Prezados colegas,
							  No dia 31 de outubro, uma  sexta-feira, será realizado no Campus Campo Mourão da Universidade Tecnológica  Federal do Paraná (UTFPR – Campo Mourão) o minicurso sobre Resolução  Multivariada de Curvas (MCR). Utilizado principalmente para separação de sinais  obtidos em medidas que podem ser provenientes de vários tipos de análises,  desde UV-Vis até análise de imagens hiperespectrais, passando pelas  cromatografias bidimensionais, RMN, a aplicação de MCR-ALS tem crescido de  forma exponencial, sendo que nos anos de 2013 e 2014 já foram publicadas mais  de 100 novas aplicações desta ferramenta quimiométrica, o que representa cerca  de ¼ do total de publicações neste tema.
                            O minicurso será ministrado  pelo prof. Dr. Romà Tauler, que foi o implementador do método utilizando ALS  (Alternating Least Squares), e é um dos pesquisadores mais importantes da área  de QuÃmica AnalÃtica/Quimiometria (Mais informações). Apenas como informativo, uma breve descrição sobre  pesquisa com respeito ao Dr. Romà Tauler, este ano já publicou 21 artigos (até  hoje), com aproximadamente 300 publicações (total), sendo citado 2360 vezes  (até hoje!), com Ãndice h 49. Editor dos livros Comprehensive Chemometrics, o  Dr. Tauler já foi Premiado com o Chemometrics Awards graças a sua influência e  aos avanços proporcionados para a área de quimiometria.
                            O minicurso: será realizado no anfiteatro da UTFPR em lÃngua  Espanhola ou Inglesa, de acordo com a preferência dos inscritos presentes,  estando distribuÃdos em dois perÃodos:
                              - Módulo Básico (das 9:00 as  12:00);
                              - Módulo Avançado (das 14:00  as 18:00);
                            Hospedagem: O Hotel "O Recanto" (http://hotelorecanto.com.br/) estará oferecendo diárias a partir de 95,00 por  pessoa caso pelo menos 5 pessoas do mesmo evento se hospedem no local. Caso  mais pessoas se interessem, os preços podem ser ainda mais agradáveis! Para  isso, ao agendarem as reservas, será necessário esclarecer que se trata do  Evento UTFPR. Existem apenas poucas vagas remanescentes. O lugar é extremamente  agradável e a menos de 1,5 Km do Campus da UTFPR. De qualquer forma, o translado  será oferecido pela UTFPR. Caso se esgotem as vagas, outras opções podem ser  encontradas em:
                            
                             
                            Translado Aeroporto  de Maringá/Campo Mourão/Aeroporto de Maringá: O aeroporto com melhores opções de viagem/preço fica  em Maringá, que está a 70 Km de Campo Mourão. Porém, dependendo dos horários e  número de participantes, podemos organizar a disponibilização edição de Vans para buscá-los. Para isso, não deixem de informar no link sobre as  inscrições quais os horários de chegada/partida  caso queiram utilizar este serviço.
                            Inscrições: As inscrições deverão ser pagas na instituição  (UTFPR-Campo Mourão) e custarão R$ 30,00 por pessoa para aqueles que  pré-agendarem suas inscrições até o dia 15 de outubro, passando a R$ 50,00 após  esta data. O link para a pré-inscrição pode ser encontrando clicando aqui
                              É imprescindÃvel a pré-inscrição para que se possa alocar  todos os interessados, caso seja necessário.
                            Sobre a ferramenta  tema do minicurso:
                              Os métodos de Resolução  Multivariada de Curvas (MCR, do inglês Multivariate Curve Resolution)  são métodos de processamento de sinais analÃticos que tem o intuito de resolver  misturas de sinais, também chamados de métodos de cromatografia virtual. Esses  métodos recuperam valores de concentração relativa e os espectros puros dos  componentes relacionados a tais concentrações dentro da amostra, a partir de  uma matriz de dados que contém os valores para as variáveis analisadas. O  método de Resolução Multivariada! de Curvas com MÃnimos Quadrados Alternantes  (MCR-ALS, do inglês Multivariate Curve Resolution with Alternating  Least-Squares) é um tipo de MCR no qual a resolução da matriz de dados é  realizada por ALS de uma forma iterativa, na qual o melhor ajuste observado  para os dados é oferecido como resposta. Isso se deve ao fato de que os métodos  de resolução apresentam ambiguidade rotacional intrÃnseca, e para minimizar  este efeito, restrições às respostas como a não-negatividade, balaço de massa e  unimodalidade podem ser aplicadas. Para que o MCR consiga obter resultados mais  condizentes com as informações quÃmicas, as restrições proporcionam  aproximações que podem ser realizadas durante a resolução iterativa, e devem  ser consideradas por proporcionarem flexibilidade para lidar com vários tipo! s  de arranjos de dados e problemas quÃmicos, além da habilidade para acomodar  informações externas no processo de resolução, tais como as informações de  conhecimento prévio de concentrações e de espectros. A aplicação do MCR-ALS tem  crescido de forma exponencial, sendo que nos anos de 2013 e 2014 já foram  publicadas mais de 100 novas aplicações desta ferramenta quimiométrica, o que  representa cerca de ¼ do total de publicações neste tema. Desta forma, este  minicurso tem como objetivo apresentar uma breve descrição e o funcionamento do  método MCR-ALS trazendo alguns exemplos de aplicações a fim de facilitar a  utilização do método e possibilitar um maior entendimento para as possÃveis  aplicações, tendo em vista os desafios atualmente e futuramente enfrentados na  área de tratamento de dados.
							Em caso de dúvidas, entre em  contato através do e-mail paulohmarco@utfpr.edu.br ou pelo telefone (44) 3518-1525
							
							
							Fonte: Paulo Henrique Março (UTFPR - Campo Mourão)