.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 1175

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ




18/06/2015



1. II Workshop on Biomolecular Theory-Experiment Interplay: Molecular Recognition and Self-assembly (II WBioTEI)

The II Workshop on Biomolecular Theory-Experiment Interplay: Molecular Recognition and Self-assembly (II WBioTEI) will be held at Maresias Hotel/Maresias/SP/Brasil, from 30/Aug to 03/Sep/2015.

The event main goal is to gather theoretical and experimental researchers that are working with structural and dynamics properties of supramolecular and nanomolecular biological systems, such as DNA nanostructures, proteins, DNA-protein interactions, lipid bilayers, micelles, phospholipid aggregates, surfactant aggregates, etc.

More information

Application open until: 24/Jun/2015
São Paulo's researchers should apply until 15/Jun/2015 because the IIWBioTEI will ask grant from FAPESP for these participants.


Fonte: Kaline Coutinho (USP)


2. 17th International Conference on Near Infrared Spectroscopy (NIR 2015)

17th International Conference on Near Infrared Spectroscopy (NIR 2015) - Foz do Iguaçu, 18 a 23 de outubro de 2015.

Submissão de trabalhos (somente pôsteres) estendida até 30 de Junho.

A comissão organizadora do evento tem o prazer de convidar a comunidade científica da área de química analítica a participar do evento que será realizado pela primeira vez na América Latina.

O evento é uma ótima oportunidade para profissionais e estudantes apresentarem suas contribuições na área e ter contato direto com especialistas internacionais. Além disso, possibilitará, aos interessados em espectroscopia NIR, conhecer os novos desafios e aplicações nesta área.

Estão sendo oferecidos 06 cursos com pesquisadores renomados na área:

1) Introducción a la espectroscopía de infrarrojo cercano (NIRS): fundamentos, tratamiento de datos y aplicaciones (Ana Garrido-varo, Maria Dolores Peréz-Marín, Tom Fearn);
2) Applications of near infrared spectroscopy in agriculture (Pierre Dardenne, Phil Williams, Vincent Baeten);
3) Multivariate curve resolution (MCR). Application in process analysis and imaging (Anna de Juan, Joaquim Jaumot);
4) Near infrared hyperspectral imaging (José Manuel Amigo, Aoife Gowen);
5) Near infrared spectroscopy in process analytical technology (PAT) (José C. Menezes, Gledson Emidio);
6) Topics in chemometrics for near infrared spectroscopy (Alejandro Olivieri, Roberto Kawakami Harrop Galvão, Mário César Ugulino de Araújo).

Além de várias palestras e trabalhos de interesse na área.

A taxa de inscrição, além do acesso a todo o evento, inclui: quatro almoços, visita às cataratas do Iguaçu, jantar de confraternização, CD com os abstracts e proceedings.

Mais informações podem ser encontradas no site oficial do evento: www.nir2015.com.br


Fonte: Claudete Fernandes Pereira (UFPE)


3. II Escola de Inverno de Quimiometria

A utilização de ferramentas matemáticas e estatísticas para a resolução de problemas químicos deu origem ao termo "Quimiometria" na década de 70. Desde então a Quimiometria cresceu de forma significativa e atualmente apresenta participação marcante em muitas outras áreas do conhecimento, tais como Farmácia, Agroindústria, Petroquímica, Alimentos, Engenharias etc. São muitas as ferramentas quimiométricas que são utilizadas para o desenvolvimento e otimização de produtos e processos industriais bem como para a geração de métodos analíticos cada vez mais eficientes.

Após o enorme sucesso da 1a. Escola de Inverno realizada em São Carlos em 2013, com a participação de mais de 120 estudantes de todo o país, verificou-se a enorme demanda por conhecimento nesta área. Assim, será realizado no período de 20 a 24 de julho de 2015, nas dependências do Instituto de Química da Unicamp a II Escola de Inverno de Quimiometria. Esta Escola é voltada basicamente para estudantes de graduação, pós-graduação, docentes, pesquisadores da Embrapa e da Indústria interessados em aprimorar seus conhecimentos na área de Quimiometria.

O cronograma contempla cursos e palestras em diferentes níveis (básicointermediárioavançado) versando sobre as principais ferramentas quimiométricas, ministrados por pesquisadores do país e do exterior. Além disto, serão realizadas mesas redondas para discussão do uso da Quimiometria na indústria com a participação de profissionais que estão aplicando as técnicas no ramo produtivo, além de sessões coordenadas e apresentação de painéis.

Mais informações


Fonte: Andre Marcelo de Souza (Embrapa Solos)


4.#Climathon – 2015

A Agência USP de Inovação promove, entre os dias 18 e 19 de junho, o #Climathon – 2015, um "hackaton" global para ajudar a solucionar desafios das mudanças climáticas e biodiversidade.

Nesse evento de 24 horas, o intuito é desenvolver, com estudantes, pesquisadores e profissionais, soluções inovadoras para melhorar a conservação da biodiversidade na cidade de São Paulo.

Data: 18 de junho de 2015, a partir das 9h da manhã
Local: Agência USP de Inovação – Av. Torres de Oliveira, 76 – Jaguaré – São Paulo/SP
Inscrições: www.climate-kic.org/climathon

Com informações da Agência USP de Inovação – http://inovacao.usp.br/climathon-2015


Fonte: Agência USP de Inovação


5. XI Encontro Brasileiro de Substâncias Húmicas

XI Encontro Brasileiro de Substâncias Húmicas será realizado de 19 a 23 de outubro, na cidade de São Carlos, SP.

Os temas a serem debatidos no evento serão:

1. Técnicas de Caracterização de substâncias húmicas e matéria orgânica natural em ambientes terrestres e aquáticos.
2. Interação de substâncias húmicas e matéria orgânica natural com contaminantes ambientais. Aplicação de substâncias húmicas na remediação ambiental.
3. Substâncias húmicas, matéria orgânica natural, sequestro de carbono e ciclagem de nutrientes.
4. Produtos à base de substâncias húmicas: sua aplicação e efeito fertilizante.
5. Substâncias húmicas e a nanotecnologia.
6. Função do Biochar e do carbono pirogênico no meio ambiente.

Para maiores informações, clique aqui.

Facebook


Fonte: Lívia Favoretto (IQSC-USP)


6. XXII Reunião da Associação Brasileira de Cristalografia (ABCr) e I Reunião da Latin America Crystallographic Association (LACA)

A XXII Reunião da Associação Brasileira de Cristalografia (ABCr) em conjunto com a I Reunião da Latin America Crystallographic Association (LACA) ocorrerão entre os dias 9 e 11 de setembro de 2015 no Instituto de Física da Universidade de São Paulo.

As inscrições estão abertas e maiores informações estão disponíveis em www.abcristalografia.org.br, clicando no link do evento.

Haverão 2 eventos satélites i) um mini-curso sobre difração de raios X e (ii) um workshop sobre estruturas em altas pressões, ambos em Campinas.


Fonte: Marcia Carvalho de Abreu Fantini (FAP-USP)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299