.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 937

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


15/07/2010



1. II Semana da Química CAC/UFG

Será realizado no período de 27 setembro a 01 outubro de 2010, na cidade de Catalão/GO, a segunda edição da Semana da Química do CAC/UFG. O intuito é que o evento permita uma maior interação entre as instituições envolvidas, consolidando-se como um espaço de reconhecimento, divulgação e debates na área de Química. Desta forma, a cada ano, o evento pretende agregar atividades, e trazer ao público participante as oportunidades e os desafios do profissional da química. A programação conta com mini-cursos, oficinas, palestras e mesas redondas. Maiores informações: quimicacac@gmail.com ou http://www.catalao.ufg.br/quimica/evento


Fonte: Richele Priscila Severino (UFG-CAC)



2. Semana de Química da UNEB 2010

A Semana de Química da UNEB (SQU) é um evento que vem sendo realizado periodicamente no estado da Bahia, como atividade extensionista organizada por estudantes de graduação, pós-graduação, egressos e professores do Curso de Licenciatura em Química da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), para a integração e inserção da comunidade de Química aos avanços científicos e tecnológicos. O Período de Inscrição é de 30 de agosto a 17 de setembro de 2010.
Maiores informações www.squneb.multiply.com ou através do e-mail: squneb@yahoo.com.br


Fonte: Adriana Vieira dos Santos (IFBA)



3. Curso Biodiesel – Obtenção e Análise de Qualidade, edição 2010, BOA - 2010

O Instituto de Química (IQ) e a Escola de Química (EQ) da UFRJ abriram inscrições até 19 de julho para o curso Biodiesel – Obtenção e Análise de Qualidade, edição 2010, BOA.2010. O curso é voltado para graduandos e pós-graduandos em Química e áreas afins. As aulas vão acontecer do dia 02 a 06 de agosto de 2010, das 8h às 17h, com carga horária total de 40 horas, no IQ/UFRJ. A sessão de abertura do curso vai acontecer no 6ª andar do Bloco A, do CT, na sala 633. Fazem parte do conteúdo um ciclo de palestras com os especialistas da área, assim como experimentos de obtenção e análise de biodiesel. As inscrições devem ser feitas até o dia 19 de julho pelo site http://prh01.prh.ufrj.br/evento/boa.2010.


Fonte: Jussara Lopes de Miranda (IQ-UFRJ)



4. III Encontro sobre Selênio e Telúrio

O III Encontro sobre Selênio e Telúrio será realizado em Florianópolis, na bela ilha do estado de Santa Catarina entre os dias 29/11 a 01/12/2010 na praia dos Ingleses. Este encontro tem como principais objetivos promover a integração entre estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores que desenvolvem pesquisas nas áreas de Química, Bioquímica, Farmácia, Materiais e Alimentos envolvendo os elementos Selênio e Telúrio. Além disso pretende estabelecer uma ampla discussão sobre as tendências e inovações nesta área. O hotel que abrigará o encontro é o PraiaTur. O site do III ESeTe é http://www.qmc.ufsc.br/esete3.


Fonte: Antonio Luiz Braga (UFSC)



5. XIX Congresso Ítalo Latino-Americano de Etnomedicina “Fernando Cabieses Molina”

Organizados por um comitê formado por docentes de universidades italianas e latino-americanas, os Congressos SILAE (Società Ítalo-Latinoamericana di Etnomedicina) têm como objetivo valorizar o potencial das plantas medicinais e alimentares, ainda pouco conhecidas, do continente latino-americano. O Congresso é também um espaço para encontro de pesquisadores italianos e latino-americanos com interesses comuns nas áreas de articulação (antropologia, etnobotânica, fitoquímica, produtos naturais marinhos, farmacognosia e alimentos). Para tal o evento se propõe a estabelecer contatos com empresas, instituições e universidades que mantêm o mesmo objetivo, assim como promover o intercâmbio de informações e visitas científicas dos participantes dos diversos países. O evento será realizado de 6 a 10 de setembro de 2010 em Cagliari, Sardenha, Itália. Veja mais informações em www.silae.net


Fonte: Luca Rastrelli (UNISA, Itália)




6. Está no ar, o número suplementar da Revista Eletrônica de Química Orbital, dedicada ao III Workshop Norte, Nordeste e Centro-Oeste de Síntese Orgânica - IIIWSO

É com satisfação que anunciamos que o número suplementar da Revista Eletrônica de Química Orbital (http://www.orbital.ufms.br), dedicada ao III Workshop Norte, Nordeste e Centro-Oeste de Síntese Orgânica - IIIWSO, já está no ar! O evento ocorreu nos dias 25 e 26 de março deste ano na cidade de Maceió-AL e foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Química e Biotecnologia - PPGQB - da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Confira o site do evento pelo endereço http://clientes.dmd2.com.br/3wsoufal/.
Neste número estão apresentados os resumos do evento submetidos à Orbital (Orbital - Vol. 2 No. Suppl. 1 - MARCH 2010) que podem ser acessados através do link http://www.orbital.ufms.br/index.php/dqi.
Confiram!!!
Lembramos que o próximo evento, IV WSO, será em 2012, em Campo Grande-MS. Abraços a todos e até a próxima!


Fonte: Marcelo Siqueira Valle (UFAL)




7. VIII Workshop em Física Molecular e Espectroscopia

Encontram-se abertas as inscrições para o VIII Workshop em Física Molecular e Espectroscopia, que será realizado no período de 23 a 26 de novembro deste ano em Curitiba, PR. As inscrições deverão ser efetuadas através da página http://www.wfme.ufba.br/viiiwfme/. As datas importantes são 13/08/2010 - Limite para o envio de trabalhos 20/08/2010 - Notificação de aceite 27/08/2010 - Limite para pagamento de inscrição (após esta data os valores serão majorados em 50%) O e-mail para contato é viiiwfme@fisica.ufpr.br.


Fonte: Marcio Henrique Franco Bettega (UFPR)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299