.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 977

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt







capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


28/4/2011


1. XVI Simpósio Brasileiro de Química Teórica – 30 Anos – SBQT 2011

O XVI Simpósio Brasileiro de Química Teórica, SBQT 2011, ocorrerá no Centro de Convenções de Ouro Preto, no período de 20 a 23 de Novembro de 2011. O evento é destinado aos pesquisadores e estudantes que trabalham nas áreas de Química Teórica e Física Molecular.

Datas importantes:

- 25 de abril a 20 de maio de 2011 – Inscrições e Envio de Resumos.
- 20 de maio a 20 de junho – Avaliação dos trabalhos submetidos.

Para maiores informações visite o site: http://www.sbqt.net


Fonte: Hélio Anderson Duarte (UFMG)


2. 1ª Escola de Inverno em Ecologia Química

A 1ª Escola de Inverno em Ecologia Química ocorrerá no Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, de 20 a 24 de Junho de 2011, e contará com a presença de renomados especialistas nacionais e internacionais, que ministrarão cursos durante os dias do evento. A escola é destinada fundamentalmente para alunos de graduação e pós graduação, e tem como principal objetivo a capacitação, treinamento e fortalecimento dos estudantes nessa área notadamente multidisciplinar.

Maiores informações ou através do e-mail: eineq2011@gmail.com


Fonte: Paulo Henrique Gorgatti Zarbin (UFPR)



3. Inscrições abertas para o Fórum de Educação em Química 2011

Evento acontece dia 14 de julho, abordando o tema "Formação do Professor e Estratégias para o Ensino da Química"

Em comemoração ao Ano Internacional de Química, o Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), promove o "Fórum de Educação em Química 2011", voltado para professores do ensino médio e com vagas limitadas. O evento conta com o apoio do Banco Itaú e acontece dia 14 de julho, na PUC-Rio, das 9h às 18h, com o objetivo de debater entre os profissionais de educação como aumentar o interesse dos jovens pela Química.

Composto por palestras, seminários e mesa redonda, o encontro contará com a presença de profissionais qualificados na área. A abertura do professor Gerson de Souza Mol, diretor da Divisão de Ensino de Química, da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), dará início ao evento com a palestra "Evolução da Educação em Química no Brasil: Origens, Discussões Atuais e Desafios".

Em seguida, estão previstas palestras dos professores Per Christian Braathen, da Universidade Federal de Viçosa, José Guerchon e André Silva Pimentel, ambos do Departamento de Química do CTC/PUC-Rio. O primeiro aborda a "Aprendizagem Significativa de Química" e os membros da PUC apresentam o seminário "Projeto Mídias Digitais/Divulgação de Software", no qual tratam do uso de tecnologias modernas de ensino.

A professora Salete Linhares Queiroz, do Instituto de Química de São Carlos/USP, apresenta o seminário "Estudo de Casos: Metodologia Inovadora no Ensino de Química". O evento se encerra com uma mesa redonda para um debate sobre "Perspectivas do Ensino de Química no Brasil".

As inscrições estão limitadas a 200 vagas e podem ser feitas até 10 de julho através deste link.

Clique aqui para obter mais informações ou através do e-mail piuespuc@puc-rio.br


Fonte: Maria Estrella (Approach)


4. Ano Internacional da Química – PUCSP 2011

Projeto: Química como atividade humana: na história, na sociedade, nas artes, na sala de aula
Coordenação: Profa. Dra. Maria Helena Roxo Beltran

A PUCSP que conta, no Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência (CESIMA) ligado ao Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência, com destacado grupo de pesquisadores em História da Química, participa das comemorações do Ano Internacional da Química com uma série de oficinas e de palestras relacionadas à História da Química e organizadas em torno dos seguintes eixos temáticos: Química, história e sociedade, Elaboração de conhecimentos sobre a matéria na história e suas interfaces com outras áreas do conhecimento, História da química e ensino.

Estudantes e professores dos diferentes níveis de ensino, profissionais e pesquisadores da área e todos que se interessem por conhecer um pouco mais sobre a Química e sua história são muito bem vindos às comemorações do Ano Internacional da Química na PUCSP.

Programação de maio
Dia 4 de maio a partir das 15h00:

A arte da destilação

Profa. Dra. Laís S. P. Trindade e Profa. Ms. Sonia Tonetto
Oficina para estudantes e professores das 15h00 às 17h30
Local: Laboratório de Química (2º. Andar do prédio II)

Química das tintas na história: o tempero das cores
Profa. Ms. Regiane Caire
Para o público em geral das 15h00 às 17h30
Local: Sala 14 (1º. Andar do prédio II)

Química e sociedade
Prof. Dr. Alfredo Maiorano
Palestra às 17h40 (aberta ao público em geral)
Local: Auditório Principal da FCET (corredor de entrada do campus)

Para ver programa completo e fazer sua inscrição acesse http://aiqnapucsp.blogspot.com/


Fonte: Maria Helena Roxo Beltran (PUCSP)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299