.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 1136

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ




21/08/2014



1. III Encontro de Ciências e Tecnologias Químicas (ENCITEC), VI Jornada Acadêmica do curso de Tecnologia em Processos Químicos da UTFPR e X Semana Acadêmica do curso de Química

Estão abertas as inscrições para participar do III ENCITEC (Encontro de Ciências e Tecnologias Químicas), a VI Jornada Acadêmica do curso de Tecnologia em Processos Químicos da UTFPR e a X Semana Acadêmica do curso de Química - Bacharelado e Licenciatura - da UNIOESTE. O evento acontecerá de 22 a 26 de setembro, na UTFPR e na UNIOESTE de Toledo - Paraná, e a submissão de trabalhos para apresentação oral vai até dia 01 de setembro.

Mais informações

Contato: iiiencitec@gmail.com


Fonte: Solange Maria Cottica (UTFPR)


2. 6th International Conference on Multicomponent Reactions and Related Chemistry

Brasília sediará o mais importante evento científico na área de reações multicomponentes e química relacionada. O 6th International Conference on Multicomponent Reactions and Related Chemistry será realizado de 30 de março a 02 de abril de 2015, no Hotel Royal Tulip, em Brasília.

As inscrições para o evento começam no próximo dia 01 de setembro e maiores informações poderão ser obtidas em www.mcr2015.unb.br.


Fonte: Carlos Kleber Zago de Andrade (UnB)


3. Seminário sobre Educação em Segurança Química

O Seminário sobre Educação em Segurança Química será realizado no dia 10/09/2014, no Auditório da FUNDACENTRO, Rua Capote Valente, 710 - Capital-SP.

Mais informações


Fonte: Fernando Vieira Sobrinho (FUNDACENTRO)


4. Curso de Controle de Qualidade Analítica

CTC/PUC-Rio oferece curso de Controle de Qualidade como base para a Metrologia em Laboratórios de Química Analítica

Curso é voltado para professores, pesquisadores, alunos de pós-graduação e de graduação com interesse em química analítica. Inscrições se encerram dia 12/09

O Departamento de Química do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) está com inscrições abertas até 12 de setembro para o curso "Controle de Qualidade como base para a Metrologia em Laboratórios de Química Analítica". As aulas serão de 22 a 24 de setembro, das 9h às 13h, no auditório do Decanato CTC, Edifício Cardeal Leme, 12º andar. O curso será proferido pelo Professor Armando Duarte, da Universidade de Aveiro, Portugal.

O Controle de Qualidade Analítica (CQA) é fundamental para estabelecer a validade do trabalho produzido em Laboratórios de Química, envolvidos em tomada de decisões relacionadas com a segurança alimentar, proteção da saúde pública e do ambiente e desenvolvimento sustentável. O curso irá tratar do processo analítico global do CQA, realçando os aspetos estatísticos para a definição dos princípios de Metrologia em ambientes laboratoriais. O programa inclui palestras, discussão de exemplos relevantes de aplicação em laboratórios, e treinamento na utilização de softwares.

O curso conta com quatro módulos: enquadramento do controle de qualidade na química analítica; relações entre controle de qualidade analítica; metrologia e quimiometria; planejamento e realização de trabalho experimental; e calibração.

As vagas são limitadas a 20 inscritos e os interessados podem se matricular enviando um e-mail para posqui@puc-rio, com assunto: "curso ADuarte". No corpo da mensagem é preciso inserir nome completo, CPF, instituição de vínculo e situação (se é aluno graduação, pós-graduação, pesquisador ou professor).

Data: 22/09/14 a 24/09/14
Horário: Das 9h às 13h
Local: PUC-Rio - Gávea (Rua Marquês de São Vicente, 225 - Edifício Cardeal Leme, 12º andar, auditório do Decanato CTC)
Inscrições: Até 12/09/14
Informações: Prof. Renato Carreira (carreira@puc-rio.br / 3527-1091) ou Fatima Almeida, na secretaria do PPG-Qui (posqui@puc-rio.br / 3527-1334)


Fonte: Maria Estrella (Approach Comunicação Integrada)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299