.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 951

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


21/10/2010


1. Curso avançado: “A Transformação da Biomassa na Plataforma Bioquímica da Biorrefinaria”

O curso avançado “A Transformação da Biomassa na Plataforma Bioquímica da Biorrefinaria”, promovido pela Sociedade Ibero-Americana para o Desenvolvimento das Biorrefinarias – SIADEB, será realizado na Escola de Engenharia de Lorena – EEL-USP, no período de 29/11 a 03/12/2010.
Os Cursos Avançados SIADEB estão preferencialmente dirigidos aos profissionais (MSc., PhD., ou experiência equivalente) e a estudantes de pós-graduação que demonstrem interesse pelo tema das Biorrefinarias.
Neste curso específico o foco será colocado na plataforma bioquímica da Biorrefinaria, dando especial atenção à caracterização da biomassa, o seu tratamento/frac ionamento e bioconversão.
As vagas estão limitadas a 30 alunos. As inscrições deverão ser realizadas de 13/10 a 01/11/2010 através do site http://advancedcourses.siadeb.org/


Fonte: Priscila Vaz de Arruda (EEL-USP)


2. Simpósio "Tendências Recentes em Química de Produtos Naturais" no Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais (NPPN) da UFRJ

Na edição deste ano, serão focalizados temas relativos à biodiversidade na Mata Atlântica, à pesquisa de produtos naturais em redes temáticas, regulação de metabolismo de compostos secundários e à metabolômica.
O evento será realizado dia 12 de novembro de 2010, às 9h00 na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências da Saúde, 2º andar, bloco K, Auditório Hélio Fraga, Ilha do Fundão.
Maiores informações.


Fonte: Emanuel Carrilho (IQSC-USP)



3. 2nd Brazilian Workshop on Olefin Polymerization

O 2nd Brazilian Workshop on Olefin Polymerization será realizado em Bento Gonçalves, RS (Brazil) de 07 à 10 de novembro de 2010. Este workshop tem como principais objetivos promover a integração entre estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores que desenvolvem pesquisas na área das poliolefinas na América Latina bem como estabelecer uma ampla discussão sobre as tendências e inovações nesta área. O formato do workshop baseia-se em 06 Conferências Plenárias, 04 Conferências Convidadas, e 02 Comunicações convidadas com duração de 60-90 min, os quais serão ministrados por pesquisadores de renome internacional. Maiores detalhes.


Fonte: Osvaldo Casagrande (IQ-UFRGS)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299