.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 967

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt







capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


17/2/2011


1. 6ª Escola de Verão em Química

A 63ª Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2008, proclamou o ano de 2011 como o "Ano Internacional da Química (AIQ)" e, em seguida, sob o tema "Química para um mundo melhor", foi lançada pela UNESCO e IUPAC, uma campanha mundial para "celebrar as realizações da química e suas contribuições para o bem estar da humanidade". Com espírito voltado para a celebração do AIQ 2011, ocorrerá em Salvador, BA, no per íodo de 14 a 17 de fevereiro de 2011, no PAF 3 do Campus de Ondina, a 6ª Escola de Verão em Química, com a participação de conferencistas da Bahia, de outros estados e países. A programação inclui dez cursos, conferências e simpósios. Trata-se de um momento privilegiado para o debate de temas atuais, à luz da ciência e, também, para o intercâmbio de experiências envolvendo a produção científica e tecnológica de universidades, empresas e instituições de pesquisa. O evento é realizado pelo Núcleo de Pesquisas em Química Analítica da Bahia (NQA), Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energia e Ambiente, Sociedade Brasileira de Química - Regional Bahia (SBQ-BA) e Programa de Pós-Graduação em Química da UFBA do Instituto de Química, com apoio do CNPq, Fapesb, Pronex, UFBA, UNEB, UESB, IFBA, UFRB e CRQ-BA.
Informações adicionais na secretaria do evento (71) 3283-6805, e-mail pgquim@ufba.br, ou na página www.escoladeveraoqa3.ufba.br.


Fonte: Mauricio Moraes Victor (UFBA)


2. III Jornada de História da Ciência e Ensino

O Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência e o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da PUCSP convidam para a III Jornada de História da Ciência e Ensino: propostas, tendências e construção de interfaces. O evento será realizado nos dias 21, 22 e 23 de julho de 2011.
Contribuições da história da ciência na educação tem sido bastante valorizadas, como expressam as Orientações Curriculares para o Ensino Médio e as Diretrizes curriculares para o Ensino Superior. Com isso, propostas de interação entre essas duas áreas, pautadas em diferentes correntes pedagógicas e em algumas perspectivas historiográficas, tem sido apresentadas tanto no exterior como em nosso país.
Entretanto, as possibilidades de construção de interfaces entre história da ciência e ensino apenas começaram a ser delineadas. Acreditamos que um caminho para explorar essas possibilidades em profundidade seria estreitar o diálogo entre educadores e historiadores da ciência. Assim, pensando num primeiro momento desse diálogo, surgiu a proposta das Jornadas de História da Ciência e Ensino, agora em sua terceira edição. Mais um momento para professores, educadores, historiadores da ciência, estudantes de graduação e de pós-graduação apresentarem suas propostas de trabalho, suas reflexões, as atividades que estão desenvolvendo em sala de aula, e também as dificuldades e inseguranças que enfrentam.

Inscreva-se com desconto e submeta seu trabalho até 28/2 pelo site http://www.pucsp.br/jornadahcensino


Fonte: Maria Helena Roxo Beltran (PUC-SP)


3. 75th Prague Meeting on Macromolecules: Conducting Polymers - Formation, structure, properties, and applications


Em Julho deste ano, será realizada a reunião centrada no estudo da formação, estrutura, propriedades e aplicações de polímeros condutores. A reunião é organizada pelo Instituto de Macromoléculas da República Tcheca.

Symposium organizers: Jaroslav Stejskal, Miroslava Trchová
Maiores informações


Fonte: Gustavo Morari do Nascimento (UFMG)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299