.: Eventos :.
Boletim Eletrônico
Nº 984

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt







capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


30/6/2011


1. 16º Encontro Nacional de Química Analítica – 16º ENQA

Estão abertas as inscrições para o 16º Encontro Nacional de Química Analítica – 16º ENQA, que ocorrerá entre os dias 23 e 26 de Outubro de 2011, no Campos do Jordão Convention Center, localizado na cidade de Campos do Jordão, estado de São Paulo.

Para conhecer a programação, inscrição, submissão de resumos e para obter mais informações, clique aqui e acesse a página do evento.


Fonte: Pedro Vitoriano de Oliveira (IQ-USP)



2. IX Workshop em Física Molecular e Espectroscopia

Encontram-se as inscrições para o IX Workshop em Física Molecular e Espectroscopia, que será realizado em Vitória (ES) no período de 08 a 11 de Novembro de 2011.

Maiores informações


Fonte: Comitê Organizador (IX WFME)



3. "A Química em Tudo" no Instituto de Química da UFRJ

O evento e a exposição "A Química em tudo" - a UFRJ no Ano Internacional da Química - tem como objetivo principal divulgar a importância dos processos químicos e das novas tecnologias desenvolvidas no campo da Química que estão presentes no mundo e em compreender como ajudam a estruturar a própria formação social e cultural contemporâneas. O evento "A Química em Tudo" contará com a participação de conferencistas de universidades estrangeiras e de pesquisadores brasileiros de diversas áreas do conhecimento químico. Teremos, ainda, a oferta de diversos minicursos por professores do nosso Instituto e por convidados de outras instituições, sendo que os alunos de Graduação e de Pós-Graduação poderão obter créditos eletivos com a participação neste evento.

Procuramos, na elaboração da programação, atender a diversas áreas da Química, incluindo a área de Ensino de Química, onde contaremos com a participação do Prof. Antonio Cachapuz, da Universidade de Aveiro, e do Prof. Peter Taylor, da Open University, que nos falará sobre como ensinar Química em um mundo conectado. Teremos ainda a participação do Prof. Michael Gratzel, da École Polytechnique Fédérale de Lausanne, que está na lista dos dez químicos mais produtivos do mundo, e do Prof. Walter Leal, da Universidade da Califórnia - Davies, reconhecido mundialmente na área de Ecologia Química.

Para os alunos dos períodos iniciais dos cursos de Química e Bacharelado em Química, ressaltamos a oferta de um workshop em Empreendedorismo em Química, voltado especificamente para este alunado. Já para os alunos de Licenciatura em Química, destaco o curso a ser oferecido pelo prof. Antonio Cachapuz.

A programação completa do evento "A Química em Tudo" está disponível na página do Instituto de Química, assim como a ficha de inscrição no evento.


Fonte: Joaquim Fernando Mendes da Silva (IQ-UFRJ)



4. A Química no Cotidiano

No mês de junho a exposição "A Química no Cotidiano" está sendo realizada no Centro Integrado de Ciência e Cultura-CICC - São José do Rio Preto

Endereço: Av. João Batista Vetorazzo, 500 - Distrito Industrial Waldemar de Oliveira Verdi - CEP 15035-470, São José do Rio Preto
- SP
Telefone: (17) 3232-9426.


Fonte: Eduardo J. Nassar (UNIFRAN)



5. Curso "RMN MAS E HR-MAS – uma abordagem teórico-prática"

A AUREMN – Associação de Usuários de Ressonância Magnética Nuclear fará realizar o CURSO "RMN MAS E HR-MAS – UMA ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA", no período de 16 a 19 de julho de 2011, no Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás. O período de inscrições foi postergado para 8/7/2011.

Maiores informações


Fonte: Claudia Nascimento (UnB)



6. Festival Átomo de Ouro

Luz, Câmera e Reação - O Canal Fala Química está promovendo o Festival Átomo de Ouro - um festival de vídeos de química.

Aberto para todos e inteiramente gratuito, o festival vai premiar videos de 1 a 9 minutos em diversas categorias.

Submeta o seu vídeo já: http://on.fb.me/Atomo_de_Ouro


Fonte: Edson Minatti (UFSC)



7. DIGITAL2011: The Alchemy of Change

International digital print competition/exhibition to be held at the New York Hall of Science September 3, 2011 - February 5, 2012 Organized by Art & Science Collaborations, Inc. (ASCI) DEADLINE: July 17, 2011
GUIDELINES: http://www.asci.org/artikel1155.html


Fonte: Fernando Galembeck






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299