.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 1285

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ




14/09/2017



1. III Simpósio Nordestino de Pós-graduação em Química e Biotecnologia

É com grande satisfação que o Programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas, no seu aniversário de 25 anos, convida para o III Simpósio Nordestino de Pós-graduação em Química e Biotecnologia.

O tema central do evento será: "Diagnósticos, desafios e perspectivas para o fortalecimento da pesquisa em Química no Nordeste" e acontecerá de 07 a 10 de novembro de 2017, na UFAL (Maceió-AL).

O evento contará com minicursos, palestras e mesa-redonda. Teremos a participação de palestrantes renomados de diversas universidades brasileiras e também de Portugal.

Para maiores informações visite o site do evento.

Submissão de resumos e inscrição com desconto até 25 de setembro de 2017. Os trabalhos serão selecionados em duas categorias, para apresentação oral e também na forma de pôster.

Os melhores trabalhos serão premiados, e poderá ser contemplado com uma inscrição para 41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química que acontecerá em Foz do Iguaçu em 2018.

Maiores informações: simposioppgqb@gmail.com

Contamos com sua participação e divulgação do nosso evento!


Fonte: Comissão organizadora do III Simpósio Nordestino de Pós-graduação em Química e Biotecnologia


2. I Workshop de Aplicações de Polímeros e Surfactantes em Solução, realizado pelo Departamento de Química do CTC/PUC-Rio

L'Oréal, Dow Chemical Company e ReoTerm estão confirmadas no evento do dia 28 de outubro, que promove a interação entre universidades e empresas interessadas em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Desconto de 50% para quem se inscrever até 26 de setembro

Estão abertas as inscrições para o I Workshop de Aplicações de Polímeros e Surfactantes em Solução, que acontecerá no dia 28 de outubro, das 8h30 às 18h, na PUC-Rio (Auditório 776, do Prédio Leme), no campus da Gávea. Emulsões, espumas, nanopartículas, cristais-líquidos e nanomateriais estão entre os temas a serem discutidos, com a aplicação destes nas áreas de cosméticos, petróleo e gás, fármacos, agroquímicos, tintas e limpeza.

Alunos da graduação e pós-graduação de todas as universidades, professores e profissionais já podem se inscrever através do site https://www.fisquim.com/workshop. O valor da inscrição é de R$ 50,00 (cinquenta reais) para alunos e R$ 70,00 (setenta reais) para professores, pós-doutorandos e profissionais. Quem se inscrever até 26 de setembro ganha 50% de desconto. Os interessados em apresentar trabalhos (pôsteres) podem enviar os resumos até o dia 2 de outubro pelo mesmo site.

A iniciativa é do Laboratório de Macromoléculas e Nanopartículas (M&N Lab), do Laboratório de Surfactantes (LASURF) e da Central Analítica (CAPLH) do Departamento de Química do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), com apoio da Royal Society, comunidade científica independente britânica, a mais antiga no mundo, que reúne os mais renomados pesquisadores nas diversas áreas da ciência.

Durante a manhã, o workshop vai oferecer um minicurso com pesquisadores da PUC-Rio e UFRJ. À tarde, palestrantes das empresas L'Oréal, Dow Chemical Company e ReoTerm vão apresentar suas mais recentes pesquisas e investimentos na área de polímeros e surfactantes. No encerramento, será premiado o melhor trabalho apresentado.

Programação:

08h30 - 09h00 - Abertura
09h00 - 10h00 - Aula 1 - Surfactantes em solução, espumas e emulsões (Profª Aurora P. Gramatges/PUC-Rio)
10h00 - 10h30 – Complemento 1 - Aplicações de surfactantes na área de petróleo (Santiago Drexler/UFRJ)
10h30 - 11h00 - Coffee Break e discussões
11h00 - 12h00 - Aula 2 - Cristais-líquidos e polímeros (Profª Ana M. Percebom/PUC-Rio)
12h00 - 12h30 - Complemento 2 - Estrutura nanoscópica e propriedades reológicas de cosméticos (Drª Roberta Kamei/PUC-Rio)
12h30 - 14h00 - Intervalo livre para almoço
​14h00 - 14h40 - Palestra Empresa 1 - ReoTerm - Dr. Hans-Michael Petri
14h40 - 15h20 - Palestra Empresa 2 - Dow Chemical Company - Dr. Rafael S. Ungarato
15h20 - 16h00 - Palestra Empresa 3 - L'Oréal - Me. Bruna Salomão
16h00 - 17h30 - Sessão de pôsteres com coffee break
17h30 - 18h00 - Encerramento e premiação do melhor pôster

SERVIÇO:
I Workshop de Aplicações de Polímeros e Surfactantes em Solução
Data: 28 de outubro de 2017
Local: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea
Sala: Prédio Leme, Auditório 776
Inscrições: https://www.fisquim.com/workshop
E-mail: polsurfws@gmail.com
Site do evento: https://www.fisquim.com/workshop



Fonte: Maria Estrella - APPROACH COMUNICAÇÃO


3. 3ª Escola Brasileira de Espectrometria de massas

A 3ª Escola Brasileira de Espectrometria de massas está chegando e será realizada de 3 a 8 de dezembro de 2017 em Natal-RN, no Hotel Sehrs.

O objetivo é a formação qualificada de espectrometristas de massas brasileiros, com o que há de mais recente e promissor na área, e juntamente criar um ambiente que incentive a formação de parcerias que permitam uma forte colaboração entre todos durante suas carreiras cientificas e/ou técnicas. Um network de brasileiros que se conhecem bem e que podem crescer juntos otimizando seus trabalhos e aumentando a qualidade de suas pesquisas. Para isso, teremos aulas das 8 às 12 h e das 17 às 21 h, com 5 horas de Beach/pool break!

Nessa edição o tema é ciências ômicas (metabolômica, proteômica, foodômica, cafeômica, petroleômica, sportômica etc). Estamos trazendo os melhores especialistas da área.

Inscreva-se já e garanta a sua vaga, pois serão limitadas a um máximo de 100 inscrições.

Confira a programação e todas as informações no site do evento: www.escola.brmass.com


Fonte: Marcos Nogueira Eberlin - IQ/UNICAMP


4. I - ESCAM - Encontro em Síntese, Caracterização, Aplicações e Modelagem em Ciência dos Materiais

Será realizado na UFMS em Campo Grande - MS de 30/10 à 01/11 de 2017.

Informações no site: https://crcena.wixsite.com/escam


Fonte: Prof. Dr. Cicero R Cena - Presidente da Comissão Organizadora







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299