Quinine
    - Synthesis of Batzelladines
    - Synthesis of Virosain
    - Synthesis of Natural Products without protecting groups
    - Scalable Synthesis of Taxanes
    - Synthesis of Cardamom Peroxide
    - Synthesis of Phomactins
    - Synthesis of Kalihinol B
    - Synthesis of Aspochalasins B and D
    - Synthesis of Balaumycins A and B

    Pré-inscrições: até 31/10/2019
    Mais informações: dgamenar@fq.edu.uy

    Fonte: Ronaldo Aloise Pilli (UNICAMP)


  • 19/09/2019

    Conecta FUNARBE - INOVAQUÍMICA: Promovendo parcerias para inovação

    03/10/2019
    Das 8:00 às 18:00 horas
    Departamento de Química - Universidade Federal de Viçosa

    Conheça as inovações tecnológicas da Universidade Federal de Viçosa (UFV) nas áreas de "Papel e Celulose", "Agroquímica" e "Bioenergia e Biomassa".

    Inscrições em: http://bit.ly/InovaQuimica

    Fonte: Angelica Maria Patarroyo Vargas (FUNARBE)


  • 19/09/2019

    34º Congresso Latino-americano de Química CLAQ 2020

    O 34º Congresso Latino-americano de Química CLAQ 2020, será realizado em conjunto com o XXII Simpósio Internacional de Avanços em Tecnologias de Extração - EXTECH, o XVIII Congresso Latino-americano de Cromatografia - COLACRO, o X Congresso Colombiano de Cromatografia - COCOCRO e o IV Congresso Colombiano de Bioquímica e Biologia Molecular - COCOCRO. Estes eventos científicos serão organizados pela Sociedade Colombiana de Ciências Químicas, de 28 de setembro a 2 de outubro de 2020, no Centro de Convenções de Cartagena das Índias.

    Mais informações

    Fonte: Olga Lock (Secretaria Ejecutiva, FLAQ)


  • 12/09/2019

    VI Workshop de Química: Química das Sensações

    O Workshop de Química, que neste ano está em sua 6a edição, é um evento com abrangência regional, de caráter técnico-científico organizado pelo Grupo de Materiais Fotônicos-GMF (Grupo de Pesquisa registrado junto ao CNPq e certificado pela PPGCI/UFRB), alunos do PIBID, professores, e alunos do curso de Graduação em Licenciatura em Química da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, campus A margosa-BA, no Centro de Formação de Professores (CFP). O evento com expectativa público de 300 pessoas acontecerá no período de 29 a 31 de outubro de 2019, e tem como tema: Química das Sensações.

    O workshop permite a aproximação e interação da comunidade acadêmica, formado por professores e alunos de diversas instituições de ensino superior (UFBA,UESC,UNEB,UESF,UESB,UFOB, etc.) assim como de ensino médio da região , profissionais liberais e a populaçã ;o em geral. O evento apresentará ao longo de três dias: palestras, minicursos e sessões orais de apresentação de trabalhos. Serão debatidos os avanços científicos, tendências tecnológicas e pesquisas desenvolvidas no segmento de química, com foco no tema título do evento. Experiências de ex-alunos serão colocadas em destaque, para motivar a aqueles que estão iniciando o percurso no ensino superior assim como nortear/auxiliar as decisões dos alunos do ensino médio. Acesse já o site do evento: https://www3.ufrb.edu.br/eventos/6workshopdequimicacfp/

    Fonte: Jorge Fernando Silva de Menezes (UFRB)


  • 12/09/2019

    "Cigarro eletrônico – o que se sabe sobre eles?": professores do Departamento de Química da PUC-Rio convidam para um bate-papo grátis sobre o assunto

    Nesta quinta, dia 12/09, das 19h às 21h, professores do Departamento de Química do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) irão debater diversas questões referentes ao cigarro eletrônico com pais, jovens e usuários em geral. Os cigarros eletrônicos (vaporizadores), junto com os produtos de tabaco aquecido, são classificados como Dispositivos Eletrônicos de Fumar (DEFs). Eles já são uma realidade e, mesmo proibidos no Brasil, são uma febre entre os adolescentes. Mas, o que são? Como funcionam? O que contêm? Eles viciam? O que já se sabe sobre eles? O bate-papo será na sala 154, do Prédio Cardeal Leme, na PUC-Rio. Não há necessidade de inscrição prévia, o debate é grátis e aberto ao público.

    Fonte: Maria Estrella (CTC/PUC-Rio)


  • 05/09/2019

    Fórum Permanente: HUB Internacional para o desenvolvimento sustentável

    Encontram-se abertas as inscrições para o Fórum Permanente: HUB INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, a ser realizado na data de 16 de setembro de 2019, no Centro de Convenções da UNICAMP.

    Em 2013, a Unicamp adquiriu a Fazenda Argentina, uma área com 1,4 milhão de m2, contígua ao campus da Universidade, no Distrito de Barão Geraldo, em Campinas. Em sua origem, o HIDS foi imaginado como uma estrutura a ser criada na Fazenda Argentina e integrada de modo harmônico aos campi da Unicamp, combinando e articulando ações, através de parcerias e cooperações entre instituições que possuem competências e interesses voltados a prover contribuições concretas para o desenvolvimento sustentável em sua forma mais abrangente. A proposta de um HUB Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS-http://www.hids.depi.unicamp.br/) é construir uma estrutura que combina e articula ações, através de parcerias e cooperações entre instituições que possuem competências e interesses voltados a prover contribuições concretas para o desenvolvimento sustentável de forma ampla, incluindo as ações que tenham impactos nos eixos social, econômico e ambiental. A ocupação dessa área é uma oportunidade de explorar iniciativas para promover atender e incentivar a Agenda 2030, da ONU, com seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, um compromisso assinado por 193 países, incluindo o Brasil.

    O objetivo desse Fórum é discutir alguns modelos de hubs já existentes no Brasil, projetos que buscam enfrentar os desafios pelas mudanças climáticas, bem como pensar formatos de articulação entre a universidade, o poder público e instituições privadas para criação de um hub inteligente e sustentável.

    Acesse este link para efetuar a inscrição.

    Fonte: Sergio Lontra Vieira (UNICAMP)


  • 29/08/2019

    2° SPeC - Seminário sobre Perfis Conceituais: Contribuições da Teoria dos Perfis Conceituais para o Ensino e Aprendizagem de Ciências

    O 2º Seminário sobre Perfis Conceituais será realizado na Universidade Federal Rural de Pernambuco, Auditório da Biblioteca Setorial Manoel Correia de Andrade, Campus Dois Irmãos, nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2019.

    Mais informações

    Fonte: Comissão Organizadora do 2° SPeC


  • 29/08/2019

    II Seminário: Produtos de tabaco de nova geração: o que diz a ciência?

    Cigarro eletrônico será tema de seminário na PUC-Rio

    Departamento de Química da PUC-Rio, INCA, ANVISA, KAC/UK e UERJ irão debater regulamentação e impactos na saúde no "II Seminário: Produtos de tabaco de nova geração: o que diz a ciência?"

    Eles já são uma realidade e, mesmo proibidos no Brasil, são uma febre entre os mais jovens. São os cigarros eletrônicos (vaporizadores), que, junto com os produtos de tabaco aquecido, são classificados como Dispositivos Eletrônicos de Fumar (DEFs) e serão tema central do "II Seminário: Produtos de tabaco de nova geração: o que diz a ciência?", que será realizado no dia 05/09, das 14h às 20h, no Decanato do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio). A exemplo do evento de 2017, profissionais, pesquisadores e professores da ANVISA, INCA, KAC/UK, THERMO-FISCHER, UERJ e PUC-Rio irão avaliar os aspectos referentes aos DEFs, que estão sendo discutidos, mundialmente, com apelo na redução de danos. Composição química, aspectos toxicológicos, médicos, psicológicos e legais envolvidos, redução de risco e biomarcadores, entre outros temas, estarão presentes no debate. A inscrição custa R$ 50,00 (cinquenta reais), com vagas limitadas e pode ser feita no link http://sgu.net.br/event/IISemDEF_2019.

    O evento é uma iniciativa do Departamento de Química da PUC-Rio, cuja Central Analítica Padre Leopoldo Hainberger (CAPLH) tem representado a Universidade nas audiências públicas da Anvisa sobre os DEFs e tem sido um importante agente acadêmico em torno desta discussão. "O tema faz parte da Agenda Regulatória 2017-2020 da ANVISA e é fundamental discutirmos evidências científicas, além dos mitos e verdades sobre os DEFs", reforça a Profª Gisele Birman Tonietto, do Departamento de Química do CTC/PUC-Rio, coordenadora da Central Analítica e uma das organizadoras do evento.

    Programação:
    14:00 – Abertura
    PARTE 1 – Moderação Profª Drª Gisele Birman Tonietto - PUC-Rio
    14:15 - DESAFIOS NA REGULAÇÃO DOS DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS PARA FUMAR / Stefania Schimaneski Piras – ANVISA
    14:45 - REGULAMENTAÇÃO COM BASE NAS EVIDÊNCIAS: CIGARRO ELETRÔNICO, A ABORDAGEM DO REINO UNIDO / Suely Castro – Analista Estratégica - Knowledge-Action-Change Ltd./UK (KAC)
    15:05 - DIRETRIZES OMS PARA PRODUTOS DO TABACO E ESTUDOS DE CASO / Profª Drª Elisabeth Costa Monteiro - PUC-Rio
    15:25 - REDUÇÃO DE DANOS À SAÚDE: HÁ LUGAR PARA OS CIGARROS ELETRÔNICOS? / Profª Drª Luciana Bahia - UERJ
    15:45 - ESTRATÉGIAS DA INDÚSTRIA PARA PROMOVER OS DEFS / Dr. João Ricardo R. Viégas - INCA
    16:00 - Perguntas e respostas
    PARTE 2 – Moderação Profª Drª Adriana Gioda - PUC-Rio - PUC-Rio
    16:30 - CARACTERIZAÇÃO MULTIELEMENTAR DE E-LIQUIDS / Profª. Drª. Tatiana Dillenburg Saint'Pierre - PUC-Rio
    16:45 - DESENVOLVIMENTO DE ENSAIOS IN-VITRO PARA O IMPACTO DE VAPORES DE CIGARROS ELETRÔNICOS EM MODELOS DE SURFACTANTE PULMONAR EM CONDIÇÕES FISIOLÓGICAS / Prof. Dr. André Silva Pimentel - PUC-Rio
    17:00 - DETERMINAÇÃO DE TOXINAS EM PRODUTOS DE CIGARROS ELETRÔNICOS POR LC-MS / Prof. Dr. Carlos Massone - PUC-Rio
    17:15 - MODERNAS APLICAÇÕES DA ESPECTROMETRIA DE MASSAS (MS) PARA CIGARRO ELETRÔNICO / Felipe Lugão – Gerente de MS – Thermo-Fischer
    17:30 - Perguntas e respostas
    18:30 - Fechamento
    19:00 - Coquetel

    Serviço:
    Evento: II Seminário: Produtos de tabaco de nova geração: o que diz a ciência?
    Data: 05/09/19
    Local: PUC-Rio / Decanato do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio)
    Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225, Prédio Leme, 12º andar, Gávea Horário: Das 14h às 20h
    Inscrições: http://sgu.net.br/event/IISemDEF_2019
    Contato: iiseminariodef@gmail.com

    Fonte: Maria Estrella (CTC/PUC-Rio)


  • 22/08/2019

    Inscrições abertas para assistir ao Congresso Internacional de Tintas

    Quem se interessa pela inovação relacionada às tintas deve se inscrever desde já para o 16º Congresso Internacional de Tintas, que acontecerá de 01 a 03 de outubro, em São Paulo, como parte da ABRAFATI 2019.

    Serão mais de 150 trabalhos, apresentados oralmente ou na forma de pôsteres, desenvolvidos por especialistas conceituados de todo o mundo, ligados à indústria de tintas, aos seus fornecedores e ao meio acadêmico, buscando responder às demandas atuais e futuras do consumidor, da sociedade e do mercado.

    Diversas novas matérias-primas de alto desempenho, em sistemas base água, biodegradáveis, com baixo ou zero-VOC e de fonte renovável estarão em destaque. A extensão de funcionalidades será outro aspecto em evidência, envolvendo, por exemplo, insumos que conferem às tintas caráter antichamas, antigrafite e aditivações pioneiras. No amplo conjunto, há espaço para trabalhos voltados para os mais variados tipos de tintas: das decorativas às de uso na indústria. A interface com o mundo eletrônico-digital também estará presente, em estudos voltados a temas como automações de processos, treinamentos virtuais e o uso de algoritmos matemáticos na otimização de formulações.

    Além disso, fazem parte da programação várias palestras focadas na tecnologia de cura por radiação, que serão apresentadas no seminário específico sobre o tema, promovido em conjunto com a RadTech South America.

    A alta qualidade dos trabalhos, a sua amplitude e o seu caráter inovador tornam o Congresso indispensável para profissionais do setor.

    Para conhecer a programação completa do Congresso e se inscrever, acesse www.abrafati2019.com.br.

    Fonte: Fabio Humberg (ABRAFATI)


  • 22/08/2019

    VI EnBraER – Encontro Brasileiro de Espectroscopia Raman

    Estão abertas as inscrições para o VI Encontro Brasileiro de Espectroscopia Raman (EnBraER), que este ano será realizado na cidade de Belém do Pará no período de 1 a 4 de dezembro de 2019. O EnBraER é um evento com prestígio consolidado em nossa comunidade, e tem o propósito de reunir especialistas, usuários e iniciantes na técnica, em ambiente propício para discussões sobre os desenvolvimentos recentes e perspectivas futuras relacionadas a espectroscopia Raman e seus desdobramentos.

    Além da participação de pal estrantes convidados de prestígio nacional e internacional na área, nosso evento contará com premiação para os melhores trabalhos apresentados nas modalidades de Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica e a publicação de uma edição especial da revista Vibrational Spectroscopy Elsevier.

    Todas as informações de inscrições e diárias estão disponíveis no site do evento.

    Mais informações: www.enbraer.org

    Fonte: Waldeci Paraguassu Feio (UFPA)


  • 15/08/2019

    ABRAFATI 2019

    Credenciamento para visitar a ABRAFATI 2019 está aberto

    Profissionais interessados em visitar a Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas já podem fazer o seu credenciamento gratuito no site da ABRAFATI 2019. Basta preencher um formulário online com seus dados para ter acesso ao principal evento do setor, que se realiza em São Paulo, de 01 a 03 de outubro.

    Ali, os principais fornecedores nacionais e globais mostrarão, em 220 estandes, milhares de produtos, serviços, tecnologias e desenvolvimentos recentes. Dessa forma, a Exposição funcionará como uma grande vitrine de lançamentos, inovações e soluções, proporcionando aos fabricantes de tintas a oportunidade de encontrar recursos e inspiração para o aprimoramento de sua produção e seus processos.

    Ao longo dos três dias do evento, espera-se a presença de mais de 10 mil visitantes altamente qualificados, envolvendo especialmente proprietários, executivos e técnicos de fabricantes de tintas de toda a América Latina, aos quais se somam profissionais que atuam em outras pontas da cadeia de produção e distribuição. Essa reunião, em um só local, de um grupo tão representativo criará condições ideais para a discussão e o fechamento de parcerias e negócios, assim como para o networking, o intercâmbio de informações e a visualização de tendências.

    Mais informações

    Fonte: Fabio Humberg (ABRAFATI)


  • 15/08/2019

    14ª Escola de Eletroquímica

    A 14ª Escola de Eletroquímica será realizada no Instituto de Química da Universidade de São Paulo do 2 a 6 de dezembro de 2019, em São Paulo. A escola é destinada a alunos de doutorado, recém-doutores e profissionais de indústria. Considerando que neste curso será desenvolvida parte teórica e experimental, o número máximo de participantes será de 25. Será realizada uma seleção prévia dos inscritos. Aqueles que forem selecionados e não residam na cidade de São Paulo receberão um auxílio que inclui alojamento e refeições.

    Mais informações e a programação completa podem ser encontradas na página do evento.

    Fonte: Thiago Regis Longo Cesar da Paixão


  • 08/08/2019

    IX Encontro da Escola Brasileira de Quimica Verde

    O IX Encontro da Escola Brasileira de Quimica Verde,será realizado entre 28 e 30 de agosto de 2019, no campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia.

    Não percam mais uma oportunidade para debater o crescimento sustentável do Brasil.

    Mais informações no site http://www.eventos.ufu.br/ix-eebqv

    Fonte: Comissão Organizadora do IX EEBQV


  • 08/08/2019

    Primeiro Encontro do Interações Químicas

    12 de março 2020

    Um ponto de encontro para as expor as nossas ideias

    O Projeto Interações Químicas quer se apresentar como uma opção para que os professores de Química da Educação Básica tenham onde expor as suas experiências, as ideias que tiveram e levaram adiante e possam compartilhar com as ideias que nós da UFMG estamos tendo, pesquisando e desenvolvendo para contribuir para um melhor ensino e aprendizagem de Química.

    Mais informações

    Fonte: Rossimiriam Freitas (UFMG)


  • 01/08/2019

    Curso de Pós- Graduação (Atualização) - Produtos Capilares: da concepção ao cliente final

    Curso de Pós- Graduação do tipo atualização de 112h
    Produtos Capilares: da concepção ao cliente final


    A cultura brasileira e sua imagem, porque amamos tanto nossos cabelos e como criar produtos para atender nosso mercado?

    Público alvo: químicos, farmacêuticos, gerentes de marketing e produtos, cabeleireiros graduados.

    Aulas de antropologia, marketing, formulações, testes de produtos em laboratório e de aplicação e como interpretá-los.

    Local: Instituto de Química da USP
    Início das aulas: 14/09/2019
    Matrículas de 01/08 a 20/08.
    Telefone para maiores informações: 3091-3811

    Fonte: Daniele Bornea Barra (USP)


  • 01/08/2019

    III Congresso Brasileiro de Ciências e Tecnologias Ambientais (III CBCTA)

    O III Congresso Brasileiro de Ciências e Tecnologias Ambientais (III CBCTA) é organizado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Campus de Toledo, e realizar-se-á na cidade de Toledo/PR, entre os dias 05 a 09 de outubro de 2019. O tema central do evento é Meio Ambiente E Urbanização: Cidades Resilientes.

    O Congresso, preocupado com as questões ambientais, buscará atualizar o debate sobre os problemas que afetam as cidades, desde as estruturas, as adaptações às necessidades especiais e, sobretudo, as ocorrências de desastres ambientais em áreas urbanas que provocam perdas humanas e materiais causadas por um mal planejamento, um crescimento desordenado e falta de preparo para o enfrentamento dos desastres naturais ou humanos. Visa ainda discutir problemas como a geração de resíduos provenientes de diversas atividades produtivas sobre espaços restritos, as contaminações das águas pluviais, os modelos de cidades resilientes, dentre outros assuntos importantes para aprofundamento da relação direta do meio ambiente e urbanização.

    Inscrições no evento – até o dia 05 de outubro de 2019
    Envio de trabalhos – até o dia 31 de agosto de 2019.

    Informações e inscrições: https://midas.unioeste.br/sgev/eventos/iiicbcta

    Fonte: Douglas Cardoso Dragunski (Unioeste)


  • 18/07/2019

    IX Encontro da Escola Brasileira de Química Verde (IX EEBQV)

    O Brasil tem um reconhecido potencial para a geração de tecnologias e riquezas a partir da biomassa como matéria-prima, devido às suas fortes indústrias agrícolas, pecuárias e florestais. A geração de produtos, subprodutos e resíduos destas indústrias é bastante expressiva.

    Isto impulsiona o interesse da academia – Escolas, Institutos e Universidades; de agentes governamentais e de fomento, além de indústrias dos setores de bioenergia, fertilizantes, fármacos, cosméticos, materiais, químicos e de especialidades a buscarem alternativas para agregar valor às supracitadas e outras biomassas através da Química Verde.

    O sucesso desta busca será alcançado de forma efetiva, abundante e sustentável se conseguirmos aprofundar no sinergismo entre os esforços dos diversos setores da sociedade supracitados.

    Neste sentido, o IX Encontro da Escola Brasileira de Química Verde (IX EEBQV) abordará o tema "Buscando o crescimento sustentável" entre os dias 28 e 30 de agosto de 2019, no campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia na cidade de Uberlândia, MG. O Encontro contará com duas apresentações Plenárias, seis sessões "Keynote", duas Mesas Redondas, dois Painéis, apresentação de pôsteres dos trabalhos submetidos, além de dois Minicursos. Dentre os trabalhos submetidos, será selecionado o melhor trabalho que ganhará o Prêmio Arikerne Sucupira, no valor de R$ 3.000,00. As regras para concorrer ao prêmio podem ser vistas aqui.

    Na expectativa de que o IX EEBQV mantenha a qualidade apresentada nas edições anteriores, contaremos com a presença de reconhecidos palestrantes brasileiros e do exterior que, junto com destacada plateia, discutirão o estado-da-arte, os desafios e as possíveis soluções dos temas em questão.

    Mais informações

    Fonte: Ricardo Reis Soares (Presidente da Comissão Organizadora do IX EEBQV)


  • 18/07/2019

    2nd CINE-M2P Workshop

    The 2nd CINE-M2P workshop will occur in August 26-27 at IPEN-SP.

    The first day is restricted to M2P internal discussions among researchers and students of the division.

    The 2nd day will be dedicated to foster synergy among CINE divisions and will be open to anyone interested.

    We strongly encourage the participation of members of all CINE divisions that have research related to M2P areas such as photo and electrocatalysis, methane conversion, electrochemistry, in-operando characterization, etc.

    Financial support for CINE members that come from outside of São Paulo metropolitan area (daily allowances) is being considered.

    The event (2nd day) will also be open to the public (limited vacancies).

    All participants must register. The deadline is August 11, 2019

    Venue:
    IPEN, Avenida Lineu Prestes, 2242 – Cidade Universitária – São Paulo – SP
    (Need directions? Click here)

    For more Info about the event please write to cine.m2p@gmail.com

    To access the event website click here

    Fonte: Executive Manager (CINE - Center for Innovation on New Energies)


  • 18/07/2019

    XXIV Reunião da Associação Brasileira de Cristalografia (ABCr)

    Estão abertas as inscrições e submissão de resumos para a XXIV Reunião da Associação Brasileira de Cristalografia (ABCr), que se dará na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, nos dias 25 e 26 de Outubro de 2019.

    Antecedendo a reunião, nos dias 23 e 24 de Outubro, estão confirmados os minicursos: Refinamento Rietveld e Espalhamento de Raios X a Baixo Ângulo.

    Mais informações

    Fonte: Eduardo Granado Monteiro da Silva (UNICAMP)


  • 18/07/219

    V Simpósio Nordestino de Pós-graduação em Química

    O V Simpósio Nordestino de Pós-graduação em Química será realizado no período de 08 a 11 de outubro de 2019, em Maceió-AL. Este evento em sua quinta edição pretende congregar professores e alunos de todos estados do nordeste. O evento começou pequeno com 80 participantes em sua primeira edição (2015), 150 na segunda (2016), 260 na terceira em (2017) e 300 participantes ano passado. Para 2019 esperamos algo em torno de 400 participantes.

    Na ultima edição, o IV Simpósio Nordestino de Pós-graduação em Química e Biotecnologia, realizado entre 07 e 11 de novembro de 2017, comemorou os 25 anos do programa, provocou momentos de reflexão e promoveu a união dos vários programas de PG nordestinos na perspectiva do alcance da excelência.

    Nesta quinta edição teremos a mesma configuração do evento e contaremos com a palestra de abertura do Prof. Aldo José G. Zarbin, UFPR, ex-presidente da SBQ e atividades de mesa redonda para discutir os rumos que a universidade tomará nesse novo cenário que surge.

    Mais informações

    Fonte: Isis Figueiredo (UFAL)


  • 11/07/2019

    IX Encontro da Escola de Quimica Verde

    Novo prazo de submissão de trabalhos da IX Encontro da Escola de Quimica Verde: até 21 de julho. Não perca esta oportunidade.

    Mais informações acesse site: eebq2019.com.br.

    Fonte: Francisco José Torres de Aquino (UFU)


  • 11/07/2019

    26ª edição da SBQ Sul

    A 26ª edição da SBQ Sul ocorrerá este na cidade de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, nos dias 20, 21 e 22 de novembro. Nos três dias do evento serão realizadas onze palestras de pesquisadores renomados, dez palestras de jovens pesquisadores, quarenta sessões de apresentações de curta duração proferida por alunos de pós-graduação e graduação, sessões de apresentação de painéis.

    No evento também está programado uma sessão de debates que abordará a inovação e o empreendedorismo na área da química e também um worshop para a discussão do ensino da química também está programado.

    Veja mais no site do evento em www.sbqsul2019.com.br

    Fonte: Thiago Barcellos da Silva (UCS)


  • 27/06/2019

    Ist International Congress on Science, Biodiversity and Sustainability

    O Ist International Congress on Science, Biodiversity and Sustainability foi concebido no intuito de trazer um olhar multidisciplinar para a íntima relação que existe entre biodiversidade e sustentabilidade. Será um importante fórum para alinhamento de ideias, compartilhamento de experiências para a pesquisa, inovação e alternativas sustentáveis como chave para o desenvolvimento da ciência.

    O congresso terá três áreas temáticas:
    Área 1: Produtos Naturais Bioativos e suas Aplicações
    Área 2: Recursos Naturais e Desenvolvimento Sustentável
    Área 3: A ciência e a Interdisciplinaridade na América Latina
    Informações: congressoSBS2019@gmail.com |
    https://www.qui.ufmg.br/congressSciBioSus2019/


    Fonte: Rossimiriam P. Freitas (UFMG)


  • 13/06/2019

    IX Encontro da Escola Brasileira de Quimica Verde

    O Brasil tem um reconhecido potencial para a geração de tecnologias e riquezas a partir da biomassa como matéria-prima, devido às suas fortes indústrias agrícolas, pecuárias e florestais. A geração de produtos, subprodutos e resíduos destas indústrias é bastante expressiva.

    Isto impulsiona o interesse da academia – Escolas, Institutos e Universidades; de agentes governamentais e de fomento, além de indústrias dos setores de bioenergia, fertilizantes, fármacos, cosméticos, materiais, químicos e de especialidades a buscarem alternativas para agregar valor às supracitadas e outras biomassas através da Química Verde.

    O sucesso desta busca será alcançado de forma efetiva, abundante e sustentável se conseguirmos aprofundar no sinergismo entre os esforços dos diversos setores da sociedade supracitados.

    Neste sentido, o IX Encontro da Escola Brasileira de Química Verde (IX EEBQV) abordará o tema "Buscando o crescimento sustentável" entre os dias 28 e 30 de agosto de 2019, no campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia na cidade de Uberlândia, MG. O Encontro contará com duas apresentações Plenárias, seis sessões "Keynote", duas Mesas Redondas, dois Painéis, apresentação de pôsteres dos trabalhos submetidos, além de dois Minicursos. Dentre os trabalhos submetidos, será selecionado o melhor trabalho que ganhará o Prêmio Arikerne Sucupira, no valor de R$ 3.000,00.

    Na expectativa de que o IX EEBQV mantenha a qualidade apresentada nas edições anteriores, contaremos com a presença de reconhecidos palestrantes brasileiros e do exterior que, junto com destacada plateia, discutirão o estado-da-arte, os desafios e as possíveis soluções dos temas em questão.

    Mais informações

    Fonte: Francisco Jose Torres de Aquino (Comissão Organizadora - IX EEBQV)


  • 13/06/2019

    V Reunião Anual Sobre Argilas Aplicadas - (V.R.A.A)

    Escrevo em nome da comissão organizadora da V Reunião Anual Sobre Argilas Aplicadas, para convidar os membros da SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA para participarem da V Reunião Sobre Argilas Aplicadas, que ocorrerá entre os dias 28 e 30 de agosto de 2019, na UNIFRAN em Franca/SP.

    O encontro tem como tema principal: "ARGILOMINERAIS E NANOTECNOLOGIA: O PASSADO, O PRESENTE E FUTURAS APLICAÇÕES". O evento tem como escopo principal os argilominerais naturais e sintéticos, assim como outras classes de materiais lamelares tais como os hidróxidos duplos lamelares, hidroxisais lamelares e materiais análogos, sejam quimicamente modificados, com principal foco nas propriedades e aplicações.

    A V RAA contará com palestras ministradas por pesquisadores convidados atuantes na área e receberá contribuições para apresentação de trabalhos na forma oral, de painéis e flash presentations. Informamos ainda que O ENVIO DE RESUMOS FOI PRORROGADO PARA 30/06/2019.

    Público alvo do evento:

    - Graduandos, pós-graduandos e pesquisadores das áreas de química, engenharia química, engenharia de materiais, farmácia, engenharia geológica e áreas afins.

    - Profissionais dos diferentes setores que trabalham na comercialização, exploração ou síntese de argilominerais.

    Mais detalhes podem ser consultados no site do evento:
    https://www.vraaunifran.com/

    Também estamos nas mídias sociais:
    Twitter: https://twitter.com/vreuniaoargilas
    Instagram
    Facebook

    Comissão Organizadora
    Prof. Emerson Henrique de Faria (UNIFRAN)
    Profa. Katia Jorge Ciuffi (UNIFRAN)
    Profa. Vera R. L. Constantino (IQ-USP)

    Fonte: Emerson Henrique de Faria (UNIFRAN)


  • 13/06/2019

    Curso Alquimia cósmica: a origem dos elementos químicos da tabela periódica

    O curso Alquimia cósmica: a origem dos elementos químicos da tabela periódica se baseia em proposta original de minicurso criada pelo proponente, em 2014, como parte de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desde 2014 o coordenador da presente proposta tem ministrado cursos variados sobre a temática, que é assunto principal de sua investigação em Astrofísica.

    Este MOOC, em especial, surge para celebrar os 150 anos da Tabela Periódica e para lembrar que não devemos esconder de professores, estudantes e público geral tão bonita história cósmica sobre a origem dos elementos químicos na Natureza que, certamente, nos liga aos grandes mistérios do Universo.

    Mais informações

    Fonte: Alan Alves Brito (UFRGS)


  • 13/06/2019

    XI Encontro Brasileiro de Ecologia Química

    O 'XI Encontro Brasileiro de Ecologia Química' (EBEQ) será realizado de 23 a 26 de outubro de 2019, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), no Centro de Conferências Hotel Maceió Atlantic Suites, localizado defronte à praia de Jatiúca, em Maceió-AL.

    O objetivo principal do XI EBEQ é reunir pesquisadores, docentes, estudantes, e profissionais da agricultura, pecuária e saúde, para discutir e trocar experiências para o avanço do conhecimento na área, e promover novas tecnologias sustentáveis para os mais diversos problemas agrícolas, pecuários, médicos e ambientais.

    O XI EBEQ possuirá uma programação diversificada e do mais alto nível, com a presença de palestrantes nacionais e internacionais. Dentre os temas estão previstos: 'A Ecologia Química da Seleção Hospedeira e Acasalamento', 'Aplicação e Manipulação de Voláteis de Plantas para a Proteção de Cultivos', 'Aplicação de Produtos Naturais no Controle de Pragas', 'Metabolômica e Proteômica na Ecologia Química', 'Biossíntese de Metabólitos Secundários na Ecologia Química', 'Biologia Ecológica e Química de Feromônios' e 'Aplicação da Ecologia Química'.

    Mais informações

    Fonte: Isis Figueiredo (UFAL)


  • 13/06/2019

    Configurating Interactions: Computational Chemistry in São Paulo – CICCSP - Prorrogação inscrições (25/06)

    A comissão organizadora do "Configurating Interactions: Computational Chemistry in São Paulo – CICCSP" convida a todos a participarem desse evento científico, que será realizado no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP), Campus Butantã, nos dias 10 e 11 de Julho de 2019.

    Inscrições prorrogadas até o dia 25/06/2019.

    O programa científico inclui palestras e apresentação de pôsteres.

    Os valores das inscrições são: R$230 (pesquisadores), R$ 190 (estudantes de pós-graduação) e R$150 (estudante de graduação).

    Serão aceitos resumos em português ou inglês que deverão ser submetidos pelo site do evento.

    Estão abertas, até 30/09/2019, as submissões de artigos para a edição especial "Festschrift in honor of Fernando Ornellas" do Theoretical Chemistry Accounts.

    Para maiores informações, por favor, acessem o site oficial do evento: www.ciccsp.com

    Fonte: Antonio Gustavo Sampaio de Oliveira Filho (USP)


  • 13/06/2019

    IV Escola de Química Ambiental do IQ-UNICAMP de 22 - 26/07/2019

    Palestras sobre critérios de qualidade de água, avaliação de risco ambiental, mudanças climáticas, ecologia dos ambientes contaminados, contaminação aquática, contaminantes emergentes, tratamento de água e muitas outras, voltadas a alunos de graduação, pós-graduação, profissionais da área e professores de ensino fundamental, técnico, médio ou superior.

    Inscrições até 22/06/2019!

    Para informações, acesse o site: https://iveqaiqunicamp.wixsite.com/iveqa ou escreva para eqaiqunicamp@gmail.com

    Apoio: INCTAA e DAMB-SBQ

    Fonte: Cassiana Carolina Montagner Raimundo (UNICAMP)


  • 13/06/2019

    Inscrições abertas para o R2B Research to Business, Itália-Rio de Janeiro, primeiro encontro brasileiro científico-tecnológico entre pesquisadores italianos e empresas

    Evento será realizado no dia 19 de setembro no Consulado Geral da Itália, em parceria com professores italianos do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio)

    Criar uma rede de colaboração entre pesquisadores científicos italianos que atuam no Brasil e a realidade industrial brasileira. Essa é a proposta do primeiro R2B Research to Business, Itália-Rio de Janeiro, evento organizado pelo Consulado Geral da Itália e pelos professores Daniele Fulvio, Marco Cremona e Omar Ginoble Pandoli, do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio). O encontro, que conta com o patrocínio da ENEL no Brasil, será realizado no dia 19 de setembro, no próprio consulado, localizado na Av. Pres. Antônio Carlos, 40, Centro. Pesquisadores científicos italianos de todo o País estão convidados e podem se inscrever até o dia 31 de julho, utilizando o link https://www.eventweb.com.br/r2b2019/home-event/.

    Serão apresentados diversos projetos nas mais diferentes linhas de pesquisa, como: energias renováveis e meio ambiente; medicina e tecnologia de alimentos; materiais avançados e nanotecnologia; astrofísica e engenharia aeroespacial; informática e telecomunicações. Já está confirmada a participação de empresas tecnológicas nacionais e internacionais como ENEL, Terna, Saipem, Bracco, Ternium, Telespazio, TIM, Healthcare do Cubo e NanoBusiness. As empresas interessadas em participar do R2B Research to Business, Itália-Rio de Janeiro podem enviar um e-mail para r2b.italia.rio@gmail.com.

    O congresso tem colaboração do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro (IIC), FIRJAN-SENAI, Camera Italo-Brasiliana di Commercio (CCIB) e Associazione Ricercatori Italiani in Brasile (ARIB).

    PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR
    R2B Research to Business, Itália-Rio de Janeiro
    Consulado Geral da Itália - sala Itália, 4º andar

    CREDENCIAMENTO – 08h00 - 09h00

    ABERTURA - 09h00 – 09h20
    Paolo Miraglia Del Giudice, Cônsul-Geral da Itália em Rio de Janeiro Representante FIRJAN-SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio de Janeiro)
    Nicola Cotugno, Country Manager da ENEL no Brasil,
    Marco Cremona, Comitê dos Pesquisadores Organizadores

    APRESENTAÇÕES - 09h20 – 09h30
    Mauricio Ogawa, Gerente Geral de Tecnologia e Inovação FIRJAN-SENAI
    "As oportunidades de parceria com o SENAI para os pesquisadores italianos no setor da pesquisa aplicada"

    ENERGIAS RENOVÁVEIS E AMBIENTE - 09h30 - 10h10
    09h30 – 09h40 - Bruno Cecchetti, Diretor de Tecnologia de Rede & Inovação ENEL no Brasil
    09h40 – 09h50 - Apresentação atividades RDI Terna Brasil
    09h50 – 10h00 - Apresentação atividades RDI Saipem do Brasil
    10h00 – 10h20 - Apresentação atividades pesquisadores italianos

    MEDICINA E TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS - 10h20 – 10h55
    10h20–10h35 - Tommaso Montemurno, CEO Bracco Imaging do Brasil, e Dr. Thiago Julio, gerente de Open Innovation da DASA e curador de Healthcare do Cubo
    10h35 – 10h55 - Apresentação atividades pesquisadores italianos

    10h55 – 11h10 - Coffee break

    MATERIAIS AVANÇADOS E NANOTECNOLOGIAS - 11h10 – 11h40
    11h10 – 11h20 - Apresentação atividades RDI Ternium Brasil
    11h20 – 11h30 - Ronaldo Pedro da Silva, Proprietário NanoBusiness
    11h30 – 11h50 - Apresentação atividades pesquisadores italianos

    ASTROFÍSICA E ENGENHARIA AEROESPACIAL - 11h50 – 12h20
    11h50 – 12h00 - Marco Brancati, Chief Innovation & Technology Officer Telespazio S.p.A.
    12h00 – 12h20 - Apresentação atividades pesquisadores italianos

    INFORMÁTICA E TELECOMUNICAÇÕES - 12h20 – 12h50
    12h20 – 12h30 - Apresentação atividades RDI TIM do Brasil
    12h30 - 12h50 - Apresentação atividades pesquisadores italianos

    DEBATE E ENCERRAMENTO (I parte) - 12h50 – 13h00
    Daniele Fulvio, Comitê dos Pesquisadores Organizadores

    NETWORKING BUFFET-ALMOÇO PARA CONVIDADOS (Terraço Belvedere, 9º andar) - 13h00 – 14h00

    II PARTE - ENCONTROS R2B ONE TO ONE (Terraço Belvedere, 9º andar) – Em definição - 14h00 – 16h00

    Serviço:
    Evento: R2B Research to Business, Itália-Rio de Janeiro
    Data: 19/09/19
    Local: Consulado Geral da Itália
    Endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 40, Centro, Rio de Janeiro
    Horário: Das 9h às 16h
    Inscrições: https://www.eventweb.com.br/r2b2019/home-event/
    Contato: r2b.italia.rio@gmail.com

    Fonte: Maria Estrella (Assessoria de Imprensa do CTC/PUC-Rio)


  • 23/05/2019

    29th Annual Users' Meeting (RAU)

    The LNLS 29th Annual Users' Meeting (RAU) will take place from 5th to 7th of November 2019, at the CNPEM campus in Campinas, SP. This year RAU includes, in addition to the standard program, 6 satellite meetings and the first LNLS Users Committee Assembly.

    The RAU meeting aims to gather the LNLS user community, encouraging the exchange of experiences and debates on future facilities, which shall be in operation in the coming years. It is an important forum for discussion, evaluation and presentation of proposals for the improvement of the research projects to be performed at the new Brazilian synchrotron light source, Sirius.

    With the imminent commissioning of the Sirius source, which this year is expected to have the accelerators in full operation, the participation of the scientific community becomes essential to describe their needs and expectations for the new source. The RAU meeting is the ideal place to foster this debate.

    More information

    Fonte: Renan Picoreti Nakahara (CNPEM)


  • 16/05/2019

    XIV Latin American Symposium on Environmental Analytical Chemistry (LASEAC), IX Encontro Nacional de Química Ambiental (ENQAmb) e XII Workshop sobre Avanços Recentes de Preparo de Amostras (WARPA)

    Os eventos XIV Latin American Symposium on Environmental Analytical Chemistry (LASEAC), IX Encontro Nacional de Química Ambiental (ENQAmb) e XII Workshop sobre Avanços Recentes de Preparo de Amostras (WARPA) serão realizados simultaneamente no Dall'Onder Grande Hotel em Bento Gonçalves - RS, de 6 a 8 de novembro de 2019. A programação do evento já tem 42 palestrantes confirmados e prevê várias conferências plenárias, apresentações orais e palestras técnicas.

    O LASEAC é uma atividade da Red para el Análisis de la Calidad Ambiental en América Latina (RACAL) e conta com o apoio da International Association of Environmental Analytical Chemistry (IAEAC). O ENQAmb é promovido pela Divisão de Química Ambiental da SBQ.

    www.laseac2019.furg.br
    facebook.com/LASEAC2019
    laseac2019@furg.br

    Fonte: Renato Zanella (UFSM)


  • 09/05/2019

    IV Escola de Inverno de Quimiometria (EIQ)

    20 A 23 DE AGOSTO DE 2019

    A Escola de Inverno de Quimiometria (EIQ) ocorre de forma intermitente a cada dois anos, edições anteriores ocorreram nos anos de 2013 (UFSCar/São Carlos – SP), 2015 (UNICAMP/Campinas-SP) e 2017 (UNESP/Araraquara-SP). A EIQ é marcada pelo alto nível cientifico das palestras, minicursos e trabalhos apresentados, tornando-se um dos principais eventos de quimiometria a nível nacional. Alguns dos principais pesquisadores da quimiometria a nível internacional já estiveram presentes em edições anteriores, possibilitando um espaço dinâmico de discussões e possibilidade de interações.

    O Evento tem atraído um público médio de 160 participantes dentre professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e profissionais, oriundos de estados das cinco regiões do Brasil e alguns vindos de países da América Latina. Em sua última edição, as inscrições se esgotaram nas primeiras semanas, expondo a carência por eventos desta natureza no Brasil. Como fruto da alta qualidade dos trabalhos apresentado, a edição de 2017 contou com um número especial publicado no periódico científico Food Analytical Methods (Springer). Em sua quarta edição, a EQI/2019 acontecerá na Cidade de Porto Alegre – RS e contará com a publicação de um volume especial dedicado ao evento no Journal of Chemometrics.

    Viste nosso site: http://www.iq.ufrgs.br/eqi/

    Fonte: Adriano de Araújo Gomes (UFRGS)


  • 09/05/2019

    VI Encontro de Química da UFPB

    O Departamento de Química do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal da Paraíba, em parceria com o INCTAA/CNPq e a Sociedade Brasileira de Química na Paraíba, tem a honra de convidá-lo a participar do VI Encontro de Química da UFPB, que será realizado no período de 16 a 18 de outubro de 2019, no Campus I - UFPB, localizado em João Pessoa, PB.

    Paralelamente, serão realizados o I Workshop de Pesquisa em Química da UFPB e o II Workshop de Ensino de Química da UFPB.

    Acontecendo em edições bienais desde 2010, o evento atingiu dimensão regional e tem aproximado estudantes, professores e pesquisadores da região Nordeste. Que tenhamos neste ano o privilégio de receber participantes de todos os estados brasileiros! Inscreva-se!

    As inscrições podem ser feitas no período de 06 de maio a 16 de setembro de 2019. As vagas são limitadas.

    Serão ofertados sete minicursos.

    Veja a programação completa e demais informações o site do evento: https://www.even3.com.br/6equfpb/

    Fonte: Comissão Organizadora do VI Encontro de Química da UFPB


  • 25/04/2019

    I Simpósio Brasileiro de Saúde Ambiental em Pediatria

    02 a 09 de outubro de 2019

    O I Simpósio Brasileiro de Saúde Ambiental em Pediatria ocorrerá como atividade pré congresso do 39º Congresso Brasileiro de Pediatria(CBPED), um dos 3 maiores congressos da especialidade no mundo,que costuma reunir em torno de 6.000 participantes.

    Informações sobre programa e inscrições podem ser obtidas em:
    www.sbp.com.br/especiais/simposio-brasileiro-saude-ambiental/ www.sbp.com.br/especiais/congresso-brasileiro-de-pediatria/

    Entre os trabalhos(resumos) inscritos no 39º CBPED na área de Toxicologia e Saúde Ambiental,alguns poderão ser selecionados, por sua relevancia, para apresentação oral e comentários em sessão durante o Simpósio de Saúde Ambiental, a critério das Comissões Organizadoras.

    Fonte: Carlos Augusto Mello da Silva (Presidente do DC de Toxicologia e Saúde Ambiental da SBP e Coordenador do Simpósio)


  • 18/04/2019

    WOCMAP VI

    It is my utmost pleasure to invite you to the 6th World Congress on Medicinal and Aromatic Plants for Human and Animal Welfare (WOCMAP VI) which will be held on 13-17 November 2019 in Famagusta, N.Cyprus.

    WOCMAP series of congresses have been organized since 1992 in every five years at a different continent. It is the official congress of the International Council for Medicinal and Aromatic Plants (ICMAP). ICMAP was established in a meeting on 8 June 1993 at the Secretariat of the International Union of Biological Sciences (IUBS) in Paris by unanimous decision of the nine international organizations (ISHS, ESCOP, FIP, IUPHAR, UNIDO, FAO, IUCN, WWF, IPGRI) attending the meeting following the recommendation of the 1st World Congress on Medicinal and Aromatic Plants (WOCMAP-I), as an international non-governmental body in order to promote international understanding and cooperation between national and international organizations on the role of medicinal and aromatic plants in science, medicine and industry, and to improve the exchange of information between them.

    More information

    Fonte: Douglas Siqueira de Almeida Chaves (UFRRJ)


  • 04/04/2019

    Aberta a inscrição de trabalhos para o Congresso Internacional de Tintas

    O Call for Papers do 16º Congresso Internacional de Tintas está aberto. Pesquisadores e estudiosos interessados em compartilhar suas mais recentes pesquisas e descobertas já podem submeter seus trabalhos à avaliação do Comitê Científico do evento, que acontecerá de 01 a 03 de outubro, como parte da ABRAFATI 2019.

    A expectativa para esta edição do Congresso é de uma programação abrangente e repleta de conteúdos inovadores, ampliando e aprimorando o que aconteceu em anos anteriores. Deverão ser apresentados estudos de vanguarda e os mais recentes desenvolvimentos relacionados a propriedades das tintas, matérias-primas, processos de produção, reaproveitamento de resíduos, ciclo de vida de produtos, assim como a inúmeros outros aspectos em que existam oportunidades de oferecer respostas às demandas do consumidor e dos diversos mercados atendidos pela indústria.

    Para ter seu paper incluído na programação de palestras e da Sessão Pôster, os pesquisadores deverão enviar um resumo para avaliação do Conselho Científico do Congresso, em português, inglês ou espanhol, informando também seus dados profissionais.

    Para informações adicionais e para submeter um trabalho, acesse www.abrafati2019.com.br

    Fonte: Fabio Humberg (ABRAFATI)


  • 14/03/2019

    10º Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais (SBOE)

    O 10º Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais (SBOE), será realizado em Brasília, DF, no período de 23 a 25 de Outubro de 2019. As atividades do simpósio incluem solenidade de abertura, palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos científicos e seção de pôsteres, além de jantar de confraternização.

    Mais informações

    Fonte: Roberto Fontes Vieira (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia)


  • 14/03/2019

    7ª Escola Superior em Síntese Orgânica

    Convidamos para participar do evento "7ª Escola Superior em Síntese Orgânica", a ser realizado entre os dias 02 e 05 de setembro de 2019 na Universidade Federal do ABC (UFABC) campus Santo André. O evento é destinado para alunos de pós-graduação, docentes e profissionais da indústria envolvidos com síntese orgânica. A programação e a pré-inscrição estão no site: http://www.even3.com.br/ESSO2019.

    A Escola Superior em Síntese Orgânica tem por missão incentivar e colaborar com o processo de melhoria da indústria química e farmacêutica nacionais, promovendo a aproximação e interação Universidade-Empresa. Com um caráter formativo e com foco na figura do pós-graduando, a escola apresenta e discute temas avançados em química orgânica e promove um fórum onde pós-graduandos podem ter contato próximo com profissionais da iniciativa privada. Nesta edição teremos minicursos e palestras sobre diversos aspectos da indústria química brasileira e internacional. Além disso, como novidade, teremos a forma&cc edil;ão de grupos de estudo, nos quais os pós-graduandos farão apresentações orais supervisionadas por docentes e pesquisadores da iniciativa privada. Público-alvo: doutorandos, pós-doutorandos, professores de IES e pesquisadores da iniciativa privada envolvidos com Síntese Orgânica."

    Fonte: Alvaro Takeo Omori (UFABC)


  • 24/01/2019

    XXII SIBEE - Simpósio Basileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica

    Você está convidado para participar do XXII SIBEE – XXII Simpósio Brasileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica, que será realizado em Ribeirão Preto, SP, Brasil, entre os dias 01 a 05 de setembro de 2019.

    Maiores informações acesse: http://xxiisibee.com.br

    Fonte: Adalgisa Andrade (USP)




» Páginas  1

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299