.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 974

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt







capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


7/4/2011


1. Mini-symposium Molecular Simulation - 2011

Como um evento satélite à reunião anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica (SBBq), organizaremos o mini-simpósio "Molecular Simulation" na quarta-feira, dia 4 de maio de 2011, no Instituto de Química - USP, São Paulo-SP. A participação é gratuita e aberta para todos interessados. Veja a programação completa.

Informações adicionais podem ser obtidas com os organizadores:

Guilherme Menegon Arantes: garantes@iq.usp.br
Fernando Luis Barroso da Silva: fernando@fcfrp.usp.br
Hugo Verli: hverli@cbiot.ufrgs.br


Fonte: Guilherme Menegon Arantes (IQ-USP)


2. Workshop "Olhares da Química" em homenagem aos 70 anos da Profa. Nídia Franca Roque

O Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia realizará no dia 06/04, a partir das 15 horas, o Workshop "Olhares da Química" em homenagem aos 70 anos da Prof. Nídia Franca Roque. Nesse evento, os professores e estudantes do Instituto de Química darão sua visão particular sobre a química e suas fronteiras. Após o workshop ocorrerá o lançamento do livro "Substâncias Orgânicas: Estrutura e Propriedades" de autoria da Profa. Nídia Franca Roque.


Fonte: Marcos Malta (IQ-UFBA)



3. CTC/PUC-Rio mostra vantagens das profissões da área de exatas no "PUC por um dia"

Evento gratuito permite a alunos do ensino médio conhecer melhor as profissões que lidam com ciência e tecnologia e, assim, auxiliá-los na escolha da graduação ideal

No dia 15 de abril, das 8h às 17h, acontece, no campus Gávea da PUC-Rio, o "PUC Por Um Dia", evento que visa a oferecer aos alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares uma aproximação com diversas carreiras, com estandes que mostram experiências, protótipos e resultados de pesquisas. O evento traz ainda palestras e workshops que prometem auxiliar esses jovens na difícil escolha da carreira. Para a ocasião, o Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), que reúne todas as 12 engenharias oferecidas pela universidade, além dos departamentos de Física, Química, Matemática e Informática, preparou uma programação exclusiva, dinâmica e rica em informações para estudantes, pais e professores. As inscrições são gratuitas e já estão abertas a todos os interessados, que obrigatoriamente devem estar cursando o ensino médio.

Palestras, visitas a laboratórios e estandes estão na programação do CTC

A programação completa do CTC/PUC-Rio para o "PUC por um dia" pode ser consultada no site http://www.puc-rio.br/diapuc/programacao/index.html, clicando nos respectivos departamentos que integram o Centro Técnico Científico da PUC-Rio. Assuntos em destaque na atualidade terão espaço nas apresentações: radioatividade, importância global do petróleo enquanto matriz energética, saúde ambiental da Baía de Guanabara e Inteligência Computacional na solução de problemas da Engenharia serão alguns dos temas abordados pelos palestrantes, que irão esclarecer dúvidas e apontar a importância de profissionais bem capacitados na solução de questões vigentes mundialmente.

Os alunos interessados em entretenimento digital poderão participar de três palestras interativas para entender melhor como funciona a nova geração de jogos e quais são as áreas mais atraentes do mercado da computação, que está em expansão. Já os estudantes curiosos a respeito do funcionamento prático de determinadas áreas terão acesso aos laboratórios de Fibra Ótica, de Microscopia Eletrônica (DEMa), e ao Laboratório de Robótica, onde são desenvolvidos os robôs da Equipe RioBotz, campeã em competições nacionais e internacionais.

No Laboratório Móvel do curso de Engenharia Ambiental serão realizadas análises e exposições de equipamentos como o trator anfíbio, que irá conduzir os alunos, durante todo o dia, em uma investigação geofísica, com um radar, para mostrá-los a geologia do Campus. Para apresentar aos alunos alguns desafios matemáticos, o Departamento de Matemática do CTC/PUC-Rio fará uma Olimpíada Relâmpago, das 9h às 10h, que incluirá entrega de prêmios. Além da competição, haverá uma palestra para apontar as inúmeras oportunidades de trabalho para aqueles que escolherem cursar o bacharelado em matemática, mostrando que a carreira acadêmica não é a única opção.

Durante o evento, os estudantes terão ainda contato com projetos e experiências desenvolvidos por professores e alunos do CTC/PUC-Rio, além de visitas aos laboratórios e palestras diversas. O vídeo "Ver o Invisível" irá discutir a importância da radiação infravermelha em aplicações como detecção de gases. Aqueles interessados em Física, por sua vez, terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o acelerador de partículas LHC e os potenciais de novos descobrimentos. Para saber tudo que acontece no primeiro período de Engenharia do CTC/PUC-Rio, que faz parte do Ciclo Básico, o LIENGE – Laboratório de Engenharia também ficará aberto para expor aos futuros estudantes como será seu início na profissão.

Serviço:
PUC POR UM DIA
Data: 15 de abril
Horário: Das 8h às 17h
Local: PUC-Rio – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea
Programação: http://www.puc-rio.br/diapuc/programacao/index.html
E-mail: piuespuc@puc-rio.br


Fonte: Maria Estrella (Approach)


4. I Workshop de Biotecnologia em Produtos Farmacêuticos: Desenvolvimento, Produção e Regulamentação

Com objetivo de integrar, de forma pioneira, os conhecimentos dos setores especializados da academia com o setor produtivo da área de medicamentos. Considerando o caráter multidisciplinar da Biotecnologia, este evento vem a contribuir com as diversas áreas do conhecimento, convidando palestrantes de diferentes segmentos, como o de saúde, química, meio ambiente e empreendedorismo, a fim de atender demandas diversificadas, na cadeia de desenvolvimento biotecnológico farmacêutico.

O evento acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de maio de 2011 no Seara Praia Hotel, em Fortaleza-CE.

Maiores informações


Fonte: Claudia do Ó Pessoa (UFC)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299