.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 1163

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ




12/03/2015



1. II Workshop sobre Laser em Química Analítica

O objetivo do evento é reunir condições para a realização de discussões entre profissionais e pesquisadores interessados em aplicações de laser em química analítica. A segunda edição do Workshop sobre Laser em Química Analítica (WLQA – 2015) será realizada na cidade de São Carlos (interior de São Paulo) e o período escolhido foi de 27 a 31 de julho de 2015.

Início das inscrições: 09 de março de 2015
Local: Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos e Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP)
Contato: worklaser2015@gmail.com

Maiores informações


Fonte: Edenir Rodrigues Pereira Filho (UFSCar)


2. Curso sobre Utilização Sustentável de CO2

Estão abertas as inscrições para o curso sobre Utilização Sustentável de CO2, que será realizado no período de 30 de março a 2 de abril de 2015 no Salão Nobre da Decania do Centro de Tecnologia da UFRJ, situado no 2o andar do Bloco A (prédio do CT).

O curso tem como objetivo discutir a temática do CO2 num contexto de sustentabilidade, enfocando aspectos de captura e, sobretudo, utilização para produção de produtos químicos e combustíveis. O curso está destinado, primordialmente, a alunos de pós-graduação e profissionais com interesse e atuação na área.

O curso é parte das atividades relacionadas a um projeto de cooperação entre a UFRJ e a Universidade de York e será ministrado em inglês. Para maiores informações e inscrições acessar https://www.iq.ufrj.br/informes/co2/


Fonte: Claudio J. A. Mota (UFRJ)


3. XXII Conferência Internacional de Docentes & a XIX Cúpula da Juventude Iearn 2015

Brasília sediará no mês de julho a XXII Conferência Internacional de Docentes & a XIX Cúpula da Juventude Iearn 2015. O evento acontecerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, de 26 a 31 de julho, e reunirá cerca de 800 participantes vindos de 50 países.

A Conferência Internacional iEARN e Cúpula da Juventude é um evento anual itinerante que reúne educadores e estudantes do ensino fundamental e médio de todos os continentes engajados no uso da internet para colaborar globalmente, de modo a elevar o nível do ensino e da aprendizagem e, assim, fazer diferença no mundo. A Conferência tem como tema Ressignificando TIC: Transformação, Inclusão e Comunicação Intercultural, que será abordado por palestrantes brasileiros e estrangeiros, renomados na área de educação e inovação tecnológica. Os professores e alunos também terão oportunidade de apresentar os projetos colaborativos desenvolvidos ao longo do ano. Os idiomas oficiais do evento são inglês e português, mas espera‐se apresentações também em espanhol, árabe, japonês, alemão e francês. A realização do evento é da Associação Educadores Globais em parceria com a International Education and Resources Network‐iEARN no Brasil.

Maiores informações


Fonte: Lydia Costa (Vincere Associados)


4. 7th German-Brazilian Symposium for Sustainable Development, Heidelberg University, Germany

The aim of the symposium is to present and discuss the differences in sustainable development of two human societies related to their cultural identities within the frame of Earth resources and processes. The symposium will use oral presentations, poster presentations, and guided field tours to convey the general aim. The guided field tours will provide human and natural examples of sustainable development in Germany. The term "sustainable development" is used in the sense of the early definition (March 20, 1987) by the Brundtland Commission of the United Nations: "Sustainable development is development that meets the needs of the present without compromising the ability of future generations to meet their own needs". In general, sustainable is seen in the interaction of Environment, Social Actions, and Economics

More information


Fonte: Lauro E. S. Barata (UFOPA)


5. Cursos laboratoriais do Grupo Bioscope em 2015

O grupo de investigação Bioscope, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (Caparica), vem desta forma promover os cursos especializados que serão realizados no ano de 2015.

O BIOSCOPE Research Group organiza cursos caracterizados por uma grande parte de treino laboratorial avançado, partilhando-se, desta forma, experiência e know-how.

Estes cursos são dirigidos a estudantes (Master, PhD, Post-doc), investigadores e técnicos de diversas áreas como química, bioquímica e biologia.

Os cursos planeados para este ano são os seguintes:

23 a 25 de Março de 2015 (3ª edição)

III Hands-on Course in Nanoparticles Studies: from fluorescence and biochemical tools to MALDI-MS techniques applied to coated metal nanoparticles

27 a 29 de Abril de 2015 (4ª edição)
IV Hands-on Course in Fluorescence and Related Techniques Applied to Chemosensors and Nanoparticles

22 a 24 de Junho de 2015 (5ª edição)
V Hands-on Course in Ultrafast Sample Treatment for Proteomics

20 a 22 de Julho de 2015 (3ª edição)
III Hands-on Course in Sample Preparation Using Nanoparticles for Proteomics

Maiores informações


Fonte: José Luis Capelo Martínez e Carlos Lodeiro Espiño (Bioscope Group Heads)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299