.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 1189

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ




24/09/2015



1. XXIX Encontro Regional da SBQ-MG - Química nas Gerais: expansão e internacionalização

O XXIX Encontro Regional da SBQ-MG: Química nas Gerais: expansão e internacionalização ocorrerá entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro de 2015 no Campus Pampulha da UFMG.

O XXIX Encontro está sendo organizado pela primeira vez em uma parceria entre os Departamentos de Química da UFMG e do CEFETMG.

"A expansão das instituições de ensino e pesquisa brasileiras é uma realidade palpitante para a área de química em Minas Gerais. A criação de cursos de química e correlatos e de novos campi tem trazido um contingente de jovens pesquisadores para as instituições sediadas em MG. Com isso, a demanda por novas instalações e recursos para a pesquisa é grande. Ao mesmo tempo, este quadro deve resultar em uma maior colaboração com grupos brasileiros e internacionais. De fato, é uma demanda da comunidade de química que a internacionalização se desenvolva a fim de promover a melhoria quantitativa e qualitativa da pesquisa que é feita, mas também a fim de possibilitar uma formação contemporânea, aberta para o mundo, para os nossos estudantes de gradua& ccedil;& atilde;o e de pós-graduação." A programação inclui a presença de importantes palestrantes nacionais (USP, UFRGS, UFPB, UNICAMP e UNB) e internacionais (França, Alemanhã, Índia e Espanha).

Até o momento o envento já recebeu mais de 800 inscrições.

Mais informações:

http://ersbq2015.qui.ufmg.br/
https://www.facebook.com/SbqRegionalMinasGerais?fref=ts


Fonte: Hállen Daniel Rezende Calado (UFMG/DQ)


2. Métodos Oficiais de Análise de Fertilizantes e Corretivos: Teoria e Prática

Local: Instituto Agronômico (IAC)
Av. Barão de Itapura, 1.481, Bairro Guanabara - Campinas (SP)

Horário: 8h às 17h

Público alvo: Analistas de empresas produtoras de fertilizantes e laboratórios privados

Vagas: Mínimo de 4 e máximo de 10

Organizadores: Dra. Aline Coscione (IAC) e Prof. Dr. João Carlos de Andrade (IQ- Unicamp)

Inscrições no site: www.cursos.chemkeys.com

Contato: aline@iac.sp.gov.br / (19) 2137-0711




Fonte: Aline Renee Coscione (IAC)


3. IV Worshop de Química: Luz para um mundo melhor

O Workshop de Química, que neste ano está em sua 4ª edição, é um evento com abrangência regional, de caráter técnico-científico organizado por professores e alunos do curso de Graduação em Licenciatura em Química da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus Amargosa-BA, no Centro de Formação de Professores (CFP). O evento acontecerá entre os dias 19 e 21 de outubro de 2015, dentro da Semana Nacional de Tecnologia, e tem como tema: Luz para um mundo melhor. O workshop permite a aproxima&ccedi l;&atild e;o e interação da comunidade acadêmica, formado por professores e alunos de diversas instituições de ensino superior (UFRB, UFBA, UESC, UNEB, UESF, UESB, UFOB, dentre outras) assim como de Ensino Médio da região, profissionais liberais e a população em geral. O evento apresentará ao longo de três dias: palestras, oficinas temáticas, exposição, sessões de audiovisual, lançamento de revista eletrônica, os avanços científicos, tendências tecnológicas e pesquisas desenvolvidas no segmento de luz. Experiências de ex-discentes serão colocadas em destaque, para motivar aqueles que estão iniciando o percurso no ensino superior assim como nortear/auxiliar as decisões dos alunos do Ensino Médio.

Para maiores informações acesse:

http://www1.ufrb.edu.br/4workshopdequimicacfp


Fonte: Mara Aparecida Alves da Silva (UFRB)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299