.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 1458

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ




29/04/2021



1. 16º Congresso Brasileiro de Polímeros - CBPol

Prezada comunidade polimérica

Como já divulgado, realizaremos o 16° CBPol de 24 a 28 de outubro de 2021 e estamos contando com a participação de todos, como nos CBPol anteriores. Este ano estamos vivendo uma experiência diferente causada pela pandemia e teremos o nosso congresso totalmente online com uma estrutura semelhante à dos congressos presenciais: conferencias plenárias, sessões de apresentações orais, sessões de pôster e stands de empresas. Durante as apresentações será possível fazer perguntas e interagir com os palestrantes. Também será possível visitar os stands das empresas e dialogar com os seus técnicos ou visualizar demonstrações de uso de novos equipamentos.

Visitem o site, www.cbpol.com.br, façam as suas inscrições, submetam os seus trabalhos e vejam a lista de conferencistas convidados que já confirmaram a sua participação neste congresso.

Essa edição do CBPol está sendo organizada pela Regional de Minas Gerais da ABpol.


Fonte: 16º Congresso Brasileiro de Polímeros - CBPol


2. Cerimônia de Recepção dos Membros Afiliados da ABC 2020-2021

Em função da pandemia de COVID-19, a Academia Brasileira de Ciências não pôde realizar seus tradicionais simpósios e diplomações regionais de membros afiliados de forma presencial em 2020, avaliando que em 2021 seria possível juntar os grupos dos dois anos.

Porém, considerando o desenrolar dos fatos, optou-se por organizar 12 simpósios científicos virtuais ao longo do ano (veja a agenda completa), precedidos de uma cerimônia conjunta.

Assim, a Cerimônia de Recepção dos Membros Afiliados da ABC 2020-2021 será realizada no dia 3 de maio, data do aniversário de 105 anos da ABC, das 16h às 17h15 (GMT-3), e transmitida pelo YouTube da ABC.

Nesta ocasião, os membros afiliados eleitos para os períodos de 2020 a 2024 e 2021 a 2025 serão recepcionados pela Diretoria da ABC e autoridades da área de Ciência, Tecnologia e Inovação. Saiba mais nas abas Programação e Os recepcionados.

Não é necessária inscrição, basta clicar em www.abc.org.br/transmissao no dia 3 de maio, ás 16h. Seja bem-vindo!

Mais informações


Fonte: Notícias da ABC


3. Última semana para inscrição no novo Serrapilheira/ICTP-SAIFR Programa de Formação em Biologia e Ecologia Quantitativas

As inscrições no Serrapilheira/ICTP-SAIFR Programa de Formação em Biologia e Ecologia Quantitativas vão até dia 3 de maio, e podem ser realizas pelo site do programa: https://www.ictp-saifr.org/qbioprogram. O edital também está disponível na página. Os candidatos devem ter a graduação completa ou previsão de conclusão até 31/12/2021, em qualquer área do conhecimento, em instituições do Brasil e da América Latina. É necessário ter conhecimento prévio de cálculo diferencial e integral e domínio do inglês. Serão selecionados até 50 participantes, e os primeiros 500 inscritos terão preferência no processo seletivo.

Voltado a pessoas com graduação completa em qualquer área, o programa vai oferecer uma formação gratuita em ciências da vida com um foco no uso da matemática, física e ciência da computação. Os selecionados aprenderão sobre métodos quantitativos para resolver questões da vanguarda da biologia e ecologia. O objetivo é aproveitar o potencial do Brasil - o país que abriga a maior biodiversidade do planeta - para criar, em longo prazo, uma geração de jovens cientistas altamente qualificados para lidar com seus desafios.

Amplos, os tópicos abordados vão da genética moderna à ecologia comportamental. Para isso, o curso reuniu um grupo inédito de professores que são referências globais em suas áreas de pesquisa. A lista inclui nomes como o neurocientista da Universidade de Tel Aviv (Israel) Oded Rechavi, um dos maiores especialistas em epigenética, que estuda como características que não estão no DNA podem ser passadas para as gerações seguintes.

Quem também está confirmada é a matemática Corina Tarnita (Universidade de Princeton/ EUA), que desenvolve modelagens matemáticas para entender como unidades biológicas simples interagem entre si para criar estruturas de maior escala – por exemplo, a interação entre várias células para desenvolver um organismo multicelular. Mais do que assistir às aulas, os alunos terão a oportunidade de interagir diretamente com cientistas que estão na fronteira do conhecimento. A lista completa de professores e tópicos está disponível no site.

Por causa da pandemia da Covid-19, a primeira edição será totalmente remota, em uma versão mais curta, de 5 a 30 de julho de 2021. As edições futuras acontecerão presencialmente, em São Paulo, terão duração de seis meses e incluirão uma etapa de desenvolvimento de uma proposta de pesquisa. A ideia é que os alunos sigam sua formação em uma instituição de excelência no Brasil ou no exterior após a conclusão do programa.

Esta é a primeira iniciativa do Serrapilheira voltada a pesquisadores em estágio de carreira pré-doutorado. "A pesquisa moderna em ciências da vida gera uma quantidade enorme de dados complexos", explica o diretor-presidente do instituto, Hugo Aguilaniu. "Queremos quebrar essas fronteiras artificiais limitantes, de modo que um jovem biólogo saiba que ele pode usar uma equação como um matemático ou pensar como um físico para entender sistemas biológicos complexos como um ecossistema tropical."

O ICTP-SAIFR é um centro internacional, com sede no Instituto de Física Teórica da UNESP, que organiza escolas e workshops em tópicos relacionados à física para alunos de pós-graduação e pesquisadores. "Com a explosão de novos dados em biologia, muitos físicos estão migrando para esta área para aplicar as ferramentas que aprenderam estudando sistemas complexos," afirma o diretor do ICTP-SAIFR, Nathan Berkovits.

Esta é a última semana de inscrições, que vão até 3 de maio, e devem ser realizadas no site do ICTP-SAIFR: https://www.ictp-saifr.org/qbioprogram. Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: qbioprogram@ictp-saifr.org.


Fonte: Jandira Oliveira (Serrapilheira/ICTP-SAIFR)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299