.: Eventos :.
Boletim Eletrônico
Nº 997

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt







capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


29/9/2011


1. III Encontro Anual dos Alunos de Pós-Graduação da UFF e Prêmio Marie Curie

O III Encontro Anual dos Alunos de Pós-Graduação da UFF ocorrerá dias 09 e 10 de novembro de 2011, no Anfiteatro Milton Santos no Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense, Niterói - Campus da Praia Vermelha, Rio de janeiro. O encontro contará com a participação de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento químico. Com isso, o III EAA se destina a atingir todos os estudantes e profissionais de química e áreas afins do estado do Rio de Janeiro. Para celebrar a contribuição das mulheres na ciência, no III EAA, o melhor trabalho apresentado, selecionado pela comissão científica, receber á o Prêmio Marie Curie. Inscrições até 07 de outubro.

Maiores informações


Fonte: Leandro Ferreira Pedrosa (UFF)


2. Foram prorrogadas as inscrições para a "São Paulo Advanced School of Astrobiology Making Connections (SPASA 2011)"

Realização: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP / FAPESP
Local: Campus Butantã da USP, São Paulo-SP
Data de realização: entre 11 e 20 de Dezembro de 2011
Período de inscrição: Até 1 de Outubro de 2011 pelo site do evento.
Contato: spasa2011@astro.iag.usp.br

Público alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação e pós-docs em biologia, física, astronomia, química, geociências e áreas correlatas.

Objetivo: Astrobiologia é uma área multidisciplinar que se propõe a estudar origem, evolução, distribuição e futuro da vida de forma ampla e multidisciplinar, sendo necessário o constante diálogo entre as diferentes disciplinas científicas. Trata-se de uma área nova e bastante promissora, com o objetivo ambicioso de buscar resposta para algumas das mais complexas questões científicas. A SPASA pretende reunir especialistas de grande renome do Brasil e do exterior com estudantes de diferentes áreas, num evento multidisciplinar que abordará alguns dos temas gerais da pesquisa em Astrobiologia, assim como temas mais específicos de pesquisas de ponta que vêm sendo realizados no mundo. Estimular a formação de conexões entre os temas e a troca de conhecimento entre os participantes é o objetivo do programa.

Alguns temas abordados: Formação planetária e habitabilidade, astroquímica, história geológica da Terra, química prebiótica e origem da vida, evolução e vida em ambientes extremos, exoplanetas, exploração espacial e busca de vida fora da Terra, entre outros.

Todos os alunos selecionados terão as despesas de viagem, transporte e hospedagens pagas pela FAPESP. Alunos residentes na cidade de São Paulo não poderão receber auxílio viagem/transporte e bolsistas FAPESP terão que utilizar verba de reserva técnica para as despesas.


Fonte: Jorge E. Horvath (Comissão Organizadora SPASA 2011)


3. Encontro de Pos-Graduação em Química do Interior Paulista

Acontecerá no dia 10 de outubro de 2011, no IQ-UNESP-Araraquara, o Encontro de Pos-Graduação em Química do Interior Paulista, com a participacao do Prof. Luis Carlos Dias (Coordenador da área de Química/Capes) e da Profa. Marilza (Presidente do Forum de Pro-reitores de Pos-graduação).

Membros do CA de Química/CAPES, membros das CPG, docentes e discentes dos PPGQ – sejam bem vindos!!

Programa completo e incrições


Fonte: Dulce Helena Siqueira Silva (IQ-UNESP)


4. Ano Internacional da Química – PUCSP 2011

Química como atividade humana: na história, na sociedade, nas artes, na sala de aula
Coordenação Profa. Maria Helena Roxo Beltran


A PUCSP que conta, no Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência (CESIMA) ligado ao Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência, com destacado grupo de pesquisadores em História da Química, participa das comemorações do Ano Internacional da Química com uma série de oficinas e de palestras relacionadas à História da Química.

Estudantes e professores dos diferentes níveis de ensino, profissionais e pesquisadores da área e todos que se interessem por conhecer um pouco mais sobre a Química e sua história são muito bem vindos às comemorações do Ano Internacional da Química na PUCSP.


05 de outubro 2011 - Programação

16h30 Oficina "Brincadeiras de crianças: uma metáfora alquímica"
Prof. Ms Reno Stagni

O objetivo desta oficina será o de analisar e discutir textos e imagens alquímicos/químicos, desenvolvidos ao longo do século XVI e XVII, com ênfase na metáfora alquímica do Ludus Puerorum ou Brincadeiras de Crianças, como instrumentos de registro e divulgação do conhecimento sobre a natureza (teoria mercúrio/enxofre).


17h40 Palestra "Marie Curie e a química no início do século XX"
Profa. Ms. Sonia Tonetto

A imagem da Química entre o final do século XIX e início do século XX será foco de análise e discussão desta palestra através da apresentação de pesquisas em jornais, revistas, atas e obras de cientistas desse período, principalmente pesquisas sobre a Radioatividade. O momento histórico e social, as primeiras pesquisas, as principais hipóteses, os experimentos realizados e os locais de trabalho farão parte da apresentação.


Local
As duas atividades acontecerão no auditório Joel Martins (Sala 20)
Prédio I piso térreo Campus Marquês de Paranaguá – FCET - PUCSP
Rua Marquês de Paranaguá, 111 – Consolação

As inscrições são gratuitas e realizadas na ocasião do evento.

Maiores informações


Fonte: Maria Helena Roxo Beltran (PUCSP)


5. CTC/PUC-Rio promove Fórum BRASONN 2011 para discutir nanociência e nanotecnologia

Inscrições abertas para evento que acontece entre 07 e 11 de novembro no campus Gávea, que inclui cursos, vivência em laboratórios da PUC-Rio e uma feira com indústrias do setor. Entre os apoiadores estão instituições de peso como CNPq, CAPES e Petrobras

O Centro Técnico-Científico da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CTC/PUC-Rio), primeira instituição do país a oferecer um programa de Engenharia em Nanotecnologia, promove entre 07 e 11 de novembro o Fórum BRASONN 2011 (Brazilian School of Nanoscience and Nanotechnology). O evento conta com o apoio de instituições como CNPq, CAPES, Petrobras, além de parceria com o Programa Arcus Brasil — Região Rhône-Alpes 2007 —, e recebe inscrições que podem ser feitas até o primeiro dia do evento. Serão três programas para diferentes públicos:

  • A escola BRASONN, durante os cinco dias do fórum, voltada para doutores, pesquisadores e doutorandos, composta por mini-cursos em nanotecnologia avançada, ministrados por profissionais brasileiros e estrangeiros (PUC-Rio, UFRGS, USP, UFMG, Unicamp, UFSCar, Harvard/EUA, INP/Grenoble e UJF/France);


  • A BRASONN-JR, entre os dias 08 e 10 de novembro, direcionada a alunos do ensino médio e de Engenharia, que terão a chance de fazer experiências em laboratórios do CTC/PUC-Rio, além de terem noções de introdução à nanotecnologia, sua teoria e aplicações;


  • A feira NANO-BUSINESS, nos dias 07 e 08, que conta com a participação de indústrias nacionais do setor nos workshops e estandes. Já estão confirmadas as empresas Vita Nova, PANanlytical, Associação Brasileira de Indústria Química (ABIQUIM), Universidade de Tóquio, Unicamp/Contech e Inventiva. Além de especialistas na área de nanociência, são esperadas também autoridades como o ministro brasileiro Aloísio Mercadante, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, e o Prof. Guilllermo Solorzano, também professor do CTC/PUC-Rio, que assumiu recentemente o mesmo ministério no Equador.


  • Nos trabalhos práticos e cursos teóricos apresentados no Fórum BRASONN 2011 serão tratadas duas vertentes: uma referente ao desenvolvimento da nanotecnologia quântica e outra à nanociência a partir da interdisciplinaridade com as áreas de Biologia, Química e Física. "Busca-se, dessa forma, reforçar a importância dos cursos de laboratório e a premissa de que, hoje, é preciso unir as diversas áreas de conhecimento em ciência e tecnologia", comenta o professor Marco Aurélio Pacheco, coordenador do curso de Engenharia em Nanotecnologia do CTC/PUC-Rio.

    A nanotecnologia é um bom exemplo da revolução tecnológica vivida hoje. Trabalhando com áreas distintas das ciências e tecnologia, entre elas biologia, física, química, computação e engenharias, já é possível ver resultados desse estudo no mercado: podemos destacar pinturas com revestimentos de nano partículas contra arranhões e corrosão; roupas leves e confortáveis, feitas a partir de polímeros nano estruturados, de alta resistência física e que bloqueiam radiações ionizantes; filtros solares com alto poder de absorção de raios UV; vidros autolimpantes, spray de vidro líquido que protege qualquer superfície de danos causados por água, radiação ultravioleta, sujeira, calor e bactérias.

    "O impacto das inovações da nanotecnologia é inevitável e vai impulsionar diversos setores econômicos, como eletroeletrônica, energia, construção civil, biomedicina e proteção ambiental. Também devem fazer parte dessas mudanças áreas estratégicas, como segurança nacional, pessoal e patrimonial", reforça Pacheco.

    As inscrições podem ser feitas até 07 de novembro por meio do preenchimento de formulário no site www.brasonn.com.br e, após essa data, somente no próprio evento. Estudantes e pós-graduados não pagam taxa de participação.


    Fonte: Maria Estrella (Approach)


    6. Semana de Química da UNEB 2011 - 10 anos

    No período de 16 à 18 de novembro de 2011, ocorrerá na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus I , a Semana de Química da UNEB 2011 (SQU).

    Em 2011 a SQU está comemorando 10 anos, e é também o Ano Internacional da Química, declarado oficialmente pela UNESCO para celebrar as grandes conquistas da Química.

    A SQU é um evento de caráter estadual que vem ocorrendo periodicamente desde 2002, nas instalações da UNEB com a presença de renomados pesquisadores abordando temas de fronteiras e multidisciplinar. Na sua 10ª edição contará com minicursos, conferências de abertura, palestras, atividade para o ensino médio entre outros.

    Maiores informações


    Fonte: Taiana Tarantino (Comissão Organizadora SQU 2011 - 10 anos)


    7. Visita do Prof. Greg M. Swain ao Brasil - Seminário na UFSCar (campus de São Carlos)

    O Prof. Greg M. Swain (Departament of Chemistry, Michigan State University, EUA), um dos pioneiros na caracterização e aplicação de eletrodos de filmes finos de diamante dopado com boro, visitará o Brasil no período de 9 a 15 de outubro p.f.

    Nos dias 9 a 12, ele participará do PBA 2011 – 23rd International Symposium on Pharmaceutical and Biomedical Analysis

    No dia 14, visitará o Departamento de Química da UFSCar, em São Carlos – SP, quando proferirá o seguinte seminário, às 16:30, para o qual estão todos convidados: "Challenges and outcomes associated with characterizing and tailoring the electronic and chemical properties of diamond and diamond-like carbon thin-film electrodes".

    Mais informações: Prof. Romeu C. Rocha Filho (DQ-UFSCar) - e-mail: romeu@ufscar.br ou romeu@dq.ufscar.br


    Fonte: Romeu C. Rocha Filho (UFSCar)






    SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299