.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 1243

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ




27/10/2016



1. Workshop sobre Preparo de Amostras (WPA)

O "Workshop sobre Preparo de Amostras" (WPA) é um evento tradicional na área de Química Analítica, que promove a discussão e difusão das principais inovações, com a participação dos principais pesquisadores nacionais e internacionais atuantes na área. O evento contará com ciclos de palestras e atividades práticas e congregará representantes de Universidades, Centros de pesquisa e Empresas. Em comemoração aos 20 anos, o XI WPA será realizado entre os dias 22 e 25 de novembro de 2016, em Piracicaba - SP.

Todos os participantes receberão um exemplar do livro "Métodos de Preparo de Amostras para Análise Elementar", recentemente publicado pela EditSBQ.

As inscrições com desconto podem ser feitas até 4/11/2016.

Maiores informações e o programa completo estão disponíveis no site http://www.cena.usp.br/wpa2016.


Fonte: Fábio R. P. Rocha (CENA-USP)


2. 4° Ciclo de Palestras sobre Peneiras Moleculares

4° Ciclo de Palestras sobre Peneiras Moleculares ocorrerá nos dias 03 e 04 de novembro de 2016 no Instituto de Química da UFRN.

O Ciclo tem como objetivo aumentar o conhecimento no tema de síntese, caracterização e aplicação de Peneiras Moleculares, bem como fomentar discussão dos assuntos, observar o que há de inovação na área e buscar cooperação com grupos de pesquisa de outras instituições nacionais e internacionais. Tal cooperação científica visará a mobilidade de estudantes e professores, bem como orientações em conjunto, doutorado-sanduiche e pós-doutorado.

Inscrições na Secretaria do PPGQ/Instituto de Química Av. Senador Salgado Filho, Campus Universitário, N° 3000, Lagoa Nova – 59.078-970 – Natal – RN – Brasil

Fone: (84) 3215-3825/(84) 9193-6410
Valor: R$ 35,00
Período: 01/08 a 25/10/2016, das 9h às 11h e das 14h às 16h.

Mais informações


Fonte: Tiago Pinheiro Braga (UFRN)


3. TeQ 2016 - Os avanços da indústria cosmética são tema de congresso no Rio

TeQ 2016, maior evento da América Latina sobre tecnologia química e da Indústria de processos, vai pontuar desde a evolução do segmento nas duas últimas décadas até sustentabilidade e biotecnologia Perfumes, cremes de rejuvenescimento, produtos para todos os tipos de cabelos e peles. Se citar item por item, um parágrafo apenas não é o suficiente. Em vista disso, não se pode negar que apesar da crise e de ter enfrentado a sua primeira queda em mais de 20 anos (2015), o setor de beleza ainda é o mais sólido e promissor no País. De acordo com a Exame.com, o Brasil é o quarto maior mercado mundial de cosméticos. O gasto global com produtos de beleza é de US$ 4,5 trilhões de dólares, superando o PIB da Alemanha, a quarta maior economia do mundo.

Para apresentar as novas tendências e lançamentos desse mercado, a alemã Dechema (Sociedade para Engenharia Química e Biotecnologia) está trazendo para a América Latina a primeira edição da maior feira da indústria química mundial que acontece anualmente na Europa. A TeQ 2016 (Feira Internacional de Fornecedores da Indústria Química e de Processos) acontecerá no Brasil entre os dias 8 e 10 de novembro no Riocentro / Rio de Janeiro. Além de pontuar a evolução do ramo nos últimos 23 anos, questões como sustentabilidade e biotecnologia aplicadas à indústria de cosméticos também serão pautados.

"Abordar um assunto de tamanha relevância em um evento internacional é mais que pertinente. Com o acesso das classes C, D e E aos produtos, além da crescente participação da mulher no mercado de trabalho, tem feito a diferença no ramo, que apesar do cenário econômico atual ainda se destaca. Com isso, é cada vez maior a necessidade da utilização de novas tecnologias, o que aumenta a produtividade e como consequência promove lançamentos de produtos com o objetivo de atender a esse público sedento por novidades", reflete o congressista da TeQ 2016, Antônio Augusto Fidalgo Neto, coordenador de PD&I do Instituto SENAI em Química Verde.

Já Roberta Roesler, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Natura, destaca que em um cenário cada vez mais competitivo e de ampla variedade de itens inovadores, o consumidor se torna mais exigente, valorizando a transparência nas ações e comunicações das empresas, priorizando produtos sustentáveis e com base em éticas socialmente responsáveis.

Pioneira na América Latina e única do setor de cosméticos no mundo, a Natura concluiu e publicou em 2015 seu primeiro EP&L. Essa é a sigla para Environmental Profit & Loss, que pode ser traduzido do inglês como "ganhos e perdas ambientais". Para mensurar seus impactos na esfera ambiental, a Natura considerou os seguintes aspectos: emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) e outros poluentes do ar, geração de resíduos sólidos, uso da terra e consumo e poluição da água. Ainda de acordo com a especialista, o impacto gerado por esses fatores teve que ser medido para todas as etapas do ciclo de vida dos produtos: extração, processamento e transporte de matérias-primas; manufatura; transporte e descarte final. O estudo vai ajudar a orientar as decisões estratégi cas da empresa. A meta é gerar impacto positivo nas esferas econômica, ambiental, social e cultural até 2050, como prevê a Visão de Sustentabilidade. Desta forma, a Natura deve continuar investindo pesadamente no uso de tecnologias sustentáveis ao longo de toda a cadeia.

"A utilização de tecnologias que respeitem os princípios de bioagricultura, contemplem os avanços da biotecnologia e da química verde associadas à riqueza da sociobiodiversidade brasileira continuará nos possibilitando a criação de conceitos e o desenvolvimento de ingredientes renováveis que são a base de formulações de alta performance e cada vez mais eficientes do ponto de vista ambiental e social", reforça Roesler.

Com a organização da Deustsche Messe AG, através de sua subsidiária no Brasil, a Hannover Fairs Sulamérica, em parceria com aDechema, o evento conta com os apoios da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química), ESBES (European Society of Biochemical Engineering Sciences), EAPB (European Association of Pharma Biotechnology), ESAB (European Section on Applied Biocatalysis), AHK(Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha), Sinqfar (Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Paraná),Conselho Regional de Química da 3ª Região e também da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial).

"Existe uma diferença entre a tendência internacional e a nacional. No congresso da TeQ 2016, iremos abordar cinco temas principais para serem discutidos entre brasileiros e estrangeiros: Bioeconomia, Biorrefinaria, Cosméticos e Química verde, Matérias-primas Brasileiras e Agrobusiness", comenta Dieter Miers, relações internacionais da Dechema. Com tais assuntos, o objetivo do evento será atender expectativas internas e externas e, sem dúvidas, proporcionar quais os pontos de vistas entre esses profissionais, como quais os setores maduros em que estarão focados os investimentos financeiros da indústria gerando emprego e quais os que necessitam aprimoramento científico antes de serem usados pela indústria de processos.

Entre os expositores confirmados estão Agilent Technologies, Tema B.V., Gesellschaft für Micronisierung, Schrader Verfahrenstechnik GmbH, Flottweg, UIC e GKN. Enquanto no congresso, nomes como Weber Porto (Evonik Brasil), Fernando Figueiredo (Abiquim), Silvio Vaz Jr.(Embrapa), Roberto Werneck (Braskem), entre outros, serão responsáveis em pulverizar o que irá acontecer nesses mercados. Mais informações sobre o evento que promete remodelar os setores de equipamentos laboratoriais, processos químicos e biotecnológicos, farmacêuticos e alimentícios, entre outros, no www.tecnologiaquimica.com.br. A expectativa é receber 20 expositores e cerca de cinco mil visitantes.


Fonte: Solange Ramos (Riopress)


4. Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia 2016 - Inscreva seu Trabalho

O Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia, lançado em dezembro de 2001 pela Abiquim, tem como objetivo estimular a pesquisa e a inovação na área química no País, reconhecendo projetos de inovação tecnológica na área química, que demonstrem a inventividade e a criatividade de empresas e pesquisadores.

A premiação recebeu o nome de Kurt Politzer em 2011, uma homenagem mais do que merecida a esse doutor e professor de química que colaborou por cerca de 30 anos com a Abiquim. Considerado um dos mais importantes personagens da história da química do Brasil, Kurt Politzer fez parte do Conselho Diretor da Abiquim e coordenou a Comissão de Tecnologia.

Além de divulgar as metodologias empregadas e capacitações existentes, o prêmio também estimula novos núcleos de inovação na indústria química.

Ao longo dos anos, cerca de 30 empresas e 20 pesquisadores já foram premiados. Os trabalhos vencedores são anunciados no Encontro Anual da Indústria Química (ENAIQ), realizado entre os meses de novembro e dezembro de cada ano.

O prazo para envio dos trabalhos vai até 31 de outubro. A premiação será realizada no dia 02 de dezembro, durante o Encontro Anual da Indústria Química (ENAIQ 2016).

Mais informações


Fonte: Abiquim







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299