.: Eventos :.
Boletim Eletrônico
Nº 995

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt







capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


15/9/2011


1. Ano Internacional da Química – PUCSP 2011 - Segundo Semestre

Química como atividade humana: na história, na sociedade, nas artes, na sala de aula
Coordenação: Profa. Maria Helena Roxo Beltran


A PUCSP que conta, no Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência (CESIMA) ligado ao Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência, com destacado grupo de pesquisadores em História da Química, participa das comemorações do Ano Internacional da Química com uma série de oficinas e de palestras relacionadas à História da Química e organizadas em torno dos seguintes eixos temáticos: Química, história e sociedade, Elaboração de conhecimentos sobre a matéria na história e suas interfaces com outras áreas do conhecimento, História da química e ensino.

Estudantes e professores dos diferentes níveis de ensino, profissionais e pesquisadores da área e todos que se interessem por conhecer um pouco mais sobre a Química e sua história são muito bem vindos às comemorações do Ano Internacional da Química na PUCSP.

As oficinas e palestras são realizadas na FCET-PUCSP – Rua Marquês de Paranaguá, 111, Consolação. As inscrições são gratuitas e feitas na ocasião do evento.


Veja a programação completa


Fonte: Maria Helena Roxo Beltran (PUC-SP)


2. Curso de Ecologia Química Aplicada ao Controle Biológico na Agricultura

O evento, será realizado de 21 de novembro a 2 de dezembro de 2011, na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Brasília - DF.

Objetivo geral do projeto - Ministrar um curso de Ecologia Química para estudantes de graduação (final de curso), pós-graduação, profissionais técnicos de diferentes disciplinas/áreas. A meta é disseminar o tema Ecologia Química e fornecer ferramentas e idéias básicas de como desenvolver pesquisas envolvendo semioquímicos. No curso serão abordados vários temas, incluindo técnicas e procedimentos experimentais para criação de insetos, preparação de insetos e plantas para estudos de Ecologia Química, técnicas analíticas para isolamento e identificação de semioquímicos, síntese orgânica e condução de bioensaios no laboratório e campo visando o monitoramento da atividade biológica das moléculas e suas aplicações no manejo de pragas.

Maiores informações


Fonte: Arlene Gonçalves Corrêa (DQ-UFSCar)


3. Curso de RMN e outras Técnicas Analíticas para Acompanhamento da Produção e Análises de Óleos Vegetais, Gorduras, Biodiesel e Co-produtos

A Associação de Usuários de Ressonância Magnética e Nuclear (AUREMN), com o apoio do Instituto Militar de Engenharia (IME/RJ), estará realizando o Curso "RMN e outras Técnicas Analíticas para Acompanhamento da Produção e Análises de Óleos Vegetais, Gorduras, Biodiesel e Co-produtos", no período de 07 a 09 de novembro de 2011, no Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro.

As vagas são limitadas, e serão reservadas na ordem cronológica de chegada das inscrições.

As inscrições deverão ser feitas até o dia 30 de outubro de 2011.

Maiores informações


Fonte: Claudia Jorge do Nascimento (UNIRIO)


4. 28ª Semana da Química do IQUSP

"Nada na vida deve ser temido, somente compreendido. Agora é hora de compreender mais, para temer menos." (Marie Curie, 1867-1934)


A Semana da Química do IQUSP é organizada desde 1981, sendo uma iniciativa dos discentes da graduação e do Centro de Estudos Químicos Heinrich Rheinboldt. Vem se consolidando como um evento tanto acadêmico quanto cultural, cujo público tem ultrapassado os limites da esfera universitária. No ano de 2010 a Semana da Química, com o tema "Origens", atingiu a marca de 344 inscritos.

A 28ª Semana da Química – "Ano Internacional da Química – Celebrando as Conquistas da Química para a Humanidade" ocorrerá do dia 19 a 23 de setembro de 2011 no IQUSP. Com proposta alinhada aos objetivos do Ano Internacional da Química, visamos popularizar a Ciência entre jovens e comemorar o centenário do prêmio Nobel de Marie Curie. Além de oferecermos as clássicas palestras, oficinas, mostra de painéis e mini-curso, pela primeira a Semana da Química estará vinculada a uma Mostra de Oportunidades, na qual os alunos terão oportunidade de conhecer grandes empresas do setor Químico e como se dão os respectivos processos seletivos.

A homenageada desta edição é a querida Profª Dra. Vera R. L. Constantino. Esperamos que todos aproveitem muito essa grande festa que será a 28ª Semana da Química!

Comissão Organizadora da 28ª Semana da Química.

Maiores informações


Fonte: Erika Durigon Gonçalves da Mata (IQ-USP)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299