.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 971

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt







capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


17/3/2011


1. 3rd Latin American Pesticide Residue Workshop (LAPRW)

O Congresso Latino Americano sobre Resíduos de Pesticidas – Alimentos e Meio Ambiente (The Latin American Pesticide Residue Workshop – Food and Environment) (LAPRW) é um fórum bianual para discussão dos conceitos atuais e dos desenvolvimentos futuros na área de resíduos de pesticidas em alimentos e meio ambiente. O objetivo deste evento é a troca de informações, experiências e estratégias, através da presença conjunta de representantes da indústria, do governo e da academia. Constitui-se, assim, uma grande oportunidade para reunir em um mesmo evento palestras de renomados cientistas dessa área, informações de órgãos reguladores da América Latina, USA e Europa, bem como o acesso aos pontos de vista não apenas da academia, mas também dos órgãos de saúde pública, agricultura e do comércio internacional de commodities.

A primeira edição foi realizada em Santa Maria – RS em 2007 e a segunda em Santa Fé na Argentina em 2009, com mais de 400 participantes de 25 nacionalidades. A terceira edição será realizada de 8 a 10 de Maio de 2011, em Montevideo – Uruguai. O envio de resumos pode ser feito até 8 de abril.

Para maiores informações consulte o site http://www.laprw2011.fq.edu.uy, ou contate pizzutti@quimica.ufsm.br.


Fonte: Ionara Pizzutti (UFSM))


2. VIII Simpósio Brasileiro de Farmacognosia e o I International Symposium of Pharmacognosy

O Simpósio Brasileiro de Farmacognosia é um evento tradicional de repercussão nacional e internacional realizado a cada dois anos e conta com cerca de 1000 (mil) participantes. Dada a importância do evento, a demanda da internacionalização foi bastante clara desde o primeiro congresso. As pesquisas realizadas no Brasil, país detentor da grande biodiversidade, cria espaço para desenvolver o potencial biotecnológico do país. Este evento proporcionará o estabelecimento de novas colaborações e a inserção dos estudantes de pós-graduação nas inovações das áreas.

O VIII Simpósio Brasileiro de Farmacognosia e a primeira versão internacional vem consolidar uma demanda dos pesquisadores, estudantes, profissionais, gestores e legisladores, que visam a melhoria do ensino e pesquisa das áreas envolvidas para a geração de produtos biotecnológicos. O Brasil dispõe atualmente de competência científica forte e crescente nas universidades e institutos de pesquisa em Ciências da Vida. Entretanto, mesmo com a Lei de Inovação aprovada, o País ainda não teve a agilidade necessária para transferir o conhecimento científico acumulado nas ICT´s para a indústria e converte-lo em desenvolvimento tecnológico. O Brasil, como um País emergente, ainda não possui domínio total das tecnologias avançadas em todos os segmentos da biotecnologia, no que diz respeito à aplicação dos conhecimentos na geração de produtos/processos e serviços, com exceção da agricultura, parte dos programas de saúde humana e animal (vacinas) e produção de biocombustíveis.

O progresso da Farmacognosia associada à Biotecnologia no Brasil só poderá ser acelerado se os esforços entre governo, comunidade científica, sociedade civil e empresas forem conjugados visando à discussão e o desenvolvimento de projetos em parceria, de maneira produtiva, criando ambiente favorável a novos investimentos para o desenvolvimento e/ou adaptação de tecnologias, ampliando a competitividade e garantindo a dinamicidade deste segmento. Sendo assim, este Simpósio da SBFgnosia2011, com a co-participação da Sociedade Brasileira de Biotecnologia, e das sociedades alemã - GA (Society for Medicinal Plant and Natural Product Research); americana – ASP (The American Society of Parmacognosy) e francesa - AFERP (Association Francophone Pour l'Enseignement et la Recherche en Pharmacognosie) espera catalisar o processo de interação entre pesquisadores nacionais e internacionais de renome bem como a interação universidade-empresa, uma vez que deverá ocorrer a participação de diretores de P&D e Inovação, assim como órgãos legisladores e reguladores.

O VIII Simpósio Brasileiro de Farmacognosia e I International Symposium of Pharmacognosy será realizado no UNIQUE PALACE, em Brasília, Distrito Federal, no período de 10 a 14 de agosto de 2011.

As inscrições estão abertas: http://www.sigaeventos.com.br/VIII_SBFGNOSIA/


Fonte: Vanderlan da S. Bolzani (UNESP)


3. Chemistry of Coastal Zones: There is only one week left for abstracts to be submitted to the 242nd ACS National Meeting!


Chemistry of Coastal Zones
At 242nd ACS National Meeting & Exposition
Denver, Colorado


August 28, 2011 – September 1, 2011
Abstract Deadline: March 21, 2011


Dear Colleagues,

I am glad for inviting you to join us and share your research results and progress in your research at the 242nd ACS National Meeting in Denver, CO, August 28 – September 1, 2011, in the symposium Chemistry of Coastal Zones [ENVR012]. Organizer: Jailson B. de Andrade, jailsondeandrade@gmail.com.
This symposium is focused in the ocean-continent and ocean-atmosphere interactions, as well as chemical contamination of water column, sediments and marine organisms.
The topics that will be covered in this session, but not limited to, are:
i) Ocean-continent and ocean-atmosphere interactions;
ii) Contaminants of emerging concern, especially endocrine disrupting compounds and their effects in the biota; trace metals speciation and their fluxes, bioavailability and fate in coastal systems.

Abstract submission is open now through March 21, 2011: Follow the link (http://abstracts.acs.org) to sign in using your ACS ID and password, or you may create an ID on the abstract submission webpage. For meeting registration and accommodations, visit www.acs.org/meetings. Other inquiries should be directed to Jailson B. de Andrade, DSc, Professor of Chemistry, jailsondeandrade@gmail.com National Institute of Science and Technology for Energy and Environment, http://www.inct.cienam.ufba.br/; http://www.btsinstitutokirimure.ufba.br/; Instituto de Química, UFBA, Campus Universitário de Ondina 40.170-290, Salvador, Bahia, Brazil


Fonte: Jailson B. de Andrade (UFBA)



4. Escola de Modelagem Molecular e Cálculos de Estrutura Eletrônica de Moléculas e Sólidos

Temos o prazer de convidá-los para participar do workshop intitulado "Modelagem Molecular e Cálculos de Estrutura Eletrônica de Moléculas e Sólidos", a se realizar no Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos nos dias 21 e 22 de março. As palestras serão ministradas pelo Dr. Mario Barbatti (Max-Planck-Institut für Kohlenforschung) e Dr. Daniel Tunega (Institute of Inorganic Chemistry – Slovak Academy of Sciences), versando tanto sobre aspectos básicos dos modelos como sobre o uso de implementações computacionais para a realização dos cálculos.
Maiores informações.


Fonte: André Farias de Moura (DQ/UFSCar)









SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299