.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 1182

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ




06/08/2015



1. III Encontro de Eletroquímica de Sergipe - ENELSE 2015

A Comissão Organizadora do III ENELSE convida pesquisadores, profissionais, estudantes e demais interessados para participar do ENELSE 2015. Este encontro é um fórum para discussão dos avanços e dos desafios da eletroquímica e para divulgação de resultados científicos e tecnológicos nesta área no Estado de Sergipe e Estados vizinhos. O ENELSE 2015 é também uma excelente oportunidade para promover o encontro de estudantes de graduação e pós-graduação com pesquisadores renomados da área.

O ENELSE 2015 será realizado no período entre 10 e 11 de novembro, nas dependências da Universidade Tiradentes, Aracaju, SE.

Inscrições no link do evento

E-mail para contato: enelsergipe@gmail.com


Fonte: Giancarlo Richard Salazar Banda (Univ. Tiradentes)


2. 9ª Feira de Profissões da USP ocorre de 6 a 8 de agosto

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da Universidade de São Paulo (USP) realiza a 9ª Feira de Profissões da USP, entre os dias 6 e 9 de agosto, no Parque de Ciência e Tecnologia (Parque CienTec). A entrada é gratuita e, para participar, estudantes e escolas deverão se inscrever pelo site da PRCEU.

Realizada anualmente, a Feira faz parte do Programa "USP e as Profissões", sendo uma oportunidade para os estudantes de ensino médio e vestibulandos conversarem com professores e alunos da universidade sobre os cursos de graduação oferecidos pela instituição, tanto na capital como no interior, orientando-os na importante tarefa de optar por uma carreira profissional.

A feira oferece também informações sobre o vestibular, os programas de apoio à permanência estudantil da universidade (moradia, alimentação etc.) e o mercado de trabalho. Na edição de 2014, o evento recebeu cerca de 50 mil visitantes.

Neste ano, os estandes das Unidades de Ensino e Pesquisa da USP estarão organizados por áreas: Ciências Biológicas, Exatas e Humanas, para facilitar a visitação e a procura pelos cursos. Outras novidades são o "Espaço do Educador" e o "Espaço Difusão de Arte e Ciência".

Como a Feira é realizada no Parque CienTec, os visitantes também poderão conhecer as atividades oferecidas pelo centro de cultura: o Museu de Meteorologia, a Trilha dos Ecossistemas e do Lago, a Oficina de Solo, o Jardim da Física – Giroscópio e Bicicleta Voadora, o Espaço Geofísica, o Telescópio –, Luneta e o Laboratório de Microscopia.

O horário de visita é das 9h00 às 17h00. O Parque CienTec está localizado na Avenida Miguel Stéfano, 4.200, na Água Funda, vizinho ao Jardim Botânico e ao Jardim Zoológico, em São Paulo.


Fonte: Agência FAPESP


3. 2º Workshop em Comemoração ao ANO INTERNACIONAL DA LUZ – IYL2015


No 2º Workshop em Comemoração ao ANO INTERNACIONAL DA LUZ – IYL2015, teremos apresentações de renomados pesquisadores brasileiros sobre suas pesquisas envolvendo o tema LUZ ou que utilizem tecnologias baseadas na luz. A programação inclui apresentações pelos professores Vadim Viviani (UFSCar, Sorocaba/SP), Ig or Polikarpov (IFSC-USP, Sao Carlos/SP), Erick Bastos (IQ-USP; Sao Paulo/SP) e Marian Davolos (IQ-UNESP; Araraquara/SP).

Teremos também um retrospecto das pesquisas realizadas no IQ-UNESP associadas aos projetos desenvolvidos pelos alunos de mestrado e doutorado do PPG-Química nos últimos anos, destacando excelentes contribuições de nossa instituição para a divulgação e entendimento do papel central da LUZ no mundo moderno.

Inscrições e mais informações


Fonte: Dulce Helena Siqueira Silva (IQ-UNESP/Araraquara)


4. 8º Encontro Técnico de Materiais e Química (8ETMQ)


O ETMQ é um evento de cunho Científico/Tecnológico, totalmente gratuito, realizado pelo Instituto de Pesquisas da Marinha – IPqM, com o apoio da COPPE/UFRJ.

O Encontro será realizado nos dias 26 e 27 de Novembro de 2015, no auditório do Centro de Gestão Tecnológica – CGTEC da COPPE, no Centro de Tecnologia 2 da Universidade Federal do Rio de Janeiro – CT2/UFRJ.

Os temas abordados serão: Materiais Compósitos, Energéticos, Cerâmicos, Poliméricos, Metálicos e Técnicas Analíticas.

Mais informações como: Inscrição, submissão de resumos, etc., podem ser encontradas na página do evento.


Fonte: Francisco Manoel dos Santos Garrido (IQ-UFRJ)


5. I Reunião da Sociedade Brasileira de Química – Secretaria MS (I SBQ MS) e VIII Semana Integrada de Química UFGD/UEMS (VIII SEINQUI)


Inscrições prorrogadas até dia 31 de agosto com o mesmo valor!
Submissão de trabalhos também prorrogados até 31 de agosto!


Durante os dias 05,06, 07 e 08 de outubro de 2015 a Universidade Federal da Grande Dourados, em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, irão realizar o evento, I Reunião da Sociedade Brasileira de Química – Secretaria MS (SBQ MS) e VIII Semana Integrada de Química UFGD/UEMS (VIII SEINQUI). O tema do evento será: "Educação, Ciência e Tecnologia no Cerrado: onde estamos e para onde vamos".

O evento tem como objetivo proporcionar aos pesquisadores, estudantes e profissionais de Química, reflexão e oportunidade para discutir o cenário atual das diversas áreas da Química, na região.

Mais informações


Fonte: Nelson Luís de Campos Domingues (UFGD)


6. Challenges in Chemical Renewable Energy (ISACS17)


We invite you to join us at Challenges in Chemical Renewable Energy (ISACS17), which will be held in Rio de Janeiro, Brazil from 8-11 September 2015.

Registration Open! Special offer for Students!

Group registration discounts available! Contact magalhaese@rsc.org

Themes include:
• Solar Fuels and molecular catalysis
• Photovoltaics
• Biofuels
• Battery technology and energy storage
• Fuel cells

Invited speakers:

James Durrant, Imperial College London, United Kingdom
Eduardo Falabella, Federal University of Rio de Janeiro and PETROBRAS, Brazil
Marc Fontecave, Collège de France, France
Ernesto R. Gonzalez, University of São Paulo, Brazil
Can Li, Dalian Institute of Chemical Physics, China
Daniel Nocera, Harvard University, United States
Erwin Reisner, University of Cambridge, United Ki ngdom
Keith Waldron, Institute of Food Research, United Kingdom
Karen Wilson, Aston University, United Kingdom

We hope you can join us for Challenges in Chemical Renewable Energy (ISAC17). Claudio Mota, Roberto Torresi and the rest of the Scientific Committee look forward to welcoming you and your colleagues to Rio de Janeiro.

More information


Fonte: Elizabeth Magalhaes (RSC Brasil)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299