.: Eventos :.
Boletim Eletrônico
Nº 994

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt







capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


8/9/2011


1. 5º Simpósio Nacional de Biocombustíveis (BIOCOM)

O Simpósio Nacional de Biocombustíveis (BIOCOM) é um evento organizado anualmente pela Associação Brasileira de Química (ABQ) e deverá realizar sua quinta edição no período de 21 a 23 de março de 2012 na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), no campus de Canoas (RS). O programa do evento envolve palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos ao redor do tema biocombustíveis e tem reunido pesquisadores, estudantes e agentes do governo entre outros profissionais.

Etanol e biodiesel, pela importância que possuem, têm sido privilegiados no programa do BIOCOM, embora outros biocombustíveis entrem também no debate. Na próxima edição, assuntos como biogás e bioquerosene farão parte da pauta.

O programa deve fomentar a discussão não apenas das novidades tecnológicas, mas também de aspectos como política, mercado, perspectivas e meio ambiente.

A organização do evento espera contar com a forte participação do setor produtivo, trazendo ao debate suas necessidades, dificuldades e perspectivas.

O campus Canoas da ULBRA, sede do 5º BIOCOM, situa-se estrategicamente a poucos quilômetros do centro da capital, vizinho à Refinaria Alberto Pasqualini, próximo ao Polo Petroquímico de Triunfo e de importantes indústrias do parque oleoquímico do estado.

O site do evento está em construção, mas já pode ser visitado: http://www.abq.org.br/biocom/.

Informações e contato: lmazzini@uol.com.br


Fonte: Murilo Sérgio da Silva Julião (UVA)


2. Embrapa promove curso de Ecologia Química aplicada ao controle biológico de pragas na agricultura

O Curso terá parte teórica e experimental abordando desde os fundamentos teóricos da Ecologia química, interações multitróficas,evolução, criação de insetos e a parte aplicada de extração e identificação de semioquímicos,técnicas analíticas para identificação como cromatografia gasosa, espectrometria de massas, HPLC, técnicas de extração de semioquímicos (SPME, stir bar, coleta de voláteis),abordará também metodologias de aplicação no campo e a parte de análise estatística dos dados. O curso será ministrado por pesquisadores brasilieros e estrangeiros. Para maiores detalhes acesse a página da Embrapa Cenargen.

O curso conta com, o mínimo de 15 e o máximo de 30 vagas, e as inscrições podem ser feitas até o dia 4 de novembro de 2011 no site: http://www.cenargen.embrapa.br/cursos/2011/curso_ecologia_quimica.html

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: cursos@cenargen.embrapa.br


Fonte: Maria Carolina Blassioli Moraes (Embrapa Cenargen)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299