.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 1164

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ




19/03/2015



1. Curso "Ressonância Magnética Nuclear aplicada à Ciência do Petróleo"

Estão abertas as inscrições para o curso "Ressonância Magnética Nuclear aplicada à Ciência do Petróleo".

Maiores informações podem ser encontradas no site www.auremn.org.br


Fonte: Claudia Jorge do Nascimento (UNIRIO)


2. V Jornada de História da Ciência e Ensino: propostas, tendências e construção de interfaces

30 de julho a 1 de agosto de 2015

O PEPG em História da Ciência da PUCSP convida para a V Jornada de História da Ciência e Ensino: propostas, tendências e construção de interfaces.

Um evento realizado no âmbito do Projeto História da Ciência e Ensino: abordagens interdisciplinares no ensino superior (diagnóstico, formação continuada e especializada de professores), desenvolvido com apoio do programa Obeduc (Capes/Inep).

Inscrição de trabalhos até 30 de abril

Mais informações


Fonte: Maria Helena Roxo Beltran (PUCSP)


3. 2015 IUCr High-Pressure Workshop

Estão abertas as inscrições para o "2015 IUCr High-Pressure Workshop", que acontecerá entre 12 e 15 de Setembro no campus do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais). O foco principal do evento serão os recentes avanços científicos nas técnicas de cristalografia sob altas pressões.

As apresentações cobrirão diversos temas relativos a cristalografia de alta pressão, como estruturas cristalinas, transições de fase e sua cinética, síntese de novos materiais, ciências planetárias e da terra, materiais macios e biológicos, propriedades físicas e químicas, teoria e computação, bem como o desenvolvimento de técnicas para estudos sob altas pressões em laboratórios de universidades e síncrotrons.

O workshop será realizado no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em Campinas (SP), em cujas linhas de luz são realizados diversos experimentos em altas pressões. Além disso, no futuro o LNLS poderá implementar novos experimentos em altas pressões em sua nova fonte de luz síncrotron, Sirius, que está atualmente em construção.

Este workshop corresponde a uma nova edição da série de workshops promovidos em parceria com a Comissão de Altas Pressões da IUCr (União Internacional de Cristalografia). Realizado pela primeira vez em 1996, o workshop já teve edições realizadas no ESRF (1997), APS (1998), Spring-8 (2000), Orsay (2001), Berkeley (2003), Saskatoon (2004), Dubna (2006), Oxford (2007), Harbin (2009), Gatlinburg (2010), Mito (2012) e, mais recentemente, em Hamburg (2013).

Os interessados em participar do 2015 IUCr High-Pressure Workshop devem preencher uma ficha de inscrição, disponível na página do evento. Cerca de 100 candidatos serão selecionados para participar do workshop. O LNLS e a IUCr irão conceder um número limitado de auxílios de viagem para jovens cientistas selecionados.

O período de inscrições se encerra em 1o de Maio para aqueles que pretendem pedir auxílio financeiro, ou em 15 de maio para aqueles que não pedirão auxílio. Os candidatos selecionados deverão pagar uma taxa de inscrição de R$ 400. A língua oficial do evento é o Inglês.

Serviço:
2015 IUCr High-Pressure Workshop
12 a 15 de setembro de 2015
Website: http://pages.cnpem.br/hpworkshop/
Inscrições: 2 de março a 15 de Maio


Fonte: Javier Alciides Ellena (IFSC-USP)


4. II Encontro de Polímeros – ENPOL

O Instituto de Macromoléculas promoverá o II Encontro de Polímeros de 31 de março a 2 de abril de 2015!

Neste evento teremos minicursos, palestras, pôsteres dos resumos enviados, mesas-redondas e premiação do melhor pôster (R$ 500,00) e profissional destaque!

Confira a programação prévia do evento e modelo de submissão!

As inscrições são gratuitas: goo.gl/forms/DB9rSEBne8

Programação

Submissão de resumos – A submissão do trabalho deve ser feita até o dia 17/03/2014 enviadas para o email: enpol@ima.ufrj.br

Organização:
Emiliane Daher Pereira (Inscrições)
Janaina Izabel da Silva de Aguiar (Coordenadora)
Jeniffer Nascimento Figueira (Sub-coordenadora)
Jose Jonathan Rubio Arias (Artes e divulgação)
Leidiane Guimarães dos Reis (Prêmios)
Rocío Macarena Moyano Dip (Relações públicas)
Tatiana Simões Loureiro (Financeiro)


Fonte: Jeniffer Nascimento Figueira (UFRJ)


5. 6º Encontro Regional da SBQ Nordeste

Tema: "A Química e a Biotecnologia do Nordeste: o caminho da Pesquisa para a Inovação"

O 6º SBQ – NE servirá de plataforma para avaliação e discussão dos principais desafios e perspectivas da área de Química, Biotecnologia e Educação na região nordeste. O estabelecimento de pontos estratégicos dentro do contexto do evento permitirá a possibilidade de elevação da qualidade das pesquisas e popularização da ciência, desta forma, possibilita a inserção da inovação de forma efetiva nas diferentes áreas. Para tanto, a participação de alunos dos diferentes níveis nas discussões juntamente com pesquisadores renomados e representantes da sociedade e setor produtivo constituem um ponto estratégico do evento. Pois visa a formação destes discentes que serão futuramente atuadores locais e regionais das propostas e ideias geradas e discutidas durante a 6º SBQ – NE.

O evento acontecerá de 17 a 19 de junho de 2015 em Maceió, AL.

Mais informações


Fonte: Universidade Federal de Alagoas


6. 3º Congresso Internacional de Catálise para Biorrefinarias

O 3º Congresso Internacional de Catálise para Biorrefinarias será realizado de 27 a 30 de setembro de 2015, no Hotel Windsor Atlântica, Copacabana-RJ.

Mais informações


Fonte: Lucia Gorenstin Appel (INT)






Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299