|
A cada ano que passa o dia 8 de março vem conquistando maior importância e reconhecimento no calendário internacional. As operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque, que perderam suas vidas durante uma greve em 1857 onde reivindicavam melhores condições de trabalho, certamente jamais imaginariam que essa manifestação teria tamanha repercussão, e seria globalmente identificada como a data Ãcone da valorização da mulher na sociedade moderna.
A SBQ se une à s milhares de mensagens que certamente serão veiculadas nas diversas mÃdias, e também parabeniza nossas colegas por todas as suas importantes contribuições para a QuÃmica brasileira, e em particular, as contribuições para a própria SBQ. Apesar de reconhecer os inúmeros avanços conquistados nas últimas décadas, a desigualdade entre os sexos ainda é notável em vários paÃses, e em muitas profissões. Especificamente na QuÃmica, é importante destacar que ainda há muito espaço para o crescimento feminino, pois apesar das mulheres representarem a maioria na sociedade, as oportunidades ainda não têm sido equilibradas. É fundamental que as novas alunas/professoras/cientistas sejam cada vez mais alçadas em cargos de tomada de decisão em Universidades, Institutos de Pesquisas, Câmara dos Deputados, Senado, Ministérios, Academia Brasileira de Ciências, etc.
Esperamos que os avanços da participação das mulheres nas diversas atividades da sociedade sejam cada vez maiores, para que possamos definitivamente deixar os eventos de 8 de março de 1857 somente como um fato marcado na história.
Parabéns, mulher, por este e por todos os seus dias!
Aldo J.G. Zarbin
Secretário Geral da SBQ
Vitor F. Ferreira
Presidente da SBQ
|