.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 973

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt







capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


31/3/2011


1. 3rd Brazilian Conference on Natural Products

The Scientific and organizing committees cordially invite you to attend the 3rd Brazilian Conference on Natural Products (3rd BCNP) and the XXVIX Annual Meeting on Micromolecular Evolution, Systematics and Ecology (XXVIX RESEM) to be held in Ouro Preto, MG from October 29th to November 2nd of 2011.

The BCNP is a biennial meeting sponsored by the Division of Natural Products of the Brazilian Chemical Society (SBQ), and is part of the celebrations for the International Year of Chemistry – 2011 in Brazil. Renowned national and international scientists will attend the meeting aiming to promote the development of science, and the excellence of Natural Products Chemistry in Brazil.

More information


Fonte: Comissão Organizadora - 3rd Brazilian Conference on Natural Products


2. Workshop em Energias Alternativas - POSMAT

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais (POSMAT) programou para a os dias 07 e 08 de abril – quinta e sexta-feira o “Workshop on Alternatives Energies” o evento é promovido pelo Programa e uma iniciativa do Núcleo de Nanotecnologia da Unesp. Contará com a presença de dois dos mais renomados pesquisadores internacionais na área de energia, armazenamento e dispositivos nanométricos, David Cahen e Franco Decker, que vão ministrar um minicurso aos alunos de pós-graduação e demais interessados.

Maiores informações


Fonte: Seção Técnica de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências (UNESP)


3. XVIII SIBEE – Simpósio Brasileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica

De 28 de agosto a 01 de setembro de 2011 será realizado o XVIII SIBEE – Simpósio Brasileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica, em Bento Gonçalves – RS. O prazo para envio de trabalhos encerra-se em 28 de abril de 2011.
Maiores informações podem ser obtidas em http://www6.ufrgs.br/xviii-sibee/, ou pelo e-mail sibee18@gmail.com.


Fonte: Simone Stülp (Univates)



4. Inscrições abertas para o “PUC por um dia”

Evento acontece dia 15 de abril e inscrições são gratuitas

A partir de hoje, 28 de março, estão abertas as inscrições para alunos do Ensino Médio interessados em participar do “PUC por um dia”. Tradicional evento da universidade católica do Rio de Janeiro, a nona edição reforça a iniciativa de trazer pais, professores e estudantes a conhecerem de perto todos os departamentos, bibliotecas, laboratórios e demais órgãos acadêmicos da PUC-Rio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do site http://www.puc-rio.br/diapuc. As inscrições podem ser feitas individualmente pelos estudantes interessados ou em grupo através da escola que queira participar. A programação completa do evento está em fase final de definição e estará disponível no site a partir do dia 04 de abril.

O “PUC por um dia” acontece dia 15 de abril, das 8h às 17h, no campus da Gávea, onde diversos estandes estarão montados com experiências, projetos e protótipos diversos que serão apresentados aos alunos, além da opção de participar de workshops e palestras ao longo do dia. Arquitetura e Urbanismo, todas as 12 Engenharias do CTC/PUC-Rio, Comunicação Social, Informática, Artes & Design, Física, Matemática, Química, Educação, Filosofia, Letras, Artes Cênicas, Psicologia, Teologia, Administração, Direito, Economia, Geografia, História, Instituto de Relações Internacionais, Serviço Social, Sociologia e Política são alguns dos cursos participantes do evento.

Ensino, pesquisa e empreendedorismo estão presentes no dia a dia da PUC-Rio e o contato direto com pesquisadores de diferentes áreas torna o “PUC por um dia” um evento rico em conteúdo e informação. “O “PUC por um dia” revela-se uma excelente oportunidade de esclarecimento para alunos que queiram conhecer melhor cada carreira e, assim, decidir o que prestar no Vestibular 2011”, declara Carmen Fagundes, Coordenadora Administrativa do Decanato do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) e responsável pelo evento.

Cerca de 40 mil alunos de escolas públicas e particulares já participaram do “PUC por um dia” desde a sua primeira edição, em 2004. No ano passado, o evento contou com cerca de 5.500 alunos e 200 professores de aproximadamente 250 escolas diferentes.

Serviço:
PUC POR UM DIA
Data: 15 de abril
Horário: Das 8h às 17h
Local: PUC-Rio – Universidade Pontifícia Católica
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea
Inscrições e Programação: http://www.puc-rio.br/diapuc
E-mail: piuespuc@puc-rio.br


Fonte: Maria Estrella (Approach)


5. 23rd International Symposium on Pharmaceutical and Biomedical Analysis (PBA 2011 Brazil)

On behalf of the organizing committee of the 23rd International Symposium on Pharmaceutical and Biomedical Analysis (PBA 2011 Brazil), that will be held from October 9th to the 12,th in João Pessoa, Paraiba, Brazil, we would like to inform that the early bird registration is now open. Brazilian residents will be able to pay by bank payment slip. Soon, we will inform you how the non Brazilian residents will pay the registration.

Please notice the all abstracts presented at the symposium (either oral or poster presentations) are eligible to be submitted as a full paper to the special issue of the Journal of Pharmaceutical and Biomedical Analysis , which will be peer-reviewed following its conventional rules.

More information about PBA 2011 Brazil can be found at the webpage www.pba2011.com


Fonte: Quezia Bezerra Cass (UFSCar)


6. Ano Internacional da Química – PUCSP 2011

Projeto: Química como atividade humana: na história, na sociedade, nas artes, na sala de aula
Coordenação: Profa. Dra. Maria Helena Roxo Beltran


Abertura das atividades dia 6 de abril:

Das 15 às 17:30h – Oficinas para estudantes, professores e público em geral

17:40h – Palestra Retortas alquímicas na ciência do Seiscentos ministrada pela Profa. Dra. Ana Maria Alfonso-Goldfarb
Resumo: No ambiente fervilhante que deu origem à ciência moderna, a transformação da sociedade através de novas formas de ensino era um dos temas favoritos. Sem dúvida, esse ensino renovado contava em suas fileiras com a nova cosmologia e a ciência mecânica, mas também com a chamada filosofia experimental que, por sua vez, incluiu conhecimentos e fazeres alquímicos. Pretendemos trazer nesta palestra alguns exemplos dessa composição renovada dos saberes em que, apesar de parecer estranho aos olhos modernos, a alquimia teve um papel de máxima importância.

19h00 – Lançamento do livro História da Ciência: tópicos atuais (LF Editorial/ Capes), organizado por M.H.R. Beltran, F. Saito e L.S.P. Trindade

A PUCSP que conta, no Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência (CESIMA) ligado ao Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência, com destacado grupo de pesquisadores em História da Química, participa das comemorações do Ano Internacional da Química com uma série de oficinas e de palestras relacionadas à História da Química e organizadas em torno dos seguintes eixos temáticos: Química, história e sociedade, Elaboração de conhecimentos sobre a matéria na história e suas interfaces com outras áreas do conhecimento, História da química e ensino.

Estudantes e professores dos diferentes níveis de ensino, profissionais e pesquisadores da área e todos que se interessem por conhecer um pouco mais sobre a Química e sua história são muito bem vindos às comemorações do Ano Internacional da Química na PUCSP.

Para ver programa completo e fazer sua Inscrição acesse http://aiqnapucsp.blogspot.com/


Fonte: Maria Helena Roxo Beltran (PUCSP)









SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299