.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 1231

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ




04/08/2016



1. V Fórum de Química Ambiental: Inovações Tecnológicas nas Soluções de Problemas Ambientais

A temática envolvendo o cuidado e a preservação do meio ambiente tem sido nas últimas décadas, objeto de conferências e debates de âmbito mundial. Neste cenário, a Química pode ser considerada como ciência chave na busca por um desenvolvimento sustentável. O grande desafio da sociedade moderna é continuar o desenvolvimento, diminuindo os danos causados ao meio ambiente e à qualidade de vida. Tal fato requer uma nova conduta para o aprimoramento dos processos, com o objetivo fundamental de gerar cada vez menos resíduos e efluentes tóxicos.

Esse novo caminho a ser delineado pela química é denominado Química Verde e consiste em um conjunto de atitudes (12 princípios) para prevenir a poluição provocada por atividades antrópicas. Tendo em vista a importância da química no que tange as ações de caráter ambiental, o V Fórum de Química Ambiental irá promover debates envolvendo palestras, minicursos e apresentações de trabalhos acerca do desenvolvimento de tecnologias e processos inovadores que buscam minimizar a poluição e ou reduzir os impactos ambientais.

Sendo assim, a quinta edição do Fórum de Química Ambiental será realizada entre os dias 20 e 22 de outubro de 2016 na Universidade Federal de Lavras e conta com a participação de estudantes e profissionais engajados no desenvolvimento de projetos tecnológicos e sustentáveis.

A realização deste evento dá continuidade às edições anteriores e abordará temas relevantes e atuais sobre Química Ambiental, onde os participantes terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos, apresentar seus trabalhos, discutir e debater temas e também obter novas parcerias entre diferentes grupos de pesquisa.

Mais informações


Fonte: Comissão Organizadora


2. Escola de Química Biomolecular e dos Produtos Naturais

Estão abertas as inscrições para a Escola de Química Biomolecular e dos Produtos Naturais, a se realizar em 23-25/08/2016, no Centro de Ciências da Saúde/UFRJ. Este evento, organizado pelo Instituto de Pesquisas de Produtos Naturais da UFRJ trará conferências de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, além do curso "Molecular biology tools solving metabolic questions: a basic introduction" pelo Prof. Thomas Vogt Leibniz Institute of Plant Biochemistry, Halle an der Saale, Alemanha)

Para informações e inscrição, acesse:
https://www.facebook.com/eqbpn2016/
http://www.ippn.ufrj.br/index.html


Fonte: Alessandro Simas (IPPN-UFRJ)


3. II ENFLIC - Encontro Fluminense das Licenciaturas em Ciências e Matemática

IFRJ – Campus Nilópolis-RJ - 8, 9 e 10/11/2016

Submissões de trabalhos: 21/6 a 28/8/2016

Mais informações: www.ifrj.edu.br/node/5700 ou www.facebook.com/IIEnflic/ Contato: enflic2016@ifrj.edu.br


Fonte: Ismarcia Gonçalves Silva (IFRJ)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299