.: Eventos :.
Boletim Eletrônico
Nº 990

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt







capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


11/8/2011


1. I Simpósio Nacional de Biorrefinarias

O "I Simpósio Nacional de Biorrefinarias: Cenários e Perspectivas" (I SNBr) será realizado na Embrapa, em Brasília, de 29 a 30 de setembro de 2011. O evento, de abrangência nacional, visa tornar-se um fórum periódico de discussão e troca de experiências, por meio da participação dos principais players comprometidos com as biorrefinarias e com tecnologias de suporte, destacando-se os segmentos bioenergético e químico. A organização é da Embrapa Agroenergia, com o apoio da Associação Brasileira de Química (ABQ) e da Sociedade Ibero-Americana para o Desenvolvimento das Biorrefinarias (SIADEB). Em sua primeira edição, o Simpósio buscará diagnosticar o estado-da-arte e os desafios tecnológicos relacionados às biorrefinarias, o que permitirá elaborar propostas técnicas e de estratégias público-privadas para alavancar os potenciais econômico e de sustentabilidade das mesmas, voltados para produção de energia e de produtos químicos renováveis. O público-alvo são empresas, associações e sociedades científicas e setoriais, agências de fomento, órgãos de governo, pesquisadores e profissionais envolvidos no tema.

Maiores informações


Fonte: Sílvio Vaz Jr. (Embrapa Agroenergia)


2. São Paulo Advanced School of Astrobiology – Making Connections (SPASA 2011)

Encontram-se abertas as inscrições, até 20 de setembro de 2011, para a "São Paulo Advanced School of Astrobiology – Making Connections (SPASA 2011)"

O evento será realizado no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (FAPESP), no Campus Butantã da USP, São Paulo-SP, entre os dias entre 11 e 20 de Dezembro de 2011.

Público alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação e pós-docs em biologia, física, astronomia, química, geociências e áreas correlatas.

Objetivo: Astrobiologia é uma área multidisciplinar que se propõe a estudar origem, evolução, distribuição e futuro da vida de forma ampla e multidisciplinar, sendo necessário o constante diálogo entre as diferentes disciplinas científicas. Trata-se de uma área nova e bastante promissora, com o objetivo ambicioso de buscar resposta para algumas das mais complexas questões científicas. A SPASA pretende reunir especialistas de grande renome do Brasil e do exterior com estudantes de diferentes áreas, num evento multidisciplinar que abordará alguns dos temas gerais da pesquisa em Astrobiologia, assim como temas mais específicos de pesquisas de ponta que vêm sendo realizado no mundo. Estimular a formação de conexões entre os temas e a troca de conhecimento entre os participantes é o objetivo do programa.

Todos os alunos selecionados terão as despesas de viagem, transporte e hospedagens pagas pela Fapesp. Alunos residentes na cidade de São Paulo não poderão receber auxílio viagem/ transporte e bolsistas Fapesp terão que utilizar verba de reserva técnica para as despesas.

Maiores informações

Contato: spasa2011@astro.iag.usp.br


Fonte: Fabio Rodrigues (USP)


3. II Encontro Brasileiro de Espectroscopia Raman (II EnBraER)

Estão abertas as inscrições para o II Encontro Brasileiro de Espectroscopia Raman (II EnBraER), que ocorrerá em Belo Horizonte-MG, de 13 a 16 de Dezembro de 2011. O EnBraER tem como objetivo propiciar o contato entre pesquisadores de diferentes áreas, ampliando as possibilidades de colaborações e intercâmbios entre grupos distintos que trabalham com espectroscopia Raman.

Informações detalhadas poderão ser encontradas no web site do evento, no endereço http://www.enbraer.com.br. Inscrições, pagamentos e submissão de trabalhos serão feitos online através do web site.

Os resumos devem ser enviados até 19/8/2011 e as inscrições podem ser pagas com taxa reduzida até 30/9/2011.


Fonte: Cristiano Fantini Leite (UFMG)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299