Boletim Eletrônico
Nº 1224

DESTAQUES:



Siga o

da SBQ



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ

16/06/2016



Revista Eletrônica da 39ª Reunião Anual da SBQ


Editorial


A escolha da Diretoria e Conselho da SBQ de realizar a 39ª Reunião Anual da SBQ em Goiânia foi uma decisão estratégica, pois o impacto gerado na região pela realização de um evento desse porte caberia dentre as ações que sempre nortearam a nossa Sociedade, tão brasileira, de química. O tema escolhido, "Criar e empreender" também trazia um importante desafio para a Comissão Organizadora. Durante os nove primeiros meses tudo foi organizado com muito entusiasmo e competência, sob a coordenação do nosso ex-secretário geral Luiz Fernando Silva Jr. que sempre primou pela excelência científica das RAs. Foram meses em que compartilhei com ele muitos dos sonhos e das frustrações de organizar um evento deste porte. Foram milhares de e-mails trocados, ideias fervilhando, comissão organizadora se empenhando muito para que pudéssemos ter um excelente encontro! O planejamento e execução do evento nos últimos três meses ficou sob minha coordenação. E foi uma das tarefas mais difíceis que assumi na vida. Um trabalho árduo e diário, com a ajuda da incansável Dirce Campos, que lutou comigo na linha de frente para que vencêssemos todos os desafios que o destino nos impôs. Chegar em Goiânia e, após quatro dias de evento, ver que tudo funcionou como inicialmente planejado pelo Secretário Geral e Comissão Organizadora, foi uma sensação de dever cumprido das mais prazerosas.

Esta revista destaca algumas das atividades que ocorreram durante a 39ª Reunião Anual. O desejo de registrar um pouco de cada um dos dias que passamos na cidade de Goiânia e no Centro de Convenções não pode ser totalmente satisfeito em função da limitação de espaço. Tivemos então a difícil tarefa de escolher entre algumas atividades, para guardarmos como recordação os momentos especiais que vivemos lá ou para termos consciência do que perdermos.

Quero agradecer a todos os meus bravos colegas das Comissões Organizadora e Científica, da Comissão Local – em especial à encantadora Cecília Oliveira, aos colegas de Diretoria e Conselho que ajudaram na etapa final, Aldo Zarbin, Luiz Henrique Catalani, Adriano Andricopulo e a secretaria da SBQ em São Paulo. Agradeço também aos assessores ad hoc pela avaliação dos 1000 resumos submetidos. Sem todos esses importantes personagens, a Reunião não teria acontecido. FAPESP, CAPES, FAPEG, CRQ e CNPq foram valiosos parceiros no financiamento deste evento, além das empresas destacadas nessa revista especial.

Da RA em Goiânia, só boas lembranças. Entre convidados, inscritos, alunos do ensino médio, mais de 2500 pessoas passaram por lá. Foram muitas atividades com salas lotadas, muitas discussões científicas (e políticas) de alto nível, mentes brilhantes se encontrando e se desafiando, muitas colaborações iniciadas, muitos elogios nos corredores... Além disso, muita emoção e empolgação em atividades que tocaram os presentes, como a Sessão de Homenagens – um quase encontro de família feliz, o discurso de posse do novo presidente aplaudido de pé, a atividade "SBQ na Escola". Nesta última, mais de 1000 alunos do ensino médio de escolas públicas de Goiás colocaram "a mão na massa" e realizaram experimentos incríveis organizados pelo Alfredo Mateus e Marlon Soares. A atividade emocionou a muitos, pois despertar a alma curiosa de jovens estudantes é um dos nossos mais belos papéis. A RA de Goiânia foi o primeiro congresso na vida de vários estudantes de química e áreas correlatas e ouvir de uma estudante de IC, ao voltar para seu laboratório de pesquisa, a frase: "Por favor, por favor, posso começar a trabalhar muito duro naquele projeto novo para poder ir a IUPAC no ano que vem?" renova as esperanças e fortalece a certeza de que estamos no caminho certo. Sim, foram dias intensos de encantamento com aquilo que nos move: a paixão pela química e a obstinação de fazermos para este mundo, um futuro melhor!

Que venha a IUPAC e a 40ª Reunião Anual da SBQ, em 2017. Nos vemos em São Paulo, em julho do ano que vem! Salve a data. Até lá!


Rossimiriam Pereira de Freitas
Comissão Organizadora da 39ª RA
Secretária Geral da SBQ



Veja agora tudo que foi destaque na
39ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química







O Boletim Eletrônico da SBQ é um informativo oficial da Sociedade Brasileira de Química
Editora: Profa. Rossimiriam Freitas
Para enviar sua contribuição acesse o formulário de divulgação



Você está recebendo este email porque você registrou-se em algum serviço online da SBQ. Se desejar receber este informativo, visite a página para a Inscrição, preencha as informações do formulário e clique em Inscrever. Se desejar parar de receber este informativo, visite a página para Inscrição, preencha o espaço no campo adequado e clique em Desinscrever. A SBQ respeita sua privacidade e não revela, vende ou repassa sua informação para qualquer pessoa, empresa ou instituição não-afiliada. Para questões, problemas ou sugestões sobre este serviço, por favor contate boletim@sbq.org.br

Copyright 2016 SBQ. Todos os direitos reservados.


Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299