Boletim Eletrônico

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ

29/06/2015



Revista Eletrônica da 38ª Reunião Anual da SBQ


Editorial

O planejamento da 38ª Reunião Anual da SBQ começou um ano antes ainda em Natal durante a 37ª RA. Foram várias reuniões, milhares de e-mails, centenas de cartas, inúmeros telefonemas. Um trabalho árduo e contínuo com algumas noites sonhando que tudo seria perfeito, outras madrugadas pensando no que poderia dar errado.

O evento é planejado contando com a participação voluntária de muitas pessoas. O impacto positivo causado nos participantes com novas ideias nos antigos projetos e novos planos para a carreira acadêmica é o melhor resultado da Reunião. Assim, não teria nenhum efeito a presença de ilustres palestrantes se a plateia estivesse vazia. Também não teria sentido ter uma excelente banda tocando para ninguém. Enfim, são realmente muitas as dúvidas que passam pela cabeça de quem está organizando um evento deste porte! É sem dúvida um longo ano até chegar o dia da abertura.

Felizmente quase duas mil pessoas vieram para Águas de Lindóia! As salas estavam cheias com as mentes fervilhando com novos pensamentos. Impossível ficar insensível com as palavras fortes do prêmio Nobel sobre a importância de buscar as melhores instituições durante a formação. Certamente planos diversos foram realizados durantes as inúmeras atividades. Novos projetos de colaboração foram delineados em computadores, guardanapos ou mesmos na pele da mão. Também foi bom ver os sorrisos pelos corredores e muitos dançando pela madrugada.

Nesta revista destacamos algumas das atividades que ocorreram durante a 38ª Reunião Anual. Foi preciso eleger algumas prioridades devido a restrições de espaço. Esta revista faz um registro histórico da 38ª RA, sendo uma excelente oportunidade para recordar ou para ver o que perdeu.

Quero agradecer aos meus colegas das Comissões Organizadora e Científica, à Diretora Executiva da SBQ, Sra. Dirce Campos, e a todos os funcionários da secretaria da SBQ em São Paulo. Agradeço também aos assessores ad hoc pela avaliação dos quase 1.500 resumos submetidos. Toda esta equipe é igualmente importante. FAPESP, CAPES e CNPq são valiosos parceiros no financiamento deste evento de forma contínua.

A atmosfera da RA foi tão leve e bem-humorada, que o Nobel convidado recebeu de presente uma lata de doce de leite, um presente bem brasileiro, que ele ergueu feliz como se fosse um outro prêmio. É por isso a imagem que escolhemos para a capa desta revista.

Foi muito gratificante receber elogios de diversos alunos e pesquisadores durante e após o evento. Contudo, o melhor foi ouvir acidentalmente ao caminhar pelos corredores dois alunos falando um ao outro do quanto estavam gostando do evento. Algo assim renova as energias e motiva para tentar fazer da 39ª Reunião Anual da SBQ um evento melhor! E já começamos a trabalhar para a 39ª RA que será realizada pela primeira vez na região Centro-Oeste de 30/maio a 02/junho de 2016 em Goiânia. Reserve esta data. Nos vemos em Goiânia!

Forte abraço,

Luiz F. Silva Jr
Secretário Geral da SBQ
Presidente da Comissão Organizadora da 38ª e da 39ª RAs






O Boletim Eletrônico da SBQ é um informativo oficial da Sociedade Brasileira de Química
Editor: Prof. Luiz Fernando da Silva Jr
Para enviar sua contribuição acesse o formulário de divulgação



Você está recebendo este email porque você registrou-se em algum serviço online da SBQ. Se desejar receber este informativo, visite a página para a Inscrição, preencha as informações do formulário e clique em Inscrever. Se desejar parar de receber este informativo, visite a página para Inscrição, preencha o espaço no campo adequado e clique em Desinscrever. A SBQ respeita sua privacidade e não revela, vende ou repassa sua informação para qualquer pessoa, empresa ou instituição não-afiliada. Para questões, problemas ou sugestões sobre este serviço, por favor contate boletim@sbq.org.br

Copyright 2015 SBQ. Todos os direitos reservados.


Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299