.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 1145

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ




23/10/2014



1. I Encontro de Química da Região Norte-SBQ Norte

A Universidade Federal do Amazonas e a Sociedade Brasileira de Química-Regional do Amazonas realizarão, no período de 10 a 12/12/2014, o I Encontro de Química da Região Norte-SBQ Norte, com o tema “Química para o desenvolvimento sustentável da Amazônia”. Este evento, financiado pela FAPEAM, visa divulgar a Química na sociedade, mostrando a sua contribuição ao desenvolvimento sustentável da Amazônia, além de estimular o estudo desta ciência e promover um maior intercambio científico entre os químicos da Região Norte. O I Encontro de Química da Região Norte-SBQ Norte ocorrerá na UFAM e a sua programação será ! constituída de minicursos, sessões temáticas, sessão de pôsteres, mesas-redondas, palestras e solenidade de premiações da Olimpíada Amazonense de Química 2014.
As inscrições devem ser realizadas online no site www.eventos.ufam.edu.br, no período de 15/10 a 27/11/2014. Mais informações serão disponibilizadas, no mesmo site e outros meios de divulgação, a partir de 15/10/2014. Os interessados também podem entrar em contato com a Coordenação do Evento através dos e-mails lbelem@ufam.edu.br e lbelem1@gmail.com


Fonte: Maria da Paz Lima (INPA)


2. Palestra do Professor Romà Tauler na Embrapa Solos

No dia 05 de novembro, das 08:30 às 11:00, acontecerá na Embrapa Solos a palestra do Professor Romà Tauler, renomado do pesquisador da área de Quimiometria do Institute of Environmental Assessment and Water Research (IDÆA), ligado ao Spanish Council of Sientific Research (CSIC).
O Prof. Dr. Romà Tauler (http://www.cid.csic.es/homes/rtaqam/) é o principal divulgador do método resolução multivariada de curvas (Multivariate Curve Resolution), utilizando ALS (Alternating Least Squares), um método quimiométrico bastante difundido para tratamento de dados de espectroscopia, cromatografia e outras técnicas instrumentais multivariadas.

Título da palestra será: "MCR-ALS aplicado para a resolução de problemas em dados ambientais"

Resumo
Os métodos de Resolução Multivariada de Curvas (MCR, do inglês Multivariate Curve Resolution) são métodos de processamento de sinais analíticos que tem o intuito de resolver misturas de sinais, também chamados de métodos de cromatografia virtual. Esses métodos recuperam valores de concentração relativa e os espectros puros dos componentes relacionados a tais concentrações dentro da amostra, a partir de uma matriz de dados que contém os valores para as variáveis analisadas. O método de Resolução Multivariada de Curvas com Mínimos Quadrados Alternantes (MCR-ALS, do inglês Multivariate Curve Resolution with Alternating Least-Squares) é um tipo de MCR no qual a resolução da matriz de dados é realizada por ALS de uma forma iterativa, na qual o melhor ajuste observado para os dados é! oferecido como resposta. Isso se deve ao fato de que os métodos de resolução apresentam ambiguidade rotacional intrínseca, e para minimizar este efeito, restrições às respostas como a não-negatividade, balaço de massa e unimodalidade podem ser aplicadas. Para que o MCR consiga obter resultados mais condizentes com as informações químicas, as restrições proporcionam aproximações que podem ser realizadas durante a resolução iterativa, e devem ser consideradas por proporcionarem flexibilidade para lidar com vários tipos de arranjos de dados e problemas químicos, além da habilidade para acomodar informações externas no processo de resolução, tais como as informações de conhecimento prévio de concentrações e de espectros. A aplicação do MCR-ALS tem crescido ! de forma exponencial, sendo que nos anos de 2013 e 2014 j&aacu! te; foram publicadas mais de 100 novas aplicações desta ferramenta quimiométrica, o que representa cerca de ¼ do total de publicações neste tema. Desta forma, esta palestra tem como objetivo apresentar uma breve descrição e o funcionamento do método MCR-ALS trazendo alguns exemplos de aplicações em matrizes ambientais, a fim de facilitar a utilização do método e possibilitar um maior entendimento para as possíveis aplicações tendo em vista os desafios enfrentados pela EMBRAPA.


Fonte: André Marcelo de Souza (Embrapa)


3. 1º Workshop de Aplicações de Espectroscopia NIR e Quimiometria a análise de Solos da Embrapa Solos

É recente na Ciência do solo o uso de técnicas analíticas multivariadas para avaliação de vários de seus atributos. Um exemplo proeminente é o crescente emprego da espectroscopia na região do infravermelho próximo (NIR) na determinação de atributos do solo, como por exemplo, carbono orgânico. Uma vez que o espectro NIR se caracteriza por bandas largas e sobrepostas, esta técnica se beneficia da Quimiometria, para tornar-se uma ferramenta cada vez mais robusta para a quantificação de diversos parâmetros em diferentes matrizes, inclusive solo.
A Quimiometria é uma área oriunda da Química analítica que emprega métodos matemáticos, estatísticos e computacionais para extrair informações relevantes de conjuntos de dados multivariados. A relação estabelecida entre a espectroscopia NIR e a Quimiometria é de simbiose, pois se a espectroscopia NIR depende da Quimiometria para uma interpretação mais eficiente dos dados espectrais, a Quimiometria se beneficia do tipo e da elevada quantidade de informação espectral gerada para o desenvolvimento de novos métodos em seus diversos campos, tais como calibração multivariada, reconhecimento de padrões e planejamento de experimentos.
Diante da relevância, potencial e do impacto positivo que a recente inserção das técnicas supracitadas em Ciência do Solo tem causado, este Workshop objetiva oferecer aos empregados da Embrapa afeitos ao tema (estudantes, bolsistas, assistentes, analistas e pesquisadores), a oportunidade conhecer o trabalho de pesquisadores da Embrapa e de Universidades parceiras (UNICAMP, UFMG e UTFPR) em espectroscopia NIR e Quimiometria aplicadas à Ciência do Solo e demais áreas de interesse agronômico.


04 e 05 de dezembro de 2014
Auditório da Embrapa Solos, Rio de Janeiro, RJ
Rua Jardim Botânico, 1024


Programação Horário
Dia 04
Abertura do Workshop 08:30 às 09:00
“Quimiometria aplicada à espectroscopia NIR”
Prof. Dr. Ronei Jesus Poppi
Instituto de Química, Unicamp, Campinas, SP
09:00 às 09:45
Coffee Break 09:50 às 10:35
“Rede Net-NIRS da Embrapa”
Dra. Maria Lucia Simeone
Embrapa Milho e Sorgo
10:40 às 11:25
Almoço 11:30 às 13:30
“Validação em espectroscopia NIR”
Profa. Dra.Patrícia Valderrama
UTFPR
13:30 às 14:15
Coffee Break 14:20 às 15:05
“A espectroscopia NIR como método de rotina para a determinação de atributos do solo”
Dr. André Marcelo de Souza
Embrapa Solos
15:10 às 15:55


Dia 05
"Espectroscopia NIR e Calibração Multivariada: Aplicações na análise de amostras de interesse agronômico"
Prof. Dr. Marcelo Martins de Sena
UFMG
08:30 às 09:15
“Aplicação de MCR-ALS em calibração pseudo-univariada”
Prof. Dr. Paulo Henrique Março
UTFPR
09:20 às 10:05
Coffee Break 10:10 às 10:55
“Componentes Principais como ferramenta auxiliar na interpretação de dados espectroscópicos”
Dr. Etelvino Henrique Novotny
Embrapa Solos
11:00 às 11:45
Almoço 11:50 às 13:30
“Formas de coleta e preparo de amostras de terra”
Dr. Maurício Rizzato Coelho
Embrapa Solos
13:35 às 14:20
“Inovações tecnológicas nos sistemas FT-NIR PerkinElmer”
Dr. Thiago Fatobene
PerkinElmer
14:25 às 15:10
Encerramento e Reunião para discussão de Projetos 15:20



Fonte: André Marcelo de Souza (Embrapa)


4. II Simpósio em Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade da UNIFESP

A UNIFESP realizará nos dias 27 e 28 de novembro de 2014, o II Simpósio em Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade. O evento ocorrerá no município de São Bernardo do Campo e acolherá contribuições técnico-científicas com foco no desenvolvimento e aperfeiçoamento de métodos, processos e produtos sustentáveis. As incrições são gratuitas e podem ser efetuadas até o dia 10/11/2014 online. Informações adicionais podem ser obtidas através da URL www2.unifesp.br/home_diadema/iisimposiocts/ ou email: simposio.ppg.cts@unifesp.br

Fonte: Fabricio R. Sensato (UNIFESP)


5. 16th Topical Meeting of the International Society of Electrochemistry

"Electrochemical Properties and Applications of Advanced Carbon Materials"
co-organnized by SBQ's Division of Electrochemistry and Electroanalytical Chemistry

Angra dos Reis - Brazil
22-26 March 2015

Abstract submission deadline: 11 November 2014

Additional information: http://topical16.ise-online.org

Fonte: Dr. Romeu C. Rocha Filho (Universidade Federal de São Carlos)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299