.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 983

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt







capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


16/6/2011


1. CTC/PUC-Rio promove palestra em comemoração ao Ano Internacional da Química


Para comemorar o Ano Internacional da Química, o Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) promove, no dia 27 de junho, palestra que compõe o ciclo "Fronteiras da Pesquisa em Química". A palestra é gratuita, aberta ao público e será realizada às 15h, na sala 772 do Prédio Cardeal Leme, na PUC-Rio, na Gávea.

A palestra, "Amazônia: diversidades e desafios ambientais", apresentada pelo Prof. Dr. Adalberto Luis Val (UEA), diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), irá abordar as adaptações da fauna amazônica às modificações do meio ambiente (naturais e por intermédio do homem).


Fonte: Ana Carla da Silva Pereira (Assessoria de Imprensa CTC/PUC-Rio)



2. Curso Diseño y Desarrollo de Fármacos Basado en Productos Naturales

O Curso Diseño y Desarrollo de Fármacos Basado en Productos Naturales, será ministrado pelos Prof. Drs. José Luis López-Pérez y Arturo San Feliciano (Departamento de Química Farmacéutica. Facultad de Farm acia. CIETUS, Universidad de Salamanca. España) e realizado em Itajaí-SC de 27 de junho a 1 de julho de 2011 (30 horas), pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), por meio do Programa de Mestrado em Ciências Farmacêuticas e Curso de Farmácia, com apoio da Rede RIBIOFAR/CYTED/CNPq.

Maiores informações através dos e-mails: cechinel@univali.br ou cechinelfilho@gmail.com.


Fonte: Valdir Cechinel Filho (UNIVALI)



3. II Escola de Inverno de Separações

Estão abertas as inscrições para a II Escola de Inverno de Separações, que ocorrerá entre os dias 25 e 28 de julho de 2011, no Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP.

Para inscrição, programação ou obter mais informações acesse a página do evento em: www.eisep.com.br


Fonte: José Alberto Fracassi da Silva (IQ-UNICAMP)



4. Inscrições de trabalhos para o Congresso Internacional de Tintas vão até 15 de julho

Profissionais da cadeia de tintas e pesquisadores acadêmicos interessados em apresentar seus estudos e desenvolvimentos no 12º Congresso Internacional de Tintas, parte da ABRAFATI 2011, ganharam um tempo adicional para a sua inscrição. O prazo para submeter os resumos à apreciação do Comitê Científico foi prorrogado até o dia 15 de julho, atendendo às sugestões e solicitações de diversos potenciais participantes.

O novo prazo vale tanto para apresentações orais quanto para aquelas sob a forma de pôster. Os resumos para avaliação devem ter de 20 a 30 linhas e informar o título do trabalho, o autor principal, coautores e a instituição ou empresa a que estão ligados.

O Congresso realiza-se de 21 a 23 de novembro de 2011, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site www.abrafati2011.com.br


Fonte: Fabio Humberg (ABRAFATI)



5. 2º Fórum Regional de Química - CRQ3

Em 18 de junho é comemorado o Dia Nacional do Químico. Esta data refere-se à criação da Lei 2.800 de 18 de junho de 1956, na qual se instituiu o Conselho Federal de Química (CFQ), os Conselhos Regionais de Química (CRQs) e a regulamentação do exercício da profissão de químico.

Em comemoração a esse dia, o Conselho Regional de Química da 3ª Região promoverá o 2º Fórum Regional de Química, que será realizado no período de 13 a 17/06/2011. Serão realizados palestras, painéis de debate e premiações aos profissionais da química que se destacaram e contribuíram de forma relevante na área, no último ano.

Maiores informações


Fonte: Tatiane Simões P. de Aguiar (CRQ3)



6. VII Encontro Brasileiro de Ecologia Química

Acontecerá no período de 04 a 07 de dezembro de 2011 em Niterói, Rio de Janeiro, o VII Encontro Brasileiro de Ecologia Química.

O VII EBEQ será constituído por uma programação abrangente, envolvendo conferências, simpósios, apresentações orais e painéis. Diversos temas relevantes da Ecologia Química serão abordados, destacando-se dentro da pesquisa aplicada a utilização de semioquímicos na agricultura (controle de insetos-pragas, plantas daninhas e fungos), no controle de pragas da saúde pública e veterinária (mosquito da dengue, carrapatos e vetores da leishmaniose), assim como os avanços científicos em ecologia química marinha e a identificação e síntese de compostos de defesa de organismos diversos. Trará ainda novas abordagens como trabalhos incluindo a genômica e uma discussão sobre os aspectos evolutivos e integrados da comunicação química.

Maiores informações


Fonte: Angelica Ribeiro Soares (UFRJ)



7. CTC/PUC-Rio comemora Dia do Químico com ciclo de palestras

Evento será no dia 17 de Junho com entrada franca

Em comemoração ao Dia do Químico, no dia 18 de junho, e ao Ano Internacional da Química, o Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), por meio do Departamento de Química, realizará um ciclo gratuito de palestras de química no dia 17 de Junho, com entrada franca.

O evento será no auditório Padre Anchieta, na PUC-Rio, das 9h às 17h. Haverá cerimônia de Prêmios e Distinções, seguida de três palestras ao longo da manhã. A primeira será ministrada pela Profª Drª Ângela Wagener, Diretora do Departamento de Química da PUC-Rio, com o tema "Marie Curie", em homenagem à cientista de origem polonesa que conquistou dois Prêmios Nobel por seu trabalho com radioatividade, especificamente a descoberta dos elementos químicos rádio e polônio na primeira década do século XX.

Na palestra seguinte, o Prof. Dr. Ângelo da Cunha Pinto, da UFRJ, abordará o tema "A Química no Brasil: Antecedentes e Atualidade". A terceira palestra será ministrada pelo aluno Wilian Augusto Cortopassi, que falará sobre "Estudos por modelagem molecular de potentes candidatos a inibidores do receptor do fator do crescimento epidérmico", trabalho premiado na reunião da SBQ de 2011.

O evento contará também com uma mesa redonda que discutirá o tema "A Química no Cenário Nacional na Próxima Década" e será mediada pela Profª Drª Ângela Wagener e composta pelos professores doutores da PUC-Rio: Fernando Cosme Rizzo Assunção, do Departamento de Engenharia de Materiais e diretor do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE/Ministério da Ciência e Tecnologia), e Reinaldo Calixto de Campos, do Departamento de Química e Decano do CTC/PUC-Rio. A mesa será complementada pelo Prof. Dr. Ricardo Santelli, da UFRJ e Membro do Comitê Assessor de Química do CNPq, Prof. Dr. Luiz Carlos Dias, da Unicamp e coordenador da área de Química da CAPES, e pelo Chefe da Divisão de Química do CENPES/Petrobras, Dr. Mauro Rocha.


Fonte: Ana Carla da Silva Pereira (Assessoria de Imprensa CTC/PUC-Rio)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299