.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 1144

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ




16/10/2014



1. 1st Brazilian Hands-on Workshop SIR/EXPO 2014.

The Hands-on Workshop SIR/ EXPO will focus on the latest advances of the crystallographic methods for solving structures by both powder and single crystal diffraction data. Inscrições e informações:
www.quimica.ufscar.br e-mail para contato: irexpo.brasil@gmail.com


Fonte: Julio Zukerman Schpector (UFSCar)


2. Minicurso sobre quimiometria na UTFPR de Campo Mourão

Prezados colegas,
No dia 31 de outubro, uma sexta-feira, será realizado no Campus Campo Mourão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Campo Mourão) o minicurso sobre Resolução Multivariada de Curvas (MCR). Utilizado principalmente para separação de sinais obtidos em medidas que podem ser provenientes de vários tipos de análises, desde UV-Vis até análise de imagens hiperespectrais, passando pelas cromatografias bidimensionais, RMN, a aplicação de MCR-ALS tem crescido de forma exponencial, sendo que nos anos de 2013 e 2014 já foram publicadas mais de 100 novas aplicações desta ferramenta quimiométrica, o que representa cerca de ¼ do total de publicações neste tema.

O minicurso será ministrado pelo prof. Dr. Romà Tauler, que foi o implementador do método utilizando ALS (Alternating Least Squares), e é um dos pesquisadores mais importantes da área de Química Analítica/Quimiometria (Mais informações). Apenas como informativo, uma breve descrição sobre pesquisa com respeito ao Dr. Romà Tauler, este ano já publicou 21 artigos (até hoje), com aproximadamente 300 publicações (total), sendo citado 2360 vezes (até hoje!), com índice h 49. Editor dos livros Comprehensive Chemometrics, o Dr. Tauler já foi Premiado com o Chemometrics Awards graças a sua influência e aos avanços proporcionados para a área de quimiometria.

O minicurso: será realizado no anfiteatro da UTFPR em língua Espanhola ou Inglesa, de acordo com a preferência dos inscritos presentes, estando distribuídos em dois períodos:
- Módulo Básico (das 9:00 as 12:00);
- Módulo Avançado (das 14:00 as 18:00);

Hospedagem: O Hotel "O Recanto" (http://hotelorecanto.com.br/) estará oferecendo diárias a partir de 95,00 por pessoa caso pelo menos 5 pessoas do mesmo evento se hospedem no local. Caso mais pessoas se interessem, os preços podem ser ainda mais agradáveis! Para isso, ao agendarem as reservas, será necessário esclarecer que se trata do Evento UTFPR. Existem apenas poucas vagas remanescentes. O lugar é extremamente agradável e a menos de 1,5 Km do Campus da UTFPR. De qualquer forma, o translado será oferecido pela UTFPR. Caso se esgotem as vagas, outras opções podem ser encontradas em:

 

Translado Aeroporto de Maringá/Campo Mourão/Aeroporto de Maringá: O aeroporto com melhores opções de viagem/preço fica em Maringá, que está a 70 Km de Campo Mourão. Porém, dependendo dos horários e número de participantes, podemos organizar a disponibilização edição de Vans para buscá-los. Para isso, não deixem de informar no link sobre as inscrições quais os horários de chegada/partida caso queiram utilizar este serviço.

Inscrições: As inscrições deverão ser pagas na instituição (UTFPR-Campo Mourão) e custarão R$ 30,00 por pessoa para aqueles que pré-agendarem suas inscrições até o dia 15 de outubro, passando a R$ 50,00 após esta data. O link para a pré-inscrição pode ser encontrando clicando aqui
É imprescindível a pré-inscrição para que se possa alocar todos os interessados, caso seja necessário.

Sobre a ferramenta tema do minicurso:
Os métodos de Resolução Multivariada de Curvas (MCR, do inglês Multivariate Curve Resolution) são métodos de processamento de sinais analíticos que tem o intuito de resolver misturas de sinais, também chamados de métodos de cromatografia virtual. Esses métodos recuperam valores de concentração relativa e os espectros puros dos componentes relacionados a tais concentrações dentro da amostra, a partir de uma matriz de dados que contém os valores para as variáveis analisadas. O método de Resolução Multivariada! de Curvas com Mínimos Quadrados Alternantes (MCR-ALS, do inglês Multivariate Curve Resolution with Alternating Least-Squares) é um tipo de MCR no qual a resolução da matriz de dados é realizada por ALS de uma forma iterativa, na qual o melhor ajuste observado para os dados é oferecido como resposta. Isso se deve ao fato de que os métodos de resolução apresentam ambiguidade rotacional intrínseca, e para minimizar este efeito, restrições às respostas como a não-negatividade, balaço de massa e unimodalidade podem ser aplicadas. Para que o MCR consiga obter resultados mais condizentes com as informações químicas, as restrições proporcionam aproximações que podem ser realizadas durante a resolução iterativa, e devem ser consideradas por proporcionarem flexibilidade para lidar com vários tipo! s de arranjos de dados e problemas químicos, além da habilidade para acomodar informações externas no processo de resolução, tais como as informações de conhecimento prévio de concentrações e de espectros. A aplicação do MCR-ALS tem crescido de forma exponencial, sendo que nos anos de 2013 e 2014 já foram publicadas mais de 100 novas aplicações desta ferramenta quimiométrica, o que representa cerca de ¼ do total de publicações neste tema. Desta forma, este minicurso tem como objetivo apresentar uma breve descrição e o funcionamento do método MCR-ALS trazendo alguns exemplos de aplicações a fim de facilitar a utilização do método e possibilitar um maior entendimento para as possíveis aplicações, tendo em vista os desafios atualmente e futuramente enfrentados na área de tratamento de dados.

Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail paulohmarco@utfpr.edu.br ou pelo telefone (44) 3518-1525



Fonte: Paulo Henrique Março (UTFPR - Campo Mourão)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299