.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 1356

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ




14/03/2019



1. Simpósio e diplomação de novos membros afiliados da Regional São Paulo | 2019-2023

No dia 14 de março, 5ª feira, seis jovens cientistas eleitos pela Vice-Presidência Regional São Paulo serão diplomados Membros Afiliados da ABC.

Apresentarão suas pesquisas e receberão seus diplomas os cinco eleitos para o período 2019-2023 e um eleito para o período 2018-2022, que não pôde comparecer à respectiva cerimônia.

A organização do evento é do Vice-Presidente Regional para São Paulo da ABC, Prof. Oswaldo Luiz Alves, da Unicamp.

Mais informações


Fonte: Oswaldo Luiz Alves (UNICAMP)


2. XVIII Encontro da SBPMat/ B-MRS Meeting

Está aberta até 15 de abril a submissão de trabalhos para apresentação na décima oitava edição do evento anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais, o XVIII B-MRS Meeting. As inscrições para participar do evento também estão abertas e têm valores promocionais até 2 de agosto.

O evento será realizado de 22 a 26 de setembro deste ano em Balneário Camboriú (SC), no Hotel Sibara Flat & Conventions, localizado no centro comercial da cidade e a poucos metros da praia. Os coordenadores gerais do evento são os professores da UFSC Ivan Helmuth Bechtold (Departamento de Física) e Hugo Gallardo (Departamento de Química).

Os melhores trabalhos apresentados por estudantes de graduação ou pós-graduação serão distinguidos no final do evento com prêmios da SBPMat e da ACS Publications. Para se candidatarem aos prêmios, os autores devem submeter, até 11 de julho, um resumo estendido adicional ao resumo convencional.

Interdisciplinar e internacional, o B-MRS Meeting é dedicado à apresentação e discussão, em idioma inglês, dos avanços científicos e tecnológicos alcançados no campo dos materiais. Nas últimas edições, o encontro tem reunido entre 1.100 e 2.100 participantes de diversos pontos do Brasil e de dezenas de outros países.

Esta edição do evento conta com 23 simpósios temáticos, organizados por mais de 100 pesquisadores de instituições e empresas de diversos estados brasileiros e do Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Reino Unido, Rússia, Suécia e Suíça. Os simpósios incluirão sessões orais e de pôsteres, além de palestras convidadas, proferidas por especialistas renomados em suas áreas de pesquisa.

Neste ano, os simpósios abrangem um amplo leque de temas de pesquisa em materiais e suas aplicações em segmentos como o de saúde, energia, remediação ambiental, eletrônica, fotônica e defesa, além dos segmentos têxtil, aeroespacial e automotivo, entre outros. Alguns dos materiais contemplados dentro dos simpósios são: nanomateriais de carbono, vitrocerâmicas, materiais para impressão 3D, polímeros condutores, novas ligas metálicas, nanofibras, materiais bidimensionais, peneiras moleculares e materiais magnéticos e supercondutores, entre outros.

Além de participar dos simpósios, os inscritos ao evento poderão assistir às oito palestras plenárias desta edição, com cientistas internacionalmente destacados apresentando pesquisas na fronteira do conhecimento, à palestra memorial da professora Ivonne Primerano Mascarenhas (IFSC-USP) e às palestras técnicas sobre técnicas de fabricação e caracterização de materiais. Os participantes também poderão aproveitar um workshop que será realizado no primeiro dia do evento e visitar os estandes das empresas expositoras com as últimas novidades em instrumentação científica.

Orientações para elaboração dos resumos, submissões, inscrições e outras informações podem ser encontradas no site do evento: http://sbpmat.org.br/18encontro/


Fonte: Verónica Savignano (Brazilian Materials Research Society)


3. IX Congresso Brasileiro de Micologia (IXCBMy)

O IX Congresso Brasileiro de Micologia (IXCBMy) que será realizado no período de 24 a 27 de junho 2019 no Centro de Convenções Vasco Vasques, na Av. Constantino Nery, 5001 - Flores, Manaus.

O IXCBMy reunirá cientistas nacionais e internacionais interessados em Micologia e suas aplicações em diferentes áreas de interesse, como micologia médica, ambiental, industrial e básica. O objetivo deste evento é proporcionar a interação e troca de experiencias entre pesquisadores e estudantes de diferentes instituições, de modo a estimular e ampliar colaborações nacionais e internacionais, além de atualizar as discussões quanto o conhecimento científico em micologia.

Serão oferecidos o Prêmio Augusto Chaves Batista para o melhor trabalho e o Prêmio "Maria Eneyda Pacheco Kauffman Fidalgo" para a melhor fotografia de fungo e o melhor pôster apresentado no evento.

Mais informações


Fonte: Maria Aparecida de Jesus (Presidente do IXCBMy)


4. XVII Congresso Latino-Americano de Cromatografia e Técnicas Relacionadas (COLACRO XVII)

O Instituto Internacional de Cromatografia realizará o XVII Congresso Latino-Americano de Cromatografia e Técnicas Relacionadas (COLACRO XVII), o qual ocorrerá de 14 a 19 de julho de 2019, na cidade de Aracaju/SE, com o tema "A Importância da Cromatografia no Desenvolvimento Tecnológico da América Latina".

O Congresso apresentará uma reflexão sobre o desenvolvimento de metodologias cromatográficas associadas a novos equipamentos, e suas múltiplas aplicações em áreas de grande relevância social tais como saúde pública, meio ambiente, alimentos, combustíveis e muitas outras.

O COLACRO XVII, nesta edição ocorrerá conjuntamente com o Simpósio Nacional de Cromatografia (SIMCRO 2019), e com o Workshop em Avanços Recentes no Preparo de Amostras (WARPA 2019).

Enviamos alguns cartazes e contamos com sua parceria para nos ajudar na divulgação.

Antecipadamente agradecemos pela sua contribuição, entendendo que o seu apoio enriquecerá sobremaneira os resultados desde evento.

Para mais informações acesse o site do evento: https://www.colacro2019.com/


Fonte: Elina Bastos Caramão (Presidente da Comissão Organizadora do COLACRO XVII)


5. Simpósio de Pesquisa e Inovação em Materiais

Simpósio de Pesquisa e Inovação em Materiais está com inscrições abertas
Evento é organizado pelo Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais e acontece na UFSCar em maio


Nos dias 23 e 24 de maio, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sediará o I Simpósio de Pesquisa e Inovação em Materiais Funcionais (SPIMF), realizado pelo Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF). O objetivo é divulgar os avanços mais recentes das diversas linhas de pesquisa em Materiais, nas áreas de Energia, Meio Ambiente, Saúde e Teoria. O evento é destinado a pesquisadores em todos os níveis, desde a iniciação científica até o pós-doutorado, docentes, técnicos e quaisquer outras pessoas interessadas em conhecer melhor a área.

A programação do evento terá palestrantes brasileiros, espanhóis e argentinos que são referência na área, bem como apresentações de resumos na forma de pôster. O envio de resumos pode ser feito até o dia 10 de abril, e as inscrições para participação como ouvinte podem ser feitas até 30 de abril. Todas as informações sobre o envio de resumos, bem como o detalhamento da programação, estão no site do SPIMF. O Simpósio está sendo organizado por pesquisadores de pós-doutorado do CDMF e tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).


Fonte: Comissão Organizadora (Simpósio de Pesquisa e Inovação em Materiais)



6. 10º Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais (SBOE)

O 10º Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais (SBOE), será realizado em Brasília, DF, no período de 23 a 25 de Outubro de 2019. As atividades do simpósio incluem solenidade de abertura, palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos científicos e seção de pôsteres, além de jantar de confraternização.

Mais informações


Fonte: Roberto Fontes Vieira (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia)


7. 3º Congresso Brasileiro de Qualidade em Laboratórios – Online e Gratuito

Estão abertas as inscrições para o 3º Congresso Brasileiro de Qualidade em Laboratórios – Online e Gratuito.

As inscrições gratuitas poderão ser realizadas no site: www.lincect.com.br ou através do link: https://go.hotmart.com/O11618402G?ap=93b1

Mais de 40 (quarenta) palestrantes levando informações relevantes e atuais para os profissionais da área.


Fonte: Vilmar Correa (Lince Consultoria)


8. 7ª Escola Superior em Síntese Orgânica

Convidamos para participar do evento "7ª Escola Superior em Síntese Orgânica", a ser realizado entre os dias 02 e 05 de setembro de 2019 na Universidade Federal do ABC (UFABC) campus Santo André. O evento é destinado para alunos de pós-graduação, docentes e profissionais da indústria envolvidos com síntese orgânica. A programação e a pré-inscrição estão no site: http://www.even3.com.br/ESSO2019.

A Escola Superior em Síntese Orgânica tem por missão incentivar e colaborar com o processo de melhoria da indústria química e farmacêutica nacionais, promovendo a aproximação e interação Universidade-Empresa. Com um caráter formativo e com foco na figura do pós-graduando, a escola apresenta e discute temas avançados em química orgânica e promove um fórum onde pós-graduandos podem ter contato próximo com profissionais da iniciativa privada. Nesta edição teremos minicursos e palestras sobre diversos aspectos da indústria química brasileira e internacional. Além disso, como novidade, teremos a forma&cc edil;ão de grupos de estudo, nos quais os pós-graduandos farão apresentações orais supervisionadas por docentes e pesquisadores da iniciativa privada. Público-alvo: doutorandos, pós-doutorandos, professores de IES e pesquisadores da iniciativa privada envolvidos com Síntese Orgânica."


Fonte: Alvaro Takeo Omori (UFABC)


9. LatinDisplay 2019

Serão realizados em S. Paulo, no TransAmérica Expo Center, o LatinDisplay 2019, evento internacional sobre displays, tecnologias relacionadas e aplicações, e a DisplayEscola 2019. Os eventos oorrerão durante a TecnoMultimidia InfoComm 2019, principal feira latino-americana de áudio, vídeo, iluminação, automação e sistemas profissionais integrados, em 2 a 4 de abril de 2019. A TecnoMultimidia InfoComm tem atraido mais de 5.000 visitantes.

LatinDisplay 2019 consistirá de um Simpósio Científico e Tenológico com conferências tutoriais convidadas e apresentação de trabalhos científicos e tecnológicos (posters). As conferências magnas serão proferidas por especialistas internacionais que apresentarão os últimos avanços em displays e tecnologias relacionadas.

Vimos convidá-lo a participar do LatinDisplay 2019, inclusive apresentando posters sobre seu trabalho, seu laboratório e instituição. Haverá também espaço para apresentação de protótipos de laboratório e pré-industriais.

Organizado pelo Latin American Chapter da Society for Information Display (SID) e pela Associação Brasileira de Informática (Abinfo), o LatinDisplay 2019 é apoiado pela SID, Universidade Presbiteriana Mackenzie e Latin Press Inc.

Mais informações sobre o LatinDisplay 2019 podem ser obtidas em www.abinfo.org.br/ld2019 e as inscrições (gratuitas) podem ser efetuadas neste link.


Fonte: Alaide Pellegrini Mammana (Latin American Chapter/Society for Information Display - SID)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299