.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 950

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


14/10/2010


1. 3º. Encontro Especial de Química Medicinal de São Carlos (SancaMedChem2010)

O 3º. Encontro Especial de Química Medicinal de São Carlos (SancaMedChem2010) será realizado no Instituto de Química de São Carlos/USP, entre os dias 11 e 12 de Novembro de 2010. Clique aqui para ver o programa do Encontro.
Este Evento científico é uma iniciativa do Instituto de Química de São Carlos e tem como principal característica fortalecer-se como uma atividade satélite do Simpósio Brasileiro em Química Medicinal (BrazMedChem). O SancaMedChem, desde sua primeira edição em 2006, tem, entretanto, um caráter de escola. O modelo implementado tem garantido seu sucesso que pode ser observado através da participação de um grande número de alunos dos diferentes níveis de formação. Além de prestigiar novos pesquisadores, o evento também tem destacado a participação de cientistas estrangeiros, que muito têm contribuído para o desenvolvimento da Química Medicinal no país.
Em 2010, contaremos com a participação do Prof. K. Barry Sharpless, ganhador do Prêmio Nobel de Química em 2001. O cientista apresentará suas contribuições para a síntese de moléculas complexas, com trabalhos que se colocam em paralelo às valiosas descobertas para a síntese orgânica via reações de Heck e Suzuki, e a reação de acoplamento de Negishi (cujos autores ganharam o Prêmio Nobel de Química em 2010).
Nesse contexto, a síntese em química medicinal faz-se mister na gênese planejada de fármacos que, integrada aos métodos computacionais que também serão prestigiados no Evento, configura o estado da arte em descoberta e desenvolvimento de novos fármacos.
Essa memorável e oportuna visita reflete, claramente, os anseios e a pujança da comunidade de químicos medicinais do Brasil em contribuir para o desenvolvimento da farmacoterapia no país. Este será um evento isento de taxa de inscrição.
As palestras serão proferidas em inglês, sem tradução para o português.
Para registrar-se envie um email com o assunto “SancaMedChem2010” para carlos.montanari@pq.cnpq.br e solicite a inscrição. Como trata-se de um Evento especial, o número limite de participantes está restrito a 60 delegados.


Fonte: Carlos Montanari (IQSC-USP)


2. 16º Simposio Latino Americano de Aplicações Bioanalíticas da Eletroforese Capilar - LACE 2010

O LACE 2010 será realizado de 03 a 07 de Dezembro de 2010 no Jurere Beach Village, em Florianópolis, e reunirá mais de 30 palestrantes internacionais discutindo os avanços e aplicações bioanalíticas da eletroforese capilar.

Maiores informações


Fonte: Emanuel Carrilho (IQSC-USP)



3. 1ª Escola NanoMundo Curitiba

O Grupo de Filmes e Nanoestruturas Magnéticas, atuante nos programas de Pós-Graduação em Física e Engenharia e Ciências dos Materiais da Universidade Federal do Paraná, está organizando a 1ª Escola NanoMundo Curitiba, a ser realizada de 22 a 26 de novembro de 2010 no Campus Centro Politécnico em Curitiba – PR.
A Escola acontecerá dentro de um contexto internacional de colaboração científica Brasil-França com o apoio do Acordo CAPES-COFECUB estando direcionada a estudantes de pós-graduação em diversas áreas de pesquisa.
Este evento visa promover uma discussão simultânea e interdependente sobre os aspectos teóricos e experimentais das técnicas de crescimento e de caracterização de sistemas nanoestruturados. Estes aspectos serão abordados por pesquisadores renomados da área de Nanociência e Nanotecnologia, através de palestras e da participação em demonstrações experimentais em aulas práticas em diversos laboratórios de pesquisa. Haverá também a apresentação de trabalhos científicos na forma de painéis que serão publicados em um livro de resumos e que conterá ainda as notas de aulas das palestras proferidas.
É previsto auxílio financeiro aos participantes. As inscrições vão até o dia 12 de novembro de 2010.
Evento parcialmente financiado por CNPq, CAPES-COFECUB e Fundação Araucária e UFPR.

Maiores informações


Fonte: Dante Homero Mosca Junior (UFPR)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299