Boletim Eletrônico
.: Especial :.

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ

























18/06/2010

 HOJE É DIA DO QUÍMICO!

Neste momento especial, em que se comemora o dia do Químico, é preciso destacar a excepcional contribuição de nossos colegas por diversas gerações para o desenvolvimento, consolidação e amadurecimento da química brasileira; e enfatizar o papel fundamental dos jovens químicos e de nossos estudantes no futuro desta fantástica ciência. Nesse dia, mais do que comemorar, devemos refletir sobre nossas responsabilidades individuais e coletivas para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, humana e com qualidade de vida.

Hoje é dia do Químico! Hoje é o seu dia! Parabéns!

Adriano D. Andricopulo
Editor do Boletim Eletrônico



Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


DIA DO QUÍMICO – MENSAGEM DO PRESIDENTE AOS SÓCIOS DA SBQ

          Quem é o profissional Químico?

          Costumamos identificá-lo como o estudioso de um ramo da ciência natural que se ocupa i) do entendimento da estrutura e propriedades das substâncias existentes na natureza; ii) da criação ou construção de moléculas que não existem (na natureza); e iii) da transformação das substâncias naturais e criadas. Para atingir esses objetivos, normalmente, nós, os Químicos, relacionamos estruturas (das substâncias) com suas propriedades; buscamos entender como as reações químicas acontecem e quais os efeitos de catalisadores e da energia nas transformações químicas. Esse conjunto de informações é consistente quando parte da comunicação desenvolvida entre parceiros e estudiosos da Química; é, porém, insuficiente na interlocução entre os profissionais da Química e o povo.

          No ensejo da data comemorativa do Químico, cabe-nos reiterar a importância do fortalecimento dos laços entre os Químicos e a sociedade, ressaltando a fundamentalidade da Ciência Química para o entendimento do mundo e do universo. Impende popularizar a consciência de que as transformações moleculares ou reações químicas são centrais para a produção de alimentos, remédios, combustíveis, metais; virtualmente, a todos os produtos manufaturados e extraídos. Divulgar que o setor industrial químico, no Brasil, é o terceiro que mais contribui para o PIB. Enfim, desmistificar a Química, assumindo e entendendo que ela nos acompanha do amanhecer ao pôr do sol e está em todas as nossas atividades.

          Proclamemos, desde já, o Ano Internacional da Química – 2011 – celebrando a arte e a ciência Química, suas contribuições fundamentais ao desenvolvimento do conhecimento humano, ao progresso econômico e à promoção saudável do meio ambiente. Ressaltemos que o desenvolvimento sustentável da Química é indispensável e possível. Dessa forma, estaremos contribuindo, neste Dia do Químico, 18/6/2010, para a melhoria do entendimento e da apreciação da Química pelo público brasileiro.

          Parabéns profissionais da Química, sócias e sócios da SBQ.


Cesar Zucco
Presidente da Sociedade Brasileira de Química




O Boletim Eletrônico da SBQ é um informativo oficial da Sociedade Brasileira de Química

Editor: Prof. Adriano D. Andricopulo
Para enviar sua contribuição acesse o formulário de divulgação


Você está recebendo este email porque você registrou-se em algum serviço online da SBQ. Se desejar receber este informativo, visite a página para a Inscrição, preencha as informações do formulário e clique em Inscrever. Se desejar parar de receber este informativo, visite a página para Inscrição, preencha o espaço no campo adequado e clique em Desinscrever. A SBQ respeita sua privacidade e não revela, vende ou repassa sua informação para qualquer pessoa, empresa ou instituição não-afiliada. Para questões, problemas ou sugestões sobre este serviço, por favor contate boletim@sbq.org.br

Copyright 2010 SBQ.Todos os direitos reservados.


SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299