.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 959

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


16/12/2010


1. BRASONN 2011: Brazilian School of Nanosciences and Nanotechnologies

A BRASONN é uma escola de alto nível, em Nanociências e Nanotecnologias, voltada para estudantes de pós-graduação e recém doutores, brasileiros e estrangeiros. A BRASONN é uma iniciativa da PUC-Rio em colaboração com o MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia) e o PROGRAMA ARCUS BRASIL-REGIÃO RHÔNE-ALPES 2007, e com o apoio da FAPERJ, CNPq, CAPES e Petrobras. A BRASONN acontecerá de 7 a 20 de fevereiro de 2011, na PUC do Rio de Janeiro.
O objetivo deste projeto é o de estabelecer novos laços entre as Universidades brasileiras e aproximá-las dos organismos da região de Grenoble e de Lyon, buscando uma parceria em torno dos temas Nanociências e Nanotecnologias, através de um programa de intercâmbio de professores e estudantes. Seu objetivo é atrair jovens cientistas brasileiros trabalhando no campo da Nanociência e estabelecer novos laços entre a cidade do Rio de Janeiro e outros centros de excelência brasileiros e europeus.
Bolsas para a participação no curso, incluindo transporte aéreo, acomodação e despesas de alimentação, serão concedidas aos candidatos selecionados. Participantes de universidades francesas serão patrocinados pelo programa PROGRAMAARCUS BRASIL-REGIÃORHÔNE-ALPES 2007. As empresas que desejarem também poderão inscrever seus pesquisadores doutores mediante pequena taxa de inscrição. Mais informações sobre inscrições, no site do evento.
Esta escola de duas semanas é destinada a proporcionar formação para estudantes de pós-graduação e pós-doutorado e jovens cientistas de laboratórios e universidades brasileiras e francesas no domínio das NANOCIÊNCIAS e NANOTECNOLOGIAS, nas áreas de Física, Materiais, Biologia e Química. O Comitê Científico da BRASONN é formado por renomados pesquisadores e professores em Nanociências e Nanotecnologias de universidades brasileiras e francesas.
A primeira Escola Brasileira de Nanociências e Nanotecnologias servirá também para discutir, no contexto nacional, o ensino desses temas em programas de graduação como já vem acontecendo na UFRJ e na PUC-Rio que, no ano de 2010, lançaram, respectivamente, o bacharelado e a Engenharia em Nanotecnologia.
Os colegas de universidades e de institutos de pesquisa de todo o Brasil interessados em apresentar palestras, minicursos e aulas práticas, devem responder para brasonn@ele.puc-rio.br com uma proposta até 27/12/2010, incluindo, tema, resumo, recursos necessários e duração prevista para a sua participação.


Fonte: Ricardo Bicca de Alencastro (UFRJ)
















SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299