.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 1139

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ




11/09/2014



1. Fórum de Ensino Superior da Área Química "O Profissional da Química – Perspectivas do Mercado"

12 de setembro de 2014
Auditório do CRQ-IV – Rua Oscar Freire 2039 – São Paulo/SP


Este fórum foi idealizado pela Comissão de Ensino Superior do CRQ-IV com o objetivo de discutir as perspectivas do mercado atual em relação aos profissionais da Química que estão sendo preparados pelas Instituições de Ensino Superior.

Público Alvo: Representantes de Curso, Profissionais do Setor Acadêmico, Professores.

Inscrições: Até dia 09/09 pelo site: www.sinquisp.org.br
Comissão de Ensino Superior do CRQ-IV.
Realização: CRQ-IV, SINQUISP


Fonte: Helena Redigolo Pezza (IQ-UNESP)


2. XXVIII ERSBQ-MG

O prazo para a submissão de resumos e inscrições com descontos para o XXVIII ERSBQ-MG foi prorrogado até o dia 20/09/14.

Maiores informações


Fonte: Alzira Maria Serpa Lucho (UNIFAL-MG)


3. Congresso RESAG/ENQUALAB

De 29 a 31 de outubro do corrente ano será realizado, nas dependencias da ABIMAQ (SP/SP), o Congresso RESAG/ENQUALAB.

O tema central é ÁGUA – Disponibilidade e Planejamento, Gestão de Recursos Hídricos, Otimização, Uso, Reuso e Monitoramento da Água, Uso Responsável na Construção Civil, Sustentabilidade dos recursos hídricos e Qualidade da Água na Saúde. Os serviços tecnológicos merecerão igual atenção, inclusive serão apresentados os resultados de uma das Redes SIBRATEC de serviços tecnológicos: a Rede de Saneamento e Abastecimento de Água – RESAG, que nesta primeira fase demonstrou a confiabilidade de resultados laboratori! ais nos quesitos de potabilidade, de eficiência do processo de saneamento e da relação desse elemento natural com os ecossistemas.

Nos dois dias anteriores ao Congresso, e de forma associada ao mesmo, serão realizados cursos na área de gestão de projetos e também cursos técnicos relacionados com medições em laboratórios. O período para a submissão de resumo ou trabalho técnico completo é 15 de julho a 14 de setembro de 2014.

Informaçãoes adicionais podem ser obtidas por email congresso@resag.org.br, por telefone (11) 3283-1073 - Ramal 28/29 e também neste link.

Contamos com a participação de todos, lembrando que CADA GOTA CONTA!!


Fonte: Roseli Fernandes Gennari (IFUSP)


4. Curso "RMN de líquidos"

Ainda estão abertas as inscrições para o curso "RMN de líquidos" a ser realizado em São Carlos no períodos de 20 a 24/10/2014.

Todas as vagas para os módulos 1+2 já foram preenchidas.

Ainda temos vagas para os módulos 1+3. Eles são de especial valor para os alunos/profissionais que não têm contato com o equipamento, mas que precisam processar seus espectros.

Todas as informações encontram-se em nosso site www.auremn.org.br

Eventuais dúvidas: claudia.j.nascimento@gmail.com


Fonte: Claudia Nascimento (UNIRIO)


5. Mini Curso sobre Quimiometria na UTFPR de Campo Mourão

No dia 31 de outubro, uma sexta-feira, se realizará no Campus Campo Mourão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Campo Mourão) um minicurso sobre Resolução Multivariada de Curvas (MCR). Utilizado principalmente para separação de sinais obtidos em medidas que podem ser provenientes de vários tipos de análises, desde UV-Vis até análise de imagens hiperespectrais, passando pelas cromatografias bidimensionais, RMN, a aplicação de MCR-ALS tem crescido de forma exponencial, sendo que nos anos de 2013 e 2014 já foram publicadas mais de 100 novas aplicações desta ferramenta quimiométrica, o que representa cerca de ¼ do total de publicações neste tema.

O mini curso será ministrado pelo prof. Dr. Romà Tauler, que foi quem implementou o método utilizando ALS (Alternating Least Squares), e é um dos pesquisadores mais importantes do mundo na Química Analítica/Quimiometria. Apenas como informativo, uma breve descrição sobre pesquisa com respeito ao Dr. Romà Tauler, este ano já publicou 21 artigos (até hoje), com aproximadame! nte 300 publicações (total), sendo citado 2360 vezes (até hoje!), com índice h 49. Editor dos livros Comprehensive Chemometrics, o Dr. Tauler já foi Premiado com o Chemometrics Awards graças a sua influência e aos avanços proporcionados para a área de quimiometria.

O minicurso: será realizado no anfiteatro da UTFPR em língua Espanhola ou Inglesa, de acordo com a preferência dos inscritos presentes, estando distribuídos em dois períodos:
- Módulo Básico (das 9:00 as 12:00);
- Módulo Avançado (das 14:00 as 18:00);

Hospedagem: O Hotel "O Recanto" estará oferecendo diárias a partir de 95,00 por pessoa caso pelo menos 5 pessoas do mesmo evento se hospedem no local. Caso mais pessoas se interessem, os preços podem ser ainda mais agradáveis! Para isso, ao agendarem as reservas, será necess&a! acute;rio esclarecer que se trata do Evento UTFPR. O lugar é extremamente agradável e a menos de 1,5 Km do Campus da UTFPR. De qualquer forma, o translado será oferecido pela UTFPR.

Translado Aeroporto de Maringá/Campo Mourão/Aeroporto de Maringá: O aeroporto com melhores opções de viagem/preço fica em Maringá, que está a 70 Km de Campo Mourão. Porém, dependendo dos horários e número de participantes, podemos organizar a disponibiliza&cc! edil;ão de Vans para buscá-los. Para isso, não deixem de informar no link sobre as inscrições quais os horários de chegada/partida caso queiram utilizar este serviço.

Inscrições: As inscrições deverão ser pagas na instituição (UTFPR-Campo Mourão) e custarão R$ 30,00 por pessoa para aqueles que pré-agendarem até o dia 10 de outubro, passando a R$ 50,00 após esta data. O link para se fazer este agendamento pode ser encontrado aqui:


Sobre a ferramenta tema do mini curso:

Os métodos de Resolução Multivariada de Curvas (MCR, do inglês Multivariate Curve Resolution) são métodos de processamento de sinais analíticos que tem o intuito de resolver misturas de sinais, também chamados de métodos de cromatografia virtual. Esses métodos recuperam valores de concentração relativa e os espectros puros dos componentes relacionados a tais concentrações dentro da amostra, a partir de uma matriz de dados que contém os valores para as variáveis analisadas. O método de Resolução Multivariada! de Curvas com Mínimos Quadrados Alternantes (MCR-ALS, do inglês Multivariate Curve Resolution with Alternating Least-Squares) é um tipo de MCR no qual a resolução da matriz de dados é realizada por ALS de uma forma iterativa, na qual o melhor ajuste observado para os dados é oferecido como resposta. Isso se deve ao fato de que os métodos de resolução apresentam ambiguidade rotacional intrínseca, e para minimizar este efeito, restrições às respostas como a não-negatividade, balaço de massa e unimodalidade podem ser aplicadas. Para que o MCR consiga obter resultados mais condizentes com as informações químicas, as restrições proporcionam aproximações que podem ser realizadas durante a resolução iterativa, e devem ser consideradas por proporcionarem flexibilidade para lidar com vários tipo! s de arranjos de dados e problemas químicos, além da habilidade para acomodar informações externas no processo de resolução, tais como as informações de conhecimento prévio de concentrações e de espectros. A aplicação do MCR-ALS tem crescido de forma exponencial, sendo que nos anos de 2013 e 2014 já foram publicadas mais de 100 novas aplicações desta ferramenta quimiométrica, o que representa cerca de ¼ do total de publicações neste tema. Desta forma, este mini-curso tem como objetivo apresentar uma breve descrição e o funcionamento do método MCR-ALS trazendo alguns exemplos de aplicações a fim de facilitar a utilização do método e possibilitar um maior entendimento para as poss&iacut! e;veis aplicações, tendo em vista os desafios atualmente e futuramente enfrentados na área de tratamento de dados.

Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail paulohmarco@utfpr.edu.br ou pelo telefone (44) 3518-1525


Fonte: Paulo Henrique Março (UTFPR - Campo Mourão)


6. Festival de Quimica no CLAQ/2014

The "Festival de Química" or Chemistry Festival, is a community event that unites efforts of hundreds of volunteers whom through simple interactive demos (hands-on activities), emphasize the importance of chemistry in our everyday life. This activity is designed for the public in general, especially children, to educate about chemical concepts, while communicates the value and impact of chemistry in daily lives.

More information

Flyer do festival


Fonte: Kelen Fureigh (ACS)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299