.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 935

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


01/07/2010



1. VII Simpósio Interamericano de Biossólidos

O Instituto Agronômico, a Embrapa Meio Ambiente e a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária - ABES, têm o prazer de apresentar o VII Simpósio Interamericano de Biossólidos. O evento será realizado nos dias 26 a 28 de outubro de 2010, no Auditório “Otávio Tisseli Filho” no Instituto Agronômico - IAC, em Campinas/SP. Inscrições e programação disponiveis em www.infobibos.com/sibio


Fonte: Aline R. Coscione Gomes (Instituto Agronômico)



2. Curso de Extensão–UFRJ - Ressonância Magnética Nuclear: do espectro às estruturas

Este curso tem como finalidade dar um treinamento básico (teórico e prático) para a operação de espectrômetros de Ressonância Magnética Nuclear (RMN).
Professores: Dra. Luzineide W. Tinoco (NPPN/UFRJ) e Dr. Alviclér Magalhães (IQ/UNICAMP)
Duração: 30 horas
Período: 19 a 23 de julho de 2010
Horário: das 9 às 17 horas
Público Alvo: Estudantes de Pós-Graduação e profissionais da área de Química ou áreas afins.
Requisitos: 1-Graduação em Química ou áreas afins / 2-Ter feito curso básico de Ressonância Magnética Nuclear
Inscrições: Preencher ficha de inscrição (www.nppn.ufrj.br) e enviar por e-mail para Profa. Luzineide (lamar@nppn.ufrj.br).
Observações: As vagas são limitadas a 20 participantes e somente poderão participar do curso os inscritos que receberem a confirmação de inscrição. Serão usadas como critérios para a confirmação de inscrição a ordem de cronológica da solicitação de inscrição e a formação/conhecimentos na área de espectroscopia. A data limite para o envio da ficha de inscrição é até o dia 15/07/2010.


Fonte: Luzineide W. Tinoco (UFRJ)



3. CTC/PUC-RIO promove Seminário Internacional de Epistemologia e Educação de Ciências e Curso de Aperfeiçoamento em Educação em Química


Profissionais irão discutir o ensino de Ciências no Ensino Médio

Seminário Internacional de Epistemologia e Educação de Ciências

     Nos dias 19 e 20 de julho de 2010, professores da PUC-Rio, PUC-SP, IFETQ-RJ, UFRJ, UNIJUI, UFMG, IFRJ e UFG irão debater temas voltados à Educação em Ciências (Química, Física e Biologia) no Nível Médio no IV Seminário Internacional de Epistemologia e Educação de Ciências. O perfil do professor, a qualidade do ensino, sentidos e significados para o conhecimento escolar científico e semiótica na Química são alguns dos temas que serão discutidos no seminário.
     A iniciativa é do Decanato do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), representado pelo Professor Reinaldo Calixto de Campos, do Departamento de Química. Entre os palestrantes, já estão confirmados os seguintes profissionais: Luis Claudio Ribeiro (UFRJ), Waldimir Araujo Neto (IFRJ), Otavio Aloísio Maldaner (UNIJUI), Eduardo Fleury Mortimer (UFMG), Alda Junqueira Marin (PUC-SP), Agustina Rosa Echeverría (UFG), Reinaldo Calixto de Campos (PUC-Rio) e João Augusto Gouveia (UFRJ). O seminário será das 8h30 às 17h, no auditório do RDC na PUC-Rio. São oferecidas 150 vagas e as inscrições podem ser feitas no site www.ctc.puc-rio.br/QuimicAqui, ao custo de R$ 30.

Local: PUC-Rio – Auditório do RDC
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea
Inscrições e Programação: www.ctc.puc-rio.br/QuimicAqui
Telefone: (21) 3527-1305 (Bluma Gamerman)


Curso de Aperfeiçoamento em Educação em Química

     Dando continuidade a esta iniciativa, de 21 a 26 de julho acontece o Curso de Aperfeiçoamento de Educação em Química. Voltado para profissionais ativos em sala de aula ou licenciandos de Química, o curso irá debater, por meio de palestras, seminários e projetos, alguns conceitos básicos em Química e tratar do instrumental didático adequado à introdução desses conceitos no ensino médio.
     O Curso terá 80 horas de duração, sendo 40 horas presenciais e 40 horas à distância. Ele é gratuito e será oferecido das 8h às 18h, no auditório no Centro Técnico Científico da PUC (CTC/PUC-Rio), na Gávea. São 35 vagas e haverá uma pequena ajuda de custo, para refeição e transporte. As inscrições devem ser feitas no site www.ctc.puc-rio.br/QuimicAqui.
     Conceitos fundamentais de Química, história da ciência e da técnica, novas didáticas e tecnologias de facilitação do aprendizado de Química, assim como projetos em ensino de Química são os temas definidos. Estão confirmadas a participação dos professores José Guerchon (Colégio Eliezer e PUC-Rio), Roberta Ziolli (Depto de Química, CTC/PUC-Rio), João Augusto Gouveia (Instituto de Química, UFRJ), Tatiana Saint Pierre (Depto de Química, CTC/PUC-Rio), Otávio Versiane (IFETQ-RJ), José Marcos Godoy (Depto de Química, CTC/PUC-Rio) e Reinaldo Calixto de Campos (Depto de Química, CTC/PUC-Rio).

Local: PUC-Rio – Auditório do CTC/PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225, Prédio Cardeal Leme, 12º andar, Gávea
Inscrições e Programação: www.ctc.puc-rio.br/QuimicAqui
Telefone: (21) 3527-1305 (Bluma Gamerman)


Fonte: Maria Estrella (Approach - CTC/PUC-Rio)







SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299