.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 1172

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ




14/05/2015



1. II Escola de Inverno de Quimiometria

20 a 24 de Julho de 2015
Instituto de Química Unicamp


A utilização de ferramentas matemáticas e estatísticas para a resolução de problemas químicos deu origem ao termo "Quimiometria" na década de 70. Desde então a Quimiometria cresceu de forma significativa e atualmente apresenta participação marcante em muitas outras áreas do conhecimento, tais como Farmácia, Agroindústria, Petroquímica, Alimentos, Engenharias etc.

São muitas as ferramentas quimiométricas que são utilizadas para o desenvolvimento e otimização de produtos e processos industriais bem como para a geração de métodos analíticos cada vez mais eficientes. Após o enorme sucesso da 1ª Escola de Inverno realizada em São Carlos em 2013, com a participação de mais de 120 estudantes de todo o país, verificou-se a enorme demanda por conhecimento nesta área. Assim, será realizado no período de 20 a 24 de julho de 2015, nas dependências do Instituto de Química da Unicamp a II Escola de Inverno de Quimiometria.

Esta Escola é voltada basicamente para estudantes de graduação, pós-graduação, docentes, pesquisadores da Embrapa e da Indústria interessados em aprimorar seus conhecimentos na área de Quimiometria.

O cronograma contempla cursos e palestras em diferentes níveis (básico, intermediário e avançado) versando sobre as principais ferramentas quimiométricas, ministrados por pesquisadores do país e do exterior. Além disto, serão realizadas mesas redondas para discussão do uso da Quimiometria na indústria com a participação de profissionais que estão aplicando as técnicas no ramo produtivo, além de sessões coordenadas e apresentação de painéis.

Mais informações


Fonte: André Marcelo de Souza (Embrapa)


2. 17th International Conference on Near Infrared Spectroscopy

O "17th International Conference on Near Infrared Spectroscopy", será realizado pela primeira vez na América Latina, na cidade de Foz do Iguaçu, entre os dias 18 e 23 de outubro de 2015.

Na oportunidade serão oferecidos vários cursos com professores e pesquisadores renomados na área. Dentre os cursos oferecidos estão:

1) Introducción a la espectroscopía de infrarrojo cercano (NIRS): fundamentos, tratamiento de datos y aplicaciones;
2) Applications of near infrared spectroscopy in agriculture;
3) Multivariate curve resolution (MCR). Application in process analysis and imaging;
4) Near infrared hyperspectral imaging;
5) Near infrared spectroscopy in process analytical technology (PAT);
6) Topics in chemometrics for near infrared spectroscopy.

Além de várias palestras e trabalhos de interesse na área.

O evento é uma ótima oportunidade para profissionais e estudantes apresentarem suas contribuições na área e ter contato direto com especialistas internacionais. Além disso, possibilitará, aos interessados em espectroscopia NIR, conhecer os novos desafios e aplicações nesta área.

Submissão de trabalhos até 31 de Maio de 2015.

Mais informações podem ser encontradas no site oficial do evento: www.nir2015.com.br


Fonte: Claudete Fernandes Pereira (UFPE)


3. IV Encontro Brasileiro de Espectroscopia Raman - IV EnBraER

Será realizado em Juiz de Fora - MG de 06 a 09 de dezembro o IV EnBraER, reunião bi-anual que congrega pesquisadores, profissionais, estudantes e usuários da área de espectroscopia Raman do país. Serão abordados temas de interesse básico e também de aplicações da técnica, contando também com a participação de renomados pesquisadores do exterior, convidados ao evento.

Maiores informações na página: www.enbraer.org
Contato: contato@enbraer.org


Fonte: Luiz Fernando Cappa de Oliveira (UFJF)


4. Innovation Fair

O Innovation Fair é um evento que acelera a inovação, aproximando pesquisadores, empresas juniores e start-ups das pessoas que podem transformar ideias inovadoras em soluções e tecnologias de mercado.

As inscrições estão abertas até 30/06/2015.

Mais informações


Fonte: Denise Freitas Siqueira (IQ-USP)


5. III Simpósio Mineiro de Educação Química (III SMEQ)

O III Simpósio Mineiro de Educação Química (III SMEQ), organizado pela comunidade de educadores químicos do estado de Minas Gerais, ocorrerá nos dias 18, 19 e 20 de setembro de 2015, em Juiz de Fora, MG.

A Comissão Organizadora, tem a satisfação de convidá-lo(a) a participar do evento e submeter seu relato de experiência ou trabalho de pesquisa para apresentação. A Programação completa já está disponível no sítio: www.smeq.com.br.

A inscrição com desconto e a submissão de trabalho poderá ser realizada até o dia 01/07/2015. Visite regularmente o sítio do evento para informações atualizadas e mais detalhes: www.smeq.com.br e www.facebook.com/iiismeq


Fonte: José Guilherme da Silva Lopes e Ivoni de Freitas Reis (UFJF)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299