.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 1262

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ




23/03/2017



1. XI Brazilian Symposium on Glass and Related Materials (XI BrazGlass)

O XI Brazilian Symposium on Glass and Related Materials (XI BrazGlass), que será realizado de 13 a 16 de julho de 2017, em Curitiba, PR.

O BrazGlass é um evento de periodicidade bianual e que reune estudantes, pesquisadores e profissionais da indústria que pesquisam em vidros e materiais correlatos, com aplicações nas mais diversas áreas tais como biomateriais, fibras óticas, energia, etc.

O evento contará com pesquisadores palestrantes de renome internacional e encontra-se com a submissão de resumos aberta até o dia 03/04/2017.

Maiores informações do evento podem ser obtidas em http://www3.uepg.br/brazglass/


Fonte: Francisco C. Serbena (UEPG)


2. Sao Paulo School of Advanced Science on Mass Spectrometry-based Proteomics (SPSAS-MS)

As inscrições gratuitas para participar da escola estarão abertas até dia 09 de Abril de 2017.

O evento será oferecido em Campinas, S.P., no Laboratório Nacional de Biociências, com apoio da FAPESP.

Mais informações


Fonte: Flavia Vischi Winck (IQ-USP)


3. 18th International Conference on Luminescence

It is with great pleasure and privilege that the Organizing Committees of the 18th International Conference on Luminescence invite the worldwide community of luminescence research to participate of the ICL 2017. The conference will be held at the Poeta Ronaldo Cunha Lima Convention Center in João Pessoa, Paraíba State- Brazil, from August 27th to September 1st 2017.

More information


Fonte: Hermi Brito (IQ-USP)


4. XVI B-MRS Meeting / Encontro da SBPMat: aberta a submissão de trabalhos

Está aberta, até 5 de maio, a submissão de resumos para apresentação de trabalhos na décima sexta edição do evento anual organizado pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat, ou B-MRS na sigla em inglês). O evento será realizado de 10 a 14 de setembro deste ano na cidade de Gramado (RS), no centro de eventos FAURGS.

Interdisciplinar e internacional, o evento é dedicado à apresentação e discussão, em idioma inglês, dos avanços científicos e tecnológicos alcançados no campo dos materiais. Nas últimas edições, o encontro tem reunido cerca de 2.000 participantes de diversos pontos do Brasil e de dezenas de outros países.

Esta edição do evento conta com 23 simpósios temáticos, dentro dos quais pesquisadores e estudantes do Brasil e do exterior podem submeter resumos de seus trabalhos para apresentação oral ou em forma de pôster. Os simpósios abrangem um amplo leque de temas de pesquisa em Materiais, desde o estudo, fabricação e modificação de diversos materiais (polímeros, metais, compósitos, hidrogéis, nanomateriais, biomateriais) até seu uso nos segmentos de energia, aeronáutica, saúde, eletrônica, bioeletrônica, fotônica, plasmônica, fotocatálise e diversas indústrias. O impacto ambiental da fabricação e a segurança do uso de alguns materiais também serão abordados nos simpósios.

Os melhores trabalhos de cada simpósio apresentados por estudantes de graduação ou pós-graduação serão destacados no final do evento com o Prêmio Bernhard Gross da SBPMat, que homenageia um dos pioneiros da pesquisa em Materiais no Brasil.

Os simpósios do XVI B-MRS Meeting são coordenados por pesquisadores de instituições das cinco regiões brasileiras e da Argentina, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Portugal e Reino Unido, além de pesquisadores de empresas como a Boeing, Embraer e Omnidea. O coordenador geral do evento é o professor Daniel Eduardo Weibel, do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Além das sessões nas quais se desenvolvem os simpósios mediante a apresentação dos trabalhos aceitos e das palestras convidadas, o evento terá uma série de palestras plenárias, nas quais cientistas internacionalmente renomados abordarão assuntos de grande impacto científico e social e mostrarão resultados que estão na fronteira do conhecimento. O encontro também contará com empresas expositoras.

Informações sobre o XVI B-MRS Meeting e instruções para elaboração e envio dos resumos e para participação no Prêmio Bernhard Gross, no site do evento: http://sbpmat.org.br/16encontro/home/


Fonte: SBPMat/ B-MRS


5. I Simpósito Sul em Ciências Ambientais

O I Simpósito Sul em Ciências Ambientais será realizado na Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Agroveterinárias, em Lages, SC.

O evento ocorrerá entre 27 - 28 de Julho de 2017.

Poderão ser submetidos trabalhos na área de Ciências Ambientais, Química Ambiental, Química Analítica, dentre outras áreas.

Para mais informações, acesse: http://www.cav.udesc.br/?id=980.


Fonte: Alexandre T. Paulino (UDESC)


6. Espectometria Atômica é tema de workshop organizado pelo Departamento de Química do CTC/PUC-Rio

Serão apresentadas pesquisas com foco em química ambiental. Inscrições abertas

Nos dias 30 e 31 de março, o Departamento de Química, do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), oferece o VII Workshop em Espectrometria Atômica (WEA), focado em pesquisas aplicadas à química ambiental. As palestras contarão com a participação de professores da PUC-Rio, Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de uma professora visitante, da Universidad de Oviedo, na Espanha. Além das palestras, os participantes poderão conhecer os laboratórios do Departamento de Química da PUC-Rio onde são realizadas pesquisas com espectrometria atômica.

Considerado um curso pré-simpósio, o VII WEA é vinculado ao 14th Rio Symposium on Atomic Spectrometry, que acontecerá em Vitória (ES), de 2 a 8 de abril. A inscrição no WEA deve ser feita diretamente no site http://sgu.net.br/event/VII_WEA e é gratuita para os estudantes inscritos no Rio Symposium. Para os profissionais e os não inscritos no simpósio, o valor de inscrição é de R$ 100,00 (cem reais).

PROGRAMAÇÃO:

30/03/17
• 9h - 9h15: Recebimento de material + abertura
• 9h15 - 10h: Espectrometria Atômica aplicada à análise de amostras ambientais, com Tatiana D. Saint Pierre (PUC-Rio)
• 10h - 11h: Determinação da composição química do material particulado da região metropolitana do Rio de Janeiro e suas potenciais origens, com José Marcus Godoy (PUC-Rio)
• 11h - 12h: Algumas aplicações da espectrometria atômica: ambientais, em nutrição e saúde humana, com Ricardo E. Santelli (UFRJ)
• 12h - 13h30: Intervalo
• 13h30 - 14h30: Análise direta de sólidos em espectrometria atômica: princípios, fundamentos e aplicações em análises ambientais, com Fábio G. Lepri (UFF)
• 14h30 - 15h30: Espectrometria atômica ligada à análise de amostras de particulado atmosférico, com Alex R. H. de La Cruz (PUC-Rio)
• 15h30 - 15h45: Coffee break
• 15h45 - 17h30: Visita aos laboratórios do Departamento de Química da PUC-Rio com Tatiana D. Saint Pierre

31/03/17
• 9h - 10h: Espectrometria de fluorescência de raios-X na análise de petróleo: determinação de cloro, com Ricardo Q. Aucélio (PUC-Rio)
• 10h - 10h30: Coffee break
• 10h30 - 12h: Técnicas híbridas para análisis de especiación elemental, com Maria Luisa F. Sanchez (Universidad de Oviedo)
• 12h - 13h30: Intervalo
• 13h30 - 14h30: Quantificação de espécies organometálicas em matrizes orgânicas por HPLC-ICPMS, com Christiane B. Duyck (UFF)
• 14h30 - 15h30: Aplicación del análisis por dilución isotópica a la especiación elemental, com Maria Luisa F. Sanchez (Universidad de Oviedo)
• 15h30 - 15h45: Coffee break
• 15h45 - 17h30: Visita aos laboratórios do Departamento de Química da PUC-Rio com Tatiana D. Saint Pierre (PUC-Rio)

Mais informações


Fonte: Maria Estrella (Assessoria de Imprensa - CTC/PUC-Rio)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299