.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 1133

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ




31/07/2014



1. 2ª Semana Acadêmica de Química da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

A "2ª Semana Acadêmica de Química da Universidade Federal do Triângulo Mineiro" (2ª SEMAQ-UFTM), ocorrerá no período de 14 a 17 de outubro de 2014, em Uberaba/MG e tem como foco contribuir para uma formação diferenciada dos estudantes do Curso de Licenciatura em Química e para o fortalecimento de conhecimentos dos professores da Rede Básica de Ensino, colocando-os em contato com diversos temas de pesquisa atuais por meio de palestras e minicursos proferidos por pesq uisadores especialistas em diversas áreas de instituições de excelência de Minas Gerais e de São Paulo.

Clique aqui para mais informações ou através do Facebook.



Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail: semaq.uftm@gmail.com


Fonte: Valéria Almeida Alves (UFTM)


2. VI Simpósio de Graduação e Pós-Graduação em Química da UEPG

Estão abertas as incrições para o VI Simpósio de Graduação e Pós-Graduação em Química da UEPG, a ser realizado entre os dias 8-11 de setembro, no Campus Uvaranas da UEPG, Ponta Grossa, PR. VI SIMPOQUIM da UEPG tem como tema "Química sem Fronteiras", uma oportunidade para discussão da formação de um profissional que seja capaz de transformar o conhecimento químico gerando tecnologias, processos e riquezas, reforçando a competitivid ade brasileira frente aos processos de internacionalização. Para isso, selecionamos profissionais de destaque, inseridos no panorama científico internacional, para ministrarem palestras e minicursos, trazendo a informação aos nossos alunos com referências em ciência e tecnologia em Química e áreas correlatas no País.

O Simpósio de Graduação e Pós-Graduação em Química (SIMPOQUIM) da UEPG é um evento realizado pelo Departamento de Química da UEPG, em colaboração com o Mestrado em Química Aplicada e Doutorado em Química desta Instituição. Esse simpósio está em sua sexta edição e está aberto à participação de professores, alunos, pesquisadores e profissionais da área de Química e áreas correlatas. Essa edição, que ocorrerá entre os dias 8-11 de setembro de 2014, o VI Simpoquim tem como tema a "Química Sem Fronteiras" e contou com a aprova&c cedil;ão de recursos pela agência de fomento CAPES, além de patrocínios da Caixa Econômica Federal, UEPG e das empresas Alloxy e Sustime. Os interessados poderão se inscrever através do site do evento http://eventos.uepg.br/simposioquimica/2014/ a partir do dia 28 de agosto, nos valores de R$30,00 e R$25,00 para inscrição nos minicursos ofertados. Esses valores são para inscrições até o dia 22 de agosto de 2014. As normas de apresentação dos trabalhos pod erão ser obtidas pelo site do evento.

A cerimônia de abertura contará com a participação do Conferência de abertura Prof. Dr. Aldo José Gorgatti Zarbin – UFPR, presidente sucessor da Sociedade Brasileira de Química, com a conferência: "Nanomateriais multi-funcionais para aplicações nas áreas de energia e sensores". Outros pesquisadores renomados apresentarão seus trabalhos em forma de palestras, como: Prof. Dr. Adriano D. Andricopulo - USP-IFSC, presidente da Sociedade Brasileira de Química, com o tema "Desafios em Ciência, Tecnologia e Inovação na Descoberta de Novos Fármacos" e "Ensino de Cie ncias e Escola Inclusiva" com o Prof. Dr. Gerson de Souza Mól – UnB, "Ocorrência de drogas de abuso em águas urbanas: implicações ambientais e forenses", com o Prof. Dr. Fernando Fabriz Sodré – UnB e "Aplicações da espectroscopia no infravermelho e ressonância magnética nuclear de baixo campo no desenvolvimento de métodos analíticos", com a Prof. Dra. Poliana Macedo dos Santos – UTFPR. O VI Simpoquim ainda contará com uma mesa-redonda, onde serão abordados "O impacto da internacionalização sobre a Química no Brasil" e quatro minicursos, onde serão abordados temas relevantes para o desenvolvimento e qualificação profissional. Finalizando, haverá apresentações dos trabalhos submetidos na forma oral e de painéis. Os melhores trabalhos de cada área serão premiad os. O prêmio é uma homenagem ao Prof. Jos&eacut! e; Caetano Zurita da Silva.

Os participantes que apresentarem os seus trabalhos no VI SIMPOQUIM terão a possibilidade de publicar seus trabalhos completos na edição especial da PUBLICATIO UEPG - CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA, AGRÁRIAS E ENGENHARIAS, em 2014. Os artigos serão submetidos a um processo de avaliação de mérito pela revista. A preparação do artigo deverá seguir as normas específicas da revista Publicatio que podem ser consultadas neste link.


Fonte: Juliana Inaba (UEPG)


3. VI Encontro de Química da Bahia e 5° Encontro de Química do Nordeste

O EQBA é um evento que ocorre desde 2005 com periodicidade bienal. Foi realizado pela Secretaria Regional-Bahia da Sociedade Brasileira de Química, tendo sido realizado nas cidades de Salvador, Ilhéus, Jequié, Barreiras e Amargosa, em 2005, 2007, 2008, 2010 e 2012 respectivamente nesta ordem. Em 2014, a comunidade de Química da Bahia e dos principais estados do nordeste reunir-se-ão em Porto Seguro, no Extremo sul da Bahia.

Desta vez, a instituição organizadora será o Instituto Federal da Bahia (IFBA) – campus Porto Seguro juntamente com a Secretaria Regional da SBQ/BA, sendo que simultaneamente ao VI EQBA ocorrerá o 5° Encontro de Química do Nordeste.

O VI Encontro de Química da Bahia e o 5° Encontro de Química do Nordeste, apresentam como tema central "Química sem fronteiras: Integrando o conhecimento e vencendo desafios" e acontecerão no período de 20 a 22 de novembro de 2014, na cidade de Porto Seguro – Ba.

Mais informações


Fonte: Mauricio Moraes Victor (UFBA)


4. Feira de Tecnologia, Engenharias e Ciências do Mato Grosso do Sul

As premiações incluem vagas na Febrace, bolsas de Iniciação Científica Júnior, troféus e certificados.

Começaram nesta semana as inscrições para a FETEC (MS): a Feira de Tecnologia, Engenharias e Ciências do Mato Grosso do Sul está em sua quarta edição e selecionará 165 projetos nas mais diversas áreas do conhecimento (Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharia; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Humanas; Ciências Sociais e Aplicadas; Linguística, Letras e Artes) para exposição nos dias 28 de outubro a 1º de novembro.

Estão aptos para participar alunos da rede pública ou privada de Ensino Fundamental, do 4º ao 7º ano (categoria Júnior); e do 8º ano do Ensino fundamental, Ensino Médio e Técnico Nível Médio - integrado ou profissionalizante. Os trabalhos podem ser enviados individualmente ou em grupo através de um orientador (que deve ter pelo menos 21 anos completos e o Ensino Médio completo).

Os projetos finalistas concorrerão, dentre várias outras premiações disponíveis no edital, a vagas na FEBRACE 2015 (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), que ocorrerá em São Paulo e a 10 bolsas de iniciação científica júnior.

A edição anterior da Fetec selecionou quatro projetos finalistas para representar o estado na Febrace - dos quais dois foram escolhidos para representar o país na Intel ISEF (Feira Internacional de Ciências e Engenharia) realizada em Los Angeles. Um deles, de autoria de Gabriel Galdino (sobre o combate à dengue), foi citado pela mídia mundial ao conquistar o terceiro lugar.

Para se inscrever na Fetec, basta acessar o site http://www.fetecms.com.br


Fonte: Coordenação da FETEC (MS)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299