.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 1170

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ




30/04/2015



1. Aula Inaugural do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química do IBILCE/UNESP

Data: 19/05/2015

Local: Auditório C da UNESP/SJRP

Maiores Informações


Fonte: Márcia Cristina Bisinoti (UNESP - SJRP)


2. III Encontro de Pesquisadores em Ciência e Engenharia de Materiais - (III EPCEM)

02 a 05 de agosto de 2015-Ilha Solteira –São Paulo

Inscrições on-line: de 01/04/2015 a 19/07/2015.

Envio de Resumos: de 01/04/2015 a 25/05/2015.

Temas:
- síntese e obtenção de materiais
- caracterização,
- teoria e modelamento,
- desenvolvimento de dispositivos e aplicações.

Mais informações


Fonte: Rosangela da Silva de Laurentiz (FEIS-UNESP)


3. XIV Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat): submissão de trabalhos aberta

Está aberta, até o dia 30 de maio, a submissão de resumos para o XIV Encontro da SBPMat. O evento será realizado de 27 de setembro a 1º de outubro no Rio de Janeiro, no Centro de Convenções SulAmérica.

São aceitos trabalhos de pesquisadores e estudantes do Brasil e do exterior em qualquer uma das áreas dos 27 simpósios e dos 2 workshops do evento, os quais cobrem variados temas da pesquisa em Materiais e suas aplicações (nanomateriais, eletrônica e fotônica, biomateriais, modelagem, materiais para energia, entre outros). Esses simpósios são coordenados por pesquisadores de universidades e outras instituições de pesquisa do Brasil, Alemanha, Argentina, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, Itália, Japão, Portugal e Suíça. Os simpósios e workshops foram selecionados, pelo comitê organizador do evento, entre mais de 50 propostas recebidas numa chamada lançada em novembro do ano passado e direcionada a toda a comunidade científica.

Os melhores trabalhos de cada simpósio (no máximo, um pôster e um oral) apresentados por estudantes de graduação ou pós-graduação serão destacados no final do evento com o Prêmio Bernhard Gross.

Sobre os Encontros da SBPMat
O encontro anual da SBPMat é um tradicional fórum internacional dedicado aos recentes avanços e perspectivas em ciência e tecnologia de Materiais. Nas últimas edições, o evento tem reunido mais de 1.500 participantes das cinco regiões do Brasil e de dezenas de outros países para apresentação e discussão de trabalhos de pesquisa científica e tecnológica na área de Materiais. O evento conta também com palestras plenárias de pesquisadores mundialmente destacados e com expositores do interesse da comunidade de Materiais.

Informações sobre o XIV Encontro da SBPMat, instruções para envio dos resumos e para participação no Prêmio Bernhard Gross: http://sbpmat.org.br/14encontro/.


Fonte: Verónica Savignano (SBPMat)


4. I Simpósio em Ecologia e Biodiversidade: abordagens interdisciplinares

De 18 a 21 de junho deste ano acontecerá o "I Simpósio em Ecologia e Biodiversidade: abordagens interdisciplinares", no Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Rio Claro. O evento é aberto a estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais da área de meio ambiente e demais interessados. O valor da inscrição é R$20,00.

Em sua primeira edição, o simpósio tem como tema as "Abordagens interdisciplinares", com o intuito de reforçar e expandir os conhecimentos relacionados ao meio ambiente, seja no âmbito das ciências humanas, exatas ou biológicas, buscando integrar universidade e sociedade, e colocar os estudantes em contato com grandes profissionais dos diferentes setores – público, privado e terceiro setor. Haverá palestras, mesas redondas e minicursos.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do site do evento no período de 13 de abril a 17 de junho. Serão aceitos trabalhos para apresentação em forma de poster. Os resumos deverão ser submetidos via formulário disponível no site até o dia 02 de maio.

Mais informações no site do evento e na página do facebook.


Fonte: Comissão Organizadora do I Simpósio em Ecologia e Biodiversidade


5. III Workshop Internacional "Descoberta e Desenvolvimento de Fármacos Anticâncer - Do Produto Natural até a Clínica"

No período de 15 a 19 de junho de 2015, a Rede Iberoamericana de Investigação em Câncer – Da genômica ao Controle (RIBECANCER) promoverá, na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp, o III Workshop Internacional "Descoberta e Desenvolvimento de Fármacos Anticâncer - Do Produto Natural até a Clínica", sob a direção e coordenação dos Profs. Drs. Arturo San Feliciano (USAL, Salamanca, Espanha) e João Ernesto de Carvalho (FCF-UNICAMP, Brasil).

A RIBECANCER é uma rede temática internacional da Área da Saúde do CYTED – Programa Iberoamericano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento, plataforma que promove o suporte à cooperação multilateral em ciência e tecnologia, orientada à transferência de conhecimentos, experiências, informações, resultados e tecnologias entre os países Ibero-americanos.

O evento contará com 18 sessões teóricas divididas em três módulos temáticos principais, estruturados de maneira a tratar de forma sequencial e integrada diversos aspectos relacionados com: 1 - O Desenvolvimento histórico e os Produtos Naturais como ponto de partida para a obtenção de novos fármacos antineoplásicos; 2 – As metodologias modernas envolvendo o Desenho de Fármacos e o estudo das interações moleculares; e 3 – As metodologias para avaliação da atividade e da eficácia antineoplásica, a identificação dos alvos farmacológicos, os mecanismos de ação, os estudos de toxicidade, os mecanismos de resistência e as estratégias terapêuticas gerais e específicas frente ao câncer.

Mais informações


Fonte: Valdir Cechinel Filho (RIBECANCER/CYTED/CNPq)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299