DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home BE | SBQ

EVENTOS

  • 19/10/2017

    Curso química de carboidratos

    Curso sobre química de carboidratos com Prof. Oscar Varela (Professor Titular do Departamento de Química Orgânica da Facultad de Ciencias Exactas y Naturales de la Universidad de Buenos Aires (UBA)) a ser realizado de 4 a 8 de dezembro no Departamento de Química Orgânica, Faculdade de Química, Universidad de la República (UdelaR), Montevideu – Uruguai.

    Maiores informações contactar Profa. Daniela Gamenara dgamenar@fq.edu.uy

    Fonte: Gustavo Pozza Silveira (UFRGS)


  • 19/10/2017

    42nd International Symposium on Capillary Chromatography (ISCC) e 15th GCxGC Symposium

    42nd ISCC e 15th GCxGC

    De 13 a 18 de maio de 2018 acontecerão o 42nd International Symposium on Capillary Chromatography (ISCC) e o 15th GCxGC Symposium, em Riva del Garda, Itália (www.chromaleont.it/iscc). Nesta edição, será dada ênfase em técnicas capilares hifenadas a espectrometria de massas. O prazo para a submissão de trabalhos vai até 1 de fevereiro de 2018.

    Há oferta de auxílios financeiros para a participação de recém doutores e alunos em pós-doutorado.

    Mais informações

    Fonte: Humberto Ribeiro Bizzo (Embrapa)


  • 19/10/2017

    9º Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais

    O 9º Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais (SBOE), que neste ano tem como tema "Inovação e Sustentabilidade", será realizado em Caxias do Sul, RS, no período de 20 a 22 de novembro de 2017.

    As atividades do simpósio incluem mini-cursos, palestras, mesas redondas, reuniões de grupos de trabalho e apresentação de trabalhos científicos na forma oral e como pôsteres.

    O link para inscrições e informações é www.sboe.net.br

    Fonte: Humberto Ribeiro Bizzo (Embrapa)


  • 19/10/2017

    Semana da Química na Universidade Federal do Ceará

    Os Cursos de Química da Universidade Federal do Ceará, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Química, realizam entre os dias 23 a 27 de outubro a VIII Semana da Química, com o tema: "Água, um desafio para o químico do futuro" A problemática da escassez de água, políticas para garantir o abastecimento público e os desafios nos métodos de tratamento de águas serão discutidos na VIII Semana da Química, que contará com palestras, mesas redondas, oficinas e minicursos, proferidos por profissionais, gestores e cientistas prestigiados no tema, tanto do Estado do Ceará quanto do Brasil.

    A conferência de abertura (23/10 às 16:00h) será proferida pelo prestigiado Prof. Dr. José Galizia Tundisi, presidente do Instituto Internacional de Ecologia/São Carlos/ SP.

    No dia 25/10 de 14:00 às 18:00h termos apresentações de trabalhos de alunos da graduação e pós-graduação buscando unir-se as demais instituições nacionais para celebração do " Dia C da ciência".

    Fonte: Luiz Gonzaga de França Lopes (UFC)


  • 11/10/2017

    The hydrogen world is coming to Rio!

    The 22nd edition of the WORLD HYDROGEN ENERGY CONFERENCE (WHEC) will take place in Rio de Janeiro, Brazil, from June 17 to 22, 2018, in the Windsor Convention & Expo Center at Barra da Tijuca.

    In 1992 world leaders met in Rio de Janeiro for the United Nations Conference on Environment and Development to create the vision of sustainable development as guideline for the 21st century.

    26 years later world leading researchers and stakeholders will come to Rio de Janeiro for the main world conference about hydrogen energy, to discuss the most promising technologies towards sustainability.

    SUBMIT!

    Under the motto "Power and biomass to hydrogen", the authors should contribute with abstracts on the following topics:

    1. Hydrogen energy
    2. Fuel cells
    3. Science and technologies of hydrogen and hydrogen-rich fuels production from biomass
    4. Energy storage using hydrogen produced from excess renewable electricity: Power to hydrogen
    5. Hydrogen energy engineering application and products
    6. Ma rket, commercialization and deployment of hydrogen energy technologies
    7. Regulatory framework, safety aspects, public policies and social acceptance of hydrogen energy technologies
    8. Others
    For submission platform and more information please use the link www.whec2018.com.

    The submission platform will be open until October 27, 2017.

    Fonte: Tulio Matencio (UFMG)


  • 11/10/2017

    Especialistas do Brasil e exterior ministram curso sobre ecologia química aplicada na agricultura na Embrapa

    Evento é voltado a estudantes e profissionais das áreas de agronomia, química, biologia, entre outras. As inscrições estão abertas até o dia 10 de outubro de 2017.

    Brasília, 06 de outubro de 2017 – A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, localizada em Brasília, DF, promove no período de 16 a 20 de outubro de 2017, o V Workshop de Ecologia Química Aplicada na Agricultura. O objetivo é capacitar estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de agronomia, química, biologia, entre outras relacionadas, além de técnicos agrícolas, extensionistas, pesquisadores, profissionais de empresas de insumos agrícolas, professores de universidades e tecnólogos em técnicas e metodologias de pesquisa para isolamento e identificação de semioquímicos, tais como feromônios, na avaliação comportamental de insetos e na aplicação no manejo de pragas agrícolas.

    Estão sendo oferecidas 60 vagas e, para melhor aproveitamento do curso, é necessário ter conhecimentos de química – no mínimo, o curso de química geral - e biologia. A inscrição pode ser feita na página da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia pelo endereço https://www.embrapa.br/recursos-geneticos-e-biotecnologia/cursos/ecologia-quimica-aplicada-na-agricultura até o dia 10 de outubro próximo.

    Aulas serão ministradas por pesquisadores do Brasil e do exterior

    A coordenação técnica do curso é dos pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Miguel Borges, Maria Carolina Blassioli e Raúl Laumann. Do Brasil, participam também como instrutores professores das Universidades Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Josué Sant ́Ana, e de Brasília (UnB), Diego Magalhães, Marla J Hassemer, Michely Aquino e Ana Carolina Lagôa; além das pesquisadoras da Embrapa Pecuária Sul Claudia Gomes e da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Mirian Michereff.

    Do exterior, participam as professoras da Universidade Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Clarice Steffens, e da Universidade de Buenos Aires, Romina Barrozo.

    O conteúdo programático contará com aulas teóricas, abrangendo conceitos relacionados ao tema "O que é Ecologia Química" – comunicação em insetos, tipos de canais, sinais e pistas; definição de semioquímicos e classificação; química de semioquímicos; métodos analíticos para extração e identificação de semioquímicos; ecologia química de parasitoides Platygastridae; semioquímicos de plantas – interação multitrófica, alelopatia; interação intraespecífica – insetos; interação intraespecífica – plantas; interação intraespecífica inseto-inseto; ecologia química de animais; o uso de semioquímicos para o manejo e monitoramento de percevejos; aplicação de semioqúmicos no campo. Quimiorrecepção em insetos: da detecção ao comportamento e técnicas avançadas para detecção em tempo real de pragas agrícolas.

    A parte prática inclui atividades demonstrativas de extração de percevejos, mariposas e coleópteros – análise química e estudos comportamentais em olfatometria; bioensaios comportamentais com parasitoides; análises químicas por CG-DIC e CG-EM; e Eletroantenografia.

    Feromônios: aliados no controle biológico de pragas agrícolas

    A ecologia química se baseia no estudo de sinais químicos emitidos por insetos e plantas para se comunicarem. Alguns desses sinais químicos, como os feromônios, são liberados pelos insetos e transportados na atmosfera, sendo, essenciais na comunicação e interação entre os indivíduos da mesma espécie, com os próprios predadores ou inimigos naturais e as plantas. Os feromônios emitidos e captados no meio ambiente por indivíduos da mesma espécie apresentam grande influência no comportamento desses animais na captura de alimentos e no processo reprodutivo, como dispositivo de atração sexual.

    Os cientistas da Embrapa reproduzem, em laboratório, as condições observadas na natureza para compreender melhor o mecanismo comportamental dos insetos visando, assim, o desenvolvimento de novas metodologias a serem utilizadas no controle e manejo de insetos-praga.

    O trabalho de pesquisa desenvolvido na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia em parceria com outras unidades da Embrapa, envolve o estudo de diferentes tipos de insetos-praga, dentre os quais podem ser citados: percevejos da soja e arroz, mariposas do milho, coleópteros de algodão e a broca do fruto do cupuaçu.

    Segundo o pesquisador Miguel Borges, coordenador do Workshop, essa tecnologia tem como objetivo principal reduzir ao máximo o uso de defensivos químicos nas lavouras. "A expectativa é disponibilizar para a agricultura familiar e o agronegócio uma tecnologia limpa e impactante tanto do ponto de vista sócioambiental quanto do econômico", afirma.

    Neste contexto, os produtos de uso agrícola, derivados de feromônios têm se apresentado como fortes aliados da sustentabilidade na agricultura e têm um mercado crescente frente à economia mundial, com 30% do mercado de biopesticidas no mundo, atrás apenas dos inseticidas bacterianos e botânicos.

    No Brasil, as tecnologias baseadas no uso de feromônios já resultaram em mais de 15 produtos registrados e outros em fase de registro. A aplicação dessas tecnologias está em expansão para o controle de insetos-praga de diversas culturas agrícolas, como o dendê, a maçã, a goiaba, a uva, a cana-de-açúcar entre várias outras, no Brasil e no exterior.

    Inscrições até o dia 10 de outubro de 2017 no site: https://www.embrapa.br/recursos-geneticos-e-biotecnologia/cursos/ecologia-quimica-aplicada-na-agricultura

    Mais informações pelo e-mail: cenargen.cursos@embrapa.br

    Fonte: Fernanda Diniz - Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia


  • 05/10/2017

    VI Curso de Análise de Minerais/Minérios pelas Técnicas de DRX e FRX

    VI Curso de Análise de Minerais/Minérios pelas Técnicas de DRX e FRX 4 a 8 de Dezembro de 2017 Fortaleza - CE

    ASTEF Cursos

    Pré-Inscrição

    Maiores Informações:

    Alessandra Vital
    Tel./ Fax: (85) 3458 70 68
    Cel.: (85) 99713 5441 / 98733 4241/ 99622 03 03
    E-mail: cursos@astef.ufc.br
    Homepage: www.astef.ufc.br
    http://www.raiosx.ufc.br/site/

    Fonte: José Marcos Sasaki - UFC


  • 05/10/2017

    Simpósio NANORESTART na UFRGS

    A Universidade Federal do Rio Grande do Sul organizará nos dias 09 e 10 de novembro de 2017 o Simpósio "NANORESTART – Nanotecnologia para a Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural". Durante este evento renomados pesquisadores nacionais e internacionais ministrarão palestras e workshops.

    O simpósio acontecerá no Campus Centro da UFRGS e visa (a) Estudantes de Graduação e Pós-Graduação, Pós-Doutorandos, Técnicos Administrativos, Docentes e Profissionais da área interessados na conservação e restauração de obras de arte para as Palestras e a Sessão de Pôsteres; e (b) Conservadores, estudantes em cursos avançados de conserv ação-restauração e pesquisadores que estudam a conservação de obras de arte para os Workshops.

    A pré-inscrição deverá ser realizada através do envio de um e-mail para hudsonzanin@gmail.com.

    Maiores informações podem ser obtidas na página do site do Simpósio NANORESTART: www.iq.ufrgs.br/nanorestart.

    Fonte: Henri Stephan Schrekker - UFRGS


  • 05/10/2017

    METROLOGIA 2017

    26 a 29 de novembro de 2017
    Fortaleza – CE

    Realizado pela Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM), o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), o congresso tem por objetivo reunir pessoas e instituições para a construção de estratégias voltadas para a disseminação da cultura da metrologia e avaliação da conformidade como fatores essenciais ao desenvolvimento sustentável de nossa sociedade.

    Mais informações

    Fonte: SBM


  • 21/09/2017

    X ENCONTRO BRASILEIRO DE ECOLOGIA QUÍMICA - X Brazilian Meeting of Chemical Ecology - Memorial Meeting for Prof. José Tércio B. Ferreira (1952-1997)

    O EBEQ é um evento organizado bienalmente e no ano de 2017 será realizado na Universidade Federal de São Carlos no Centro de Pesquisas em Materiais Avançados e Energia (CPqMAE) na área Norte do Campus São Carlos em 04-07/12/2017 .

    O tema proposto para o Congresso neste ano está relacionado com as complexas questões da Biodiversidade e é uma homenagem ao Prof. José Tércio Barbosa Ferreira, o qual desenvolveu seus trabalhos pioneiros em ecologia química, formando vários grupos nesta área. Um desses grupos, o Prof. Paulo H. G. Zarbin, mantendo o entusiasmo do Prof. Tércio deu início ao EBEQ dois anos após a morte deste grande pesquisador, I EBEQ em 1999. Após 20 anos da morte deste renomado cientista trazemos este evento para sua instituição de origem, a UFSCAR.

    O encontro será uma oportunidade para trocas de experiência de técnicas e dos problemas normalmente enfrentados pelos trabalhos na área de Ecologia Química, devido à interdisciplinaridade da área. Sendo abordados os seguintes tópicos:

    1. O uso da Ecologia Química para se entender a estrutura da biodiversidade.

    2. Sustentabilidade agrícola através da manipulação química de plantas, insetos e microorganismos.

    3. Interações ecológicas e evolutivas mediadas por metabólitos secundários.

    Maiores informações encontram-se na página: www.ebeq.com.br

    Fonte: Maria Fátima das Graças Fernandes da Silva - UFSCAR


  • 14/09/2017

    I Workshop de Aplicações de Polímeros e Surfactantes em Solução, realizado pelo Departamento de Química do CTC/PUC-Rio

    L'Oréal, Dow Chemical Company e ReoTerm estão confirmadas no evento do dia 28 de outubro, que promove a interação entre universidades e empresas interessadas em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Desconto de 50% para quem se inscrever até 26 de setembro

    Estão abertas as inscrições para o I Workshop de Aplicações de Polímeros e Surfactantes em Solução, que acontecerá no dia 28 de outubro, das 8h30 às 18h, na PUC-Rio (Auditório 776, do Prédio Leme), no campus da Gávea. Emulsões, espumas, nanopartículas, cristais-líquidos e nanomateriais estão entre os temas a serem discutidos, com a aplicação destes nas áreas de cosméticos, petróleo e gás, fármacos, agroquímicos, tintas e limpeza.

    Alunos da graduação e pós-graduação de todas as universidades, professores e profissionais já podem se inscrever através do site https://www.fisquim.com/workshop. O valor da inscrição é de R$ 50,00 (cinquenta reais) para alunos e R$ 70,00 (setenta reais) para professores, pós-doutorandos e profissionais. Quem se inscrever até 26 de setembro ganha 50% de desconto. Os interessados em apresentar trabalhos (pôsteres) podem enviar os resumos até o dia 2 de outubro pelo mesmo site.

    A iniciativa é do Laboratório de Macromoléculas e Nanopartículas (M&N Lab), do Laboratório de Surfactantes (LASURF) e da Central Analítica (CAPLH) do Departamento de Química do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), com apoio da Royal Society, comunidade científica independente britânica, a mais antiga no mundo, que reúne os mais renomados pesquisadores nas diversas áreas da ciência.

    Durante a manhã, o workshop vai oferecer um minicurso com pesquisadores da PUC-Rio e UFRJ. À tarde, palestrantes das empresas L'Oréal, Dow Chemical Company e ReoTerm vão apresentar suas mais recentes pesquisas e investimentos na área de polímeros e surfactantes. No encerramento, será premiado o melhor trabalho apresentado.

    Programação:

    08h30 - 09h00 - Abertura
    09h00 - 10h00 - Aula 1 - Surfactantes em solução, espumas e emulsões (Profª Aurora P. Gramatges/PUC-Rio)
    10h00 - 10h30 – Complemento 1 - Aplicações de surfactantes na área de petróleo (Santiago Drexler/UFRJ)
    10h30 - 11h00 - Coffee Break e discussões
    11h00 - 12h00 - Aula 2 - Cristais-líquidos e polímeros (Profª Ana M. Percebom/PUC-Rio)
    12h00 - 12h30 - Complemento 2 - Estrutura nanoscópica e propriedades reológicas de cosméticos (Drª Roberta Kamei/PUC-Rio)
    12h30 - 14h00 - Intervalo livre para almoço
    ​14h00 - 14h40 - Palestra Empresa 1 - ReoTerm - Dr. Hans-Michael Petri
    14h40 - 15h20 - Palestra Empresa 2 - Dow Chemical Company - Dr. Rafael S. Ungarato
    15h20 - 16h00 - Palestra Empresa 3 - L'Oréal - Me. Bruna Salomão
    16h00 - 17h30 - Sessão de pôsteres com coffee break
    17h30 - 18h00 - Encerramento e premiação do melhor pôster

    SERVIÇO:
    I Workshop de Aplicações de Polímeros e Surfactantes em Solução
    Data: 28 de outubro de 2017
    Local: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio
    Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea
    Sala: Prédio Leme, Auditório 776
    Inscrições: https://www.fisquim.com/workshop
    E-mail: polsurfws@gmail.com
    Site do evento: https://www.fisquim.com/workshop


    Fonte: Maria Estrella - APPROACH COMUNICAÇÃO


  • 14/09/2017

    3ª Escola Brasileira de Espectrometria de massas

    A 3ª Escola Brasileira de Espectrometria de massas está chegando e será realizada de 3 a 8 de dezembro de 2017 em Natal-RN, no Hotel Sehrs.

    O objetivo é a formação qualificada de espectrometristas de massas brasileiros, com o que há de mais recente e promissor na área, e juntamente criar um ambiente que incentive a formação de parcerias que permitam uma forte colaboração entre todos durante suas carreiras cientificas e/ou técnicas. Um network de brasileiros que se conhecem bem e que podem crescer juntos otimizando seus trabalhos e aumentando a qualidade de suas pesquisas. Para isso, teremos aulas das 8 às 12 h e das 17 às 21 h, com 5 horas de Beach/pool break!

    Nessa edição o tema é ciências ômicas (metabolômica, proteômica, foodômica, cafeômica, petroleômica, sportômica etc). Estamos trazendo os melhores especialistas da área.

    Inscreva-se já e garanta a sua vaga, pois serão limitadas a um máximo de 100 inscrições.

    Confira a programação e todas as informações no site do evento: www.escola.brmass.com

    Fonte: Marcos Nogueira Eberlin - IQ/UNICAMP


  • 06/09/2017

    Minicurso: Análise de Especiação Elementar: Fundamentos e Aplicações

    O minicurso "Análise de Especiação Elementar: Fundamentos e Aplicações" que ocorrerá no EspeQBrasil 2017.

    Lembrete: Inscrições já estão abertas.

    Dia 10 de dezembro, das 14 às 17 horas.

    Ministrante: Prof. Dr. Pedro Vitoriano de Oliveira (Universidade de São Paulo).

    Visite a web page do 5º EspeQBrasil-2017 e confira as principais informações sobre o evento.

    Fonte: Amauri Antonio Menegário (CEA/UNESP)


  • 06/09/2017

    III Simpósio Nordestino de Pós-graduação em Química e Biotecnologia

    É com grande satisfação que o Programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas, no seu aniversário de 25 anos, convida para o III Simpósio Nordestino de Pós-graduação em Química e Biotecnologia.

    O tema central do evento será: "Diagnósticos, desafios e perspectivas para o fortalecimento da pesquisa em Química no Nordeste" e acontecerá de 07 a 10 de novembro de 2017, na UFAL (Maceió-AL).

    O evento contará com minicursos, palestras e mesa-redonda. Teremos a participação de palestrantes renomados de diversas universidades brasileiras e também de Portugal.

    Para maiores informações visite o site do evento.

    Submissão de resumos e inscrição com desconto até 25 de setembro de 2017. Os trabalhos serão selecionados em duas categorias, para apresentação oral e também na forma de pôster.

    Os melhores trabalhos serão premiados, e poderá ser contemplado com uma inscrição para 41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química que acontecerá em Foz do Iguaçu em 2018.

    Maiores informações: simposioppgqb@gmail.com

    Em anexo, encontram-se a programação e o cartaz de divulgação. Por favor, divulgue no seu programa de pós-graduação.

    Contamos com sua participação e divulgação do nosso evento!

    Fonte: Comissão organizadora do III Simpósio Nordestino de Pós-graduação em Química e Biotecnologia



  • 31/08/2017

    Semana da Segurança Química abre inscrições para eventos

    Já para participar dos minicursos é necessário aguardar até 18 de setembro para se inscrever

    A Semana da Segurança Química, que será realizada entre os dias 16 e 20 de outubro em São Paulo/SP, já abriu inscrições para os eventos que a compõem. Para participar, basta se inscrever separadamente nas atividades de seu interesse, entre painéis, palestras e seminários, no site da Fundacentro, em Próximos Eventos. Já para os minicursos, é preciso aguardar até 18 de setembro, quando serão abertas as inscrições. As orientações se encontram na área de Próximos Cursos do portal institucional.

    A íntegra da programação também está disponível, reunindo especialistas renomados, de diferentes instituições. “Queremos atualizar o público sobre os programas internacionais e mostrar como impactam na indústria, no governo e na sociedade em geral. Nesse cenário, o nosso foco principal é o trabalhador”, afirma o coordenador do evento, Fernando Sobrinho.

    No auditório, serão realizados dois painéis no dia 16, com uma única inscrição, e um terceiro em 18 de outubro, com inscrição separada. O primeiro tratará de atualidades em segurança química, abordando temas como Sistema Estratégico para Gerenciamento Internacional de Substâncias Químicas – Saicm e o Programa Atuação Responsável. O segundo será focado na intersetorialidade e regulamentação, apresentando as ações da Comissão Nacional de Segurança Química – Conasq, a questão da responsabilidade do profissional de química e um histórico sobre o benzeno.

    Já o terceiro relacionará segurança química, saúde e meio ambiente, em 18 de outubro, das 9h15 às 17h, mostrando parte do Programa Nacional de Prevenção da Silicose – Pnes e o projeto Carex sobre exposição a carcinogênicos. Também serão abordados temas como acidente ambiental com mercúrio, toxicologia ocupacional, convenções internacionais de Estocolmo, Roterdã e Basileia, e prioridades para a segurança química no setor de saúde.

    “A segurança química no mundo de hoje é norteada pelos programas e convenções da Organização Internacional do Trabalho – OIT e do Programa das Nações Unidas para o Meio ambiente – Pnuma. Eles impactam em nossa legislação e nas ações do governo, da indústria e dos sindicatos, atingindo a população como um todo e no nosso caso específico, o trabalhador”, explica o engenheiro da Fundacentro, Fernando Sobrinho.

    Todos esses temas serão abordados durante a Semana da Segurança Química. O ano de 2020 é referência para a implementação do Saicm, e a Organização das Nações Unidas – ONU já tem uma agenda para 2030 em que relaciona questões de segurança química. “É importante que os órgãos de decisão, entidades não governamentais, conselhos de classe e universidades conheçam esses temas. Hoje se fala muito em desenvolvimento sustentável e química verde, que estão vinculados à segurança química”, completa o coordenador.

    Também haverá a realização de dois seminários no auditório da Fundacentro, que contribuirão para essas discussões. O Seminário Segurança Química, Educação e Comunidade ocorre em 19 de outubro e discutirá como a educação pode atuar frente às emergências e aos venenos agrícolas. Outros pontos abordados serão o ensino de segurança química, com apresentações e debates com duas das principais universidades do Brasil - USP e UFRJ, o papel das ONG’s e sindicatos, as ações educativas da Fundacentro e o projeto Educação em Segurança Química da Conasq.

    Seminário sobre Prevenção de Acidentes Químicos, em 20 de outubro, possibilitará a discussão de acidentes químicos que ocorreram. Serão abordadas questões como a gestão de riscos em pequenas e médias empresas, os perigos da amônia, o controle de energias perigosas e descontaminação humana.

    A Semana da Segurança Química ainda oferecerá uma palestra sobre equipamentos de proteção química à pele no dia 17 de outubro, das 9h30 às 12h, e uma Rodada de Palestras sobre Segurança Química, na mesma data, das 9h às 17h45. Serão abordados diversos temas: transporte de produtos perigosos; Sistema Globalmente Harmonizado para Rotulagem de Substâncias Químicas – GHS; nanotecnologia; Convenção de Minamata sobre banimento e restrição de uso do mercúrio e seus compostos; e Convenção sobre Proibição de Armas Químicas.

    Ainda serão realizados três minicursos - trabalho em espaços confinadosferramentas para avaliação de riscos químicos (tool kit) e nanotoxicologia, – e um curso sobre Inflamáveis e a NR 20 (Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis).

    Fonte: Fonte: FUNDACENTRO


  • 31/08/2017

    XVI Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química - Rio de Janeiro

    No período de 5 a 8 de dezembro de 2017 realizaremos o principal evento científico da Regional RJ da SBQ, o XVI Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química - Rio de Janeiro, o qual pela primeira vez em nossa história será sediado na PUC-Rio.

    No evento teremos a participação como palestrantes de renomados pesquisadores de nossa comunidade científica, abordando temas variados.

    O envio de resumos para apresentação oral ou painéis pode ser feito até o dia 11 de Setembro de 2017.

    Para inscrições e maiores informações acesse http://metaeventos.net/sbqrio2017/ ou envie sua mensagem para sbqrio2017@metaeventos.net

    Fonte: David Rodrigues da Rocha (Secretário Regional SBQ-Rio)


  • 17/08/2017

    1º Simpósio Internacional em Investigações Químico-Farmacêuticas

    Univali sedia Simpósio Internacional em Investigações Químico-Farmacêuticas Primeiro Curso de Verão do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas ocorre na sequência, em dezembro. Inscrições já estão abertas (neste link).

    A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) sedia entre os dias 11 e 12 de dezembro, no Campus Itajaí, o 1º Simpósio Internacional em Investigações Químico-Farmacêuticas, que reunirá renomados palestrantes nacionais e internacionais, além de oportunizar espaço para divulgação de trabalhos científicos. Na sequência, entre os dias 13 e 15 de dezembro, ocorre o 1º Curso de Verão do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas. As inscrições para os eventos já estão disponíveis em www.simposioiiqf.com.br.

    O simpósio apresentará os avanços na área da pesquisa, o aprimoramento técnico-científico e suas contribuições para a sociedade. Temas relevantes e em evidência das ciências farmacêuticas e de áreas relacionadas estarão em discussão entre acadêmicos da graduação, pós-graduação, docentes e profissionais.

    O Curso de Verão é uma imersão para alunos da graduação e recém-formados, nas áreas de pesquisa do Mestrado e Doutorado em Ciências Farmacêuticas, e prevê palestras, minicursos e visitas aos laboratórios do Programa. As vagas são limitadas e a participação no simpósio é obrigatória aos candidatos do curso. A programação completa e as inscrições dos eventos estão disponíveis em www.simposioiiqf.com.br. Mais detalhes e conteúdos relacionados na fanpage www.facebook.com/simposiosiberoamericanosunivali/.

    Mais informações: (47) 3341-7557, na Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura.

    Fonte: Priscila de Souza (UNIVALI)


  • 10/08/2017

    XIX SBQT – Simpósio Brasileiro de Química Teórica 2017

    NOVA DATA LIMITE PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DOS RESUMOS: 10/AGOSTO/2017.

    O Simpósio Brasileiro de Química Teórica (SBQT), na sua XIX edição em 2017, completa 36 anos. O SBQT é um evento realizado a cada dois anos, sendo o mais importantes eventos na área de Química Teórica e Computacional no Brasil. Destina-se a reunir os pesquisadores de diversas áreas da pesquisa científica envolvendo Mecânica Quântica e Mecânica Estatística, Modelagem Molecular, Simulação Computacional de Sistemas Líquidos, Sólidos e Interfaces, Desenvolvimento de Algoritmos, entre outras e englobando inúmeras aplicações, desde modelos atômicos e moleculares, incluindo propriedades de equilíbrio e propriedades dinâmicas, mecanismos de reação química, modelagem de materiais de interesse acadêmico e tecnológico, estudos em nanotecnologia, de química e física de polímeros, materiais auto-organizados até sistemas macromoleculares e de interesse biológico, etc. Portanto, nesse simpósio, bem como nos anteriores a programação terá um caráter diversificado visando contemplar as diferentes linhas de pesquisa existente na comunidade de Química Teórica e Física Molecular do país.

    Mais informações

    Fonte: Antonio Carlos Borin (IQ-USP)


  • 10/08/2017

    5º Encontro Brasileiro sobre Especiação Química

    Abertas as inscrições para o EspeQBrasil-2017

    O Evento terá uma programação ampla e qualificada das mais recentes inovações sobre Especiação Química que agregam valor á diferentes áreas da Química e afins.

    É possível se inscrever através deste link.

    O 5º Encontro Brasileiro sobre Especiação Química (EspeQBrasil 2017) será realizado de 10 a 13 de Dezembro de 2017, em Águas de Lindóia/SP no Centro de Eventos Hotel Majestic. A cidade de Águas de Lindóia oferece famosas fontes de água mineral, que dizem ter sido levada à Lua a bordo da Apolo 11, em 1969. Além das águas hidrominerais, há inúmeros passeios em meio á natureza, esportes de aventura e o turismo rural. Localizada a 168 km de São Paulo, 8 km antes da divisa com Minas Gerais, Águas de Lindóia é uma das mais famosas estâncias hidrominerais do Brasil.

    Mais informações

    Fonte: Amauri Antonio Manegário (CEA/UNESP)


  • 10/08/2017

    3º Encontro Regional da SBQ - PA & 1ª Escola de Verão Paraense em Química

    A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Secretaria Regional de Química - Pará estão organizando "3º Encontro Regional da SBQ-PA" e a "1ª Escola de Verão Paraense de Química", no período de 27 a 30 de novembro, na Unidade II do Campus da Unifesspa, em Marabá. Os eventos vislumbrarão a criação de um cenário coletivo e dinâmico entre os diferentes sujeitos do ensino-aprendizagem (professores, universitários, técnicos administrativos, gestão administrativa e técnica; professores da rede pública federal, estadual e municipal; e integrantes da comunidade em geral), onde as principais metas elencadas para a educação superior contemporânea serão amplamente discutidas.

    As inscrições podem ser realizadas por meio eletrônico com o preenchimento da ficha de inscrição disponível neste link.

    Fonte: Patricia Santana Barbosa Marinho (UFPA)


  • 10/08/2017

    12ª Escola de Eletroquímica

    A 12ª Escola de Eletroquímica será realizada no Instituto de Química da Universidade de São Paulo do 4 a 8 de dezembro de 2017, em São Paulo. O evento é destinado a alunos de doutorado, recém-doutores e profissionais de indústria. Considerando que neste curso será desenvolvida parte teórica e experimental, o número máximo de participantes será de 25. Será realizada uma seleção prévia dos inscritos. Aqueles que forem selecionados e não residam na cidade de São Paulo receberão um auxílio que inclui alojamento e refeições.

    As inscrições serão aceitas até o 17 de setembro de 2 017. A programação completa, assim como outras informações pode ser encontrada na página do evento.

    Fonte: Roberto M. Torresi (IQUSP)


  • 10/08/2017

    V EnBraER - Encontro Brasileiro de Espectroscopia Raman

    No período de 03 a 06 de dezembro de 2017, na cidade de Campos do Jordão - SP será realizado o V EnBraER - Encontro Brasileiro de Espectroscopia Raman

    As inscrições e submissão de resumos já estão abertas.
    Edição especial na revista Vibrational Spectroscopy Elsevier.
    Premiação para os melhores trabalhos (Categorias: Graduação, Mestrado e Doutorado).
    Diárias com preço promorcional no Hotel sede do evento (a partir de R$ 55,00 em acomodação compartilhada).

    Visite nosso site: http://www.enbraer.org
    E-mail: contato@enbraer.org

    Fonte: Thiago de Oliveira Mendes (Universidade Brasil)


  • 20/07/2017

    3ª Escola de Química Computacional - Theory of new materials at atomistic level: Graphene, Graphene Defects and π-Conjugated Polyradical Systems

    As inscrições da 3a Escola de Química Computacional - Theory of new materials at atomistic level: Graphene, Graphene Defects and π-Conjugated Polyradical Systems foram prorrogadas até 15 de agosto. Não percam este evento!

    No período de 11 a 14 de dezembro de 2017 será realizada no Departamento de Química da FFCLRP-USP, em Ribeirão Preto, SP, a 3a Escola de Química Computacional - Theory of new materials at atomistic level: Graphene, Graphene Defects and π-Conjugated Polyradical Systems. Este evento contará com palestras de especialistas teóricos e experimentais, brasileiros e estrangeiros. O objetivo deste workshop é apresentar uma visão geral de diferentes métodos computacionais e técnicas experimentais de grafenos, defeitos em grafenos e poliradicalóides, assim como algumas aplicações mais impactantes. Haverá uma sessão de posters e uma sessão com a apresentação oral de trabalhos selecionados dos participantes.

    As inscrições estarão abertas no período de 15 de junho a 15 de agosto, e serão disponibilizadas 80 vagas. Maiores informações poderão ser encontradas em: http://3qc.iqm.unicamp.br/EQC

    Fonte: Sérgio Emanuel (FFCLRP-USP)


  • 06/07/2017

    XVI Encontro Regional de Química da SBQ-Rio

    O XVI Encontro Regional de Química da SBQ-Rio é o evento oficial bienal da Secretaria Regional da Sociedade Brasileira de Química no Rio de Janeiro, o qual teve sua primeira edição em 1982 e que vem ocorrendo desde então ao longo destes 35 anos de história. Na sua edição de 2017, o evento será sediado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), fato histórico por ser esta a primeira edição a ocorrer neste local.

    Os Encontros Regionais de Química da SBQ-Rio são o principal evento científico periódico da área de Química no Estado do Rio de Janeiro e, têm por finalidade, a disseminação do conhecimento na comunidade científica fluminense na área de Química, sendo de suma importância para a formação dos estudantes da área, para apresentação de trabalhos científicos e integração com os profissionais das diferentes instituições e regiões do estado.

    Mais informações

    Fonte: XVI Encontro Regional de Química da SBQ-Rio


  • 29/06/2017

    XIX SBQT – Simpósio Brasileiro de Química Teórica 2017

    Inscrições abertas!

    Já é possível fazer as Inscrições para o XIX SBQT (2017).

    Datas Limites para Inscrições e Submissão dos trabalhos: 31/Julho/2017

    **** Pesquisadores Doutores PAULISTAS ****
    Para elaborar o Projeto de participação coletiva junto à FAPESP solicitamos que: os pesquisadores doutores paulistas, que se possuem os requisitos para receber o auxílio, que se inscrevam e submetam seus trabalhos até: 15/Julho

    Mais informações

    Fonte: Nelson Henrique Morgon (UNICAMP)


  • 22/06/2017

    XII Encontro Brasileiro de Substâncias Húmicas Húmicas e Matéria Orgânica Natural, 16-20/10/2017 em Sinop-MT

    O XII Encontro Brasileiro de Substâncias Húmicas Húmicas e Matéria Orgânica Natural ( XII EBSH-MON) é uma ação conjunta entre o Grupo Brasileiro da International Humic Substances Society (IHSS) (http://www.humic-substances.org ), a EMBRAPA Agrossilvipastoril (MT), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Esse evento é organizado bienalmente e no ano de 2017 será realizado na sede da EMBRAPA Agrossilvipastoril em SINOP, MT.

    O tema principal do XII EBSH-MON é "A Matéria Orgânica e suas Multifuncionalidades", incluindo os seguintes temas: 1. Funções das SH e MON em diferentes ambientes e sua caracterização; 2. Funções da MON na dinâmica de metais e compostos antropogênicos no ambiente; 3. Dinâmica e função da Matéria orgânica e substâncias Húmicas em diferentes usos do solo; 4. Aplicações MON e SH na indústria e produção de fertilizantes e suas funções em sistemas de produção; 5. Função e dinâmica de Carbono e Nitrogênio Pirogênicos no ambiente. Como atividade pré-congresso será realizado um Workshop sobre "Biomassa Pirogênica" onde serão discutidos aspectos tais como Biochar e biorremediação de xenobióticos; Biochar e suas misturas na disponibilização de nutrientes; Carvão hidrotérmico e suas aplicações; CTC e CRA em biochar; Pirólise de resíduos agroindustriais; desenvolvimento de técnicas analíticas para caracterização de biomassa pirogênica; e legislação e protocolos analíticos para biochar.

    Mais informações

    Fonte: André Henrique Rosa (UNESP/Campus Sorocaba)


  • 01/06/2017

    3ª Escola de Química Computacional - Graphene, Graphene Defects, and Polyradicaloids – 11-14/12/2017 - DQ-FFCLRP-USP

    No período de 11 a 14 de dezembro de 2017 será realizada no Departamento de Química da FFCLRP-USP, em Ribeirão Preto, SP, a 3ª Escola de Química Computacional - Theory of new materials at atomistic level: Graphene, Graphene Defects and π-Conjugated Polyradical Systems. Este evento contará com palestras de especialistas teóricos e experimentais, brasileiros e estrangeiros.

    O objetivo deste workshop é apresentar uma visão geral de diferentes métodos computacionais e técnicas experimentais de grafenos, defeitos em grafenos e poliradicalóides, assim como algumas aplicações mais impactantes. Haverá uma sessãoo de posters e uma sessão com a apresentação oral de trabalhos selecionados dos participantes. As inscrições estarão abertas no período de 15 de julho a 14 de agosto, e serã disponibilizadas 80 vagas.

    Maiores informações poderão ser encontradas em: http://3qc.iqm.unicamp.br/EQC

    Fonte: Sérgio Emanuel Galembeck (USP)


  • 25/05/2017

    IX Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química (EPPEQ)

    A 9ª edição do Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química (EPPEQ) terá o tema: "Educação em Química: Repensando o Ensino, a Pesquisa e a Formação de Professores", e será realizada no campus de Sertãozinho do IFSP, entre 18 e 20 de outubro. O EPPEQ tem como objetivo articular os pesquisadores da área de Ensino de Química do estado de São Paulo, a fim de criar espaços de discussão e consolidar grupos regionais que possam contribuir para o fortalecimento desta área no estado, bem como propiciar elementos para fortalecimento e melhoria dos cursos de Licenciatura em Química e do ensino de química nas escolas de educação básica. O evento estimulará a interação de professores e grupos de pesquisa por meio de mesas redondas, debates, oficinas, palestras e apresentações de trabalhos nas categorias de pesquisa e relato de experiência.

    Outras informações podem ser obtidas no site do evento.

    Fonte: Paulo Sergio Calefi (IFSP - Campus Sertãozinho)


  • 04/05/2017

    First Pan American Nanotechnology Conference, Fundamentals and Application to Shape the Future

    The First Pan American Nanotechnology Conference, Fundamentals and Application to Shape the Future to be held from November 27th to 30th at Guaruja, Brazil. This conference will provide a venue for understanding nanotechnology and nanoparticles behavior in biological, chemical and environmental systems with the purpose to develop useful and sustainable applications throughout the Pan-American region. In this conference, educational, regulatory, social and economic aspects of sustainable nanotechnology applications will be also discussed. This conference will be the largest assemblage of participants from the Americas sharing knowledge and fostering collaboration to move forward the development and application of sustainable nanotechnologies with the final aim to solve societal challenges as well as protect and improve the environment and human health.

    Gathering of researchers, academicians, industrial members, and personnel from government and regulatory agencies from North, South and Central America to engage in interdisciplinary collaboration in the fields of nanomaterials, nanomanufacturing and nanotechnologies.

    Discussions and understanding of most current state of the art research findings, regulations and socio-economic aspects of the field of green nanomanufacturing, environmental, health and safety of nanotechnologies.

    Dissemination of knowledge about nanotechnology and nanomaterials interactions and behaviors with different biological, chemical and environmental systems;

    Empowerment of Pan American's regulatory agencies, researchers and industries about policies, social and economical aspects of the application of nanomaterials and nanotechnology in consumer products and industrial activities;


    More informations

    Fonte: Solange Kazumi Sakata (IPEN/CNEN-SP)


  • 04/05/2017

    6th Brazilian Conference on Natural products and XXXII RESEM

    On behalf of the organizing committee of the 6th Brazilian Conference on Natural products and XXXII RESEM, it is my pleasure to invite you to participate in this meeting.

    The conference will be held at the Federal University of Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo state, Brazil from November 5-8, 2017. The event is supported by the Division of Natural Products of the Brazilian Chemical Society (SBQ). The program comprises 07 plenary lectures, 13 short lectures and 12 oral presentations which will be chosen from contributed papers, besides 02 poster sessions.

    The 6th BCNP is a non-profit International Congress dedicated to promote the development of science, and the excellence of Natural Products Chemistry worldwide. We believe this is a good opportunity to discuss the subjects related to different aspects of the work on natural products, so it would be very interesting if you could join us in the event.

    More information

    Fonte: Warley de Souza Borges (UFES)



» Páginas  1

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299