.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 1168

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ




16/04/2015



1. ISACS 17: Challenges in Chemical Renewable Energy - Brazil

8 - 11 Setembro de 2015, Rio de Janeiro

Inscrições abertas!

Submissões para apresentação oral até - 27/04/2015

Temas:
• Solar Fuels and molecular catalysis
• Photovoltaics
• Biofuels
• Battery technology/energy storage
• Fuel Cells

Mais informações


Fonte: Elizabeth Magalhaes (RSC Brasil)


2. International Symposium on Synthesis and Catalysis

No período de 2 a 4 de Setembro de 2015 será realizado o "International Symposium on Synthesis and Catalysis" na Universidade de Évora em Portugal.

Para maiores informações acesse www.isysycat.eventos.chemistry.pt.


Fonte: David Rodrigues da Rocha (UFF)


3. 5th International Workshop: Advances in Cleaner Production

Entre os dias 20 a 22 de maio, a Universidade Paulista (UNIP) – Mirandópolis, em São Paulo - sediará o 5th International Workshop: Advances in Cleaner Production, fórum multi e interdisciplinar que apresentará informações e resultados de pesquisas sobre tecnologias, conceitos e políticas baseadas em Produção Mais Limpa.

O fórum promoverá a troca de informação acadêmica e a discussão de problemas comuns e do encaminhamento de soluções, diante do tema central do Workshop "Produção mais Limpa para uma Transição Sustentável". As inscrições para a palestra podem ser realizadas por meio do site www.advancesincleanerproduction.net. O professor Stephen C. DeVito, coordenador do programa Toxic Release Inventory (TRI), da Agência Federal de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, discutirá a respeito do programa em implementação no Brasil cujo nome é Registro de Emissão e Transferência de Poluentes (RETP), mundialmente conhecido como PRTR.

No dia 20 de maio, das 16h50 às 18h50, sob o tema "Defining the Role of Pollutant Release and Transfer Registries (PRTRs) in Global Sustainability", DeVito apresentará a evolução do sistema e como suas informações têm contribuído para o progresso sustentável em diversos países.

E no dia 22 de maio, das 10h30 às 12h30, Steverealizará uma oficina "Advancing the Use of Pollutant Release and Transfer Register (PRTR) Data and Information: What PRTR Data Users Really Want!", em conjunto com Prof. Dr. Marcus da Matta, diretor executivo da EcoAdvisor Associados e especialista na implantação do RETP no Brasil. Essa oficina apresentará a evolução do sistema e como suas informações têm contribuído para o progresso sustentável em diversos países, onde será possível conhecer o RETP do Brasil e dialogar com os palestrantes para dúvidas.

Cinco conferencistas estrangeiros também participam dos workshops, entre eles Hans Schnitzer, da Graz University of Technology (Áustria); Jeremy Hall, da Beedie School of Business / Simon Fraser University (Canadá); Donald Huisingh, da Tenessee University (EUA); Gregory Adolfson, do West Virginia Department of Environmental Protection (EUA); e Sergio Ulgiati, da Parthenope University (Itália).


Fonte: Way Comunicações


4. 3ª Escola de Inverno em Ecologia Química

Em função do grande sucesso das duas edições anteriores, este ano ocorrerá a 3ª Escola de Inverno em Ecologia Química, no Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, de 27 a 31 de Julho. A escola é destinada fundamentalmente para alunos de graduação e pós graduação, e tem como principal objetivo a capacitação e fortalecimento dos estudantes nessa área notadamente multidisciplinar.

Serão ofertados quatro cursos distintos com grandes especialistas nacionais e internacionais, além de cinco palestras.

As informações completas podem ser obtidas no sitio da escola: www.eineq.com.br/


Fonte: Paulo Henrique G. Zarbin (UFPR)


5. Curso "New frontiers in the science of medical plants"

O curso sobre últimos avancos na quimica de plantas medicinais será ministrado, durante o período de 4 a 15 de maio, no IQ-UNESP/Araraquara.

Mais informações


Fonte: Vanderlan da Silva Bolzani (IQ-UNESP)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299