.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 943

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


26/08/2010



1. XXIV Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química – MG

A data limite para envio de resumos e inscrição com desconto no XXIV Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química – MG (XXIV ERSBQ) foi prorrogada para o dia 30/08/2010. O XXIV ERSBQ acontecerá na Universidade Federal de Viçosa – UFV (Viçosa – MG), entre os dias 30 de outubro e 01 de novembro de 2010. Neste ano o tema será: "Integração e Desafios da Química em Minas Gerais". Paralelamente às atividades do evento acontecerá o I Workshop em Agroquímica e a Reunião da Rede Mineira de Química. Demais informações estão disponíveis no site do evento ou podem ser obtidas pelo e-mail: ersbq2010@ufv.br


Fonte: Reinaldo Francisco Teófilo (UFV)


2. 6º Encontro de Coordenadores de Cursos de Graduação em Química

18 e 19 de outubro de 2010

CONVITE

A SBQ e o CRQ da 4a Região convidam a todos os Coordenadores de Cursos de Graduação em Química e demais interessados a participarem do 6º ENCONTRO DE COORDENADORES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA, que se realizará nos dias 18 e 19 de outubro próximo, na sede do CRQ da 4a Região, na Rua Oscar Freire, 2039, SP, Capital. Os temas principais do encontro serão “Ações para o Ano Internacional da Química, AIQ-2011”, e “O Químico e o Professor de Química para as próximas décadas”. Haverá discussão em Grupos. As inscrições estarão abertas, brevemente, pelo site da SBQ.


Fonte: Vera Pardini (IQ-USP)


3. VII Semana de Química da UNESP de Bauru

A VII Semana de Química da UNESP de Bauru será realizada entre os dias 27 de Setembro e 01 de Outubro de 2010, e tem como objetivo difundir o conhecimento e os avanços tecnológicos da Química entre os alunos de graduação e pós-graduação, através de palestras e mini-cursos ministrados por professores com grande reconhecimento em suas áreas de atuação. Maiores Informações.


Fonte: Luiz Carlos da Silva Filho (FCBA-UNESP)


4. Curso de Cromatografia Gasosa Bidimensional Abrangente na Universidade Feevale

Curso de Cromatografia Gasosa Bidimensional Abrangente na Feevale, será ministrado pelos professores Philip Marriott (RMIT, Austrália), Professora Elina Bastos Caramão (UFRGS), Professora Cláudia Alcaraz Zini (UFRGS) e Professora Carin von Mühlen (Universidade Feevale). O professor Philip Marriott é um dos pesquisadores com maior produção científica mundial na área, além de ter desenvolvido o primeiro modulador criogênico.
A primeira parte do curso será em português e ministrado pelas professoras brasileiras (dia 11). A segunda parte do curso será em inglês, ministrada pelo Professor Philip Marriott, porém com tradução simultânea (dia 18).
Mais informações


Fonte: Carin von Mühlen (Universidade Feevale)


5. Conferências Bienais Allen Debus - 2a. edição

Em agosto de 2008, ao comemorarmos o centenário de nascimento do patrono do CESIMA, foram inauguradas as Conferências Bienais Allen Debus, a serem realizadas sempre nesse mês. Dedicadas a tópicos de História da Química, objetivam-se a homenagear dois grandes estudiosos: tanto o Prof. Simão Mathias, inspirador da criação de nosso Centro, quanto o Prof. Allen Debus que, desde o início apoiou nossas atividades.
A conferência inaugural foi proferida pelo Professor emérito do University College London, Piyo Rattansi. A edição 2010 das Conferências contará com a participação da Profa. Dra. Patrícia Aceves Pastrana, da Universidad Autónoma Metropolitana de México, Unidade Xochimilco, assim como da Profa. Dra. Bernadette Bensaude-Vincent, da Université Paris Ouest/Institut universitaire de France.
Na ocasião faremos ainda o lançamento do livro: Simão Mathias Cem Anos: Química e História da Química no início do século XXI, SBQ/CESIMA, organizado por Ana Maria Alfonso-Goldfarb, Márcia H. M. Ferraz, Maria Helena Roxo Beltran e Andréa Paula dos Santos.

Programa

24 de Agosto (3ª. Feira), Casa das Rosas, Av. Paulista, 37
19 horas: Inauguração da 2ª. Edição das Conferências Bienais Allen Debus e lançamento de livro em homenagem ao Prof. Simão Mathias

25 de agosto (4ª. Feira), Campus Consolação da PUC-SP
Rua Caio Prado 102, auditório principal, 1º. Andar

- 14 horas: Conferência Profa. Dra. Patrícia Aceves Pastrana:
"Farmácia e industria en México 1780-1939"

- 16 horas: Conferência Profa. Dra Bernadette Bensaude-Vincent
"The public face of Eighteenth-Century Chemistry"

- 18 horas: Encerramento

Mais informações: cesima@pucsp.br, ou telefone (11) 3211 0511


Fonte: Márcia H.M. Ferraz (PUC-SP)







SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299