.: Eventos :.
Boletim Eletrônico
Nº 1006

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt







capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ

Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


1/12/2011


1. CTC/PUC-Rio promove pela primeira vez workshop de tecnologia infravermelha

Evento é voltado para pesquisadores, alunos do ensino médio e oferecerá seminário exclusivo para o Exército

A PUC-Rio sedia, de 5 a 9 de dezembro, o I Workshop de Tecnologia Infravermelha. O evento é organizado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanodispositivos Semicondutores (DISSE) e tem como objetivo atrair alunos do ensino médio para as áreas de exatas, além de complementar a formação de alunos de pós-graduação das áreas de física, química, engenharia e ciências de materiais que estejam se especializando em tecnologia infravermelha. 

O workshop tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Governo Federal do Brasil, CAPES, FAPERJ, CNPq e FINEP. As inscrições são gratuitas para os alunos de ensino médio e, no caso de estudantes de pós-graduação e profissionais da área, os preços são R$ 100,00 (cem reais) e R$ 200,00 (duzentos reais), respectivamente.  

A radiação infravermelha foi descoberta em 1809 pelo astrônomo inglês William Herschel. Além de compor a maior parte do calor do Sol, esta radiação também contribui com 50% da eficiência da luz solar e é usada pela ciência no combate de doenças como o câncer, auxiliando na detecção de tumores e em vários outros diagnósticos. No dia-a-dia, a tecnologia infravermelha, invisível ao olho humano, está presente nos dispositivos semicondutores responsáveis pelo funcionamento de controles remotos, por exemplo. 


Escola em Tecnologia de Infravermelho

Alunos de mestrado e doutorado das áreas de física, química, engenharia e ciências de materiais poderão participar da “Escola em Tecnologia de Infravermelho”, que vai oferecer mini cursos e palestras sobre tecnologia infravermelha, além do desenvolvimento de atividades nos laboratórios do CTC/PUC-Rio. 

As palestras programadas para o workshop, ministradas por renomados profissionais brasileiros e estrangeiros, irão abordar de quais formas a tecnologia infravermelha pode ser aplicada nas áreas de saúde, meio ambiente e os reflexos de sua produção industrial.

Entre os pesquisadores e palestrantes, encontram-se nomes como:

  • Alain Quivy (Universidade de São Paulo)
  • Anna Michel (MIRTHE Center - Princeton, EUA)
  • Harald Schneider (Laboratório Helmholtz Zentrum Dresden-Rossendorf, Alemanha)
  • Jean Décobert (Alcatel – Thales III-V, França)
  • José Augusto Pereira da Silva (PipeWay Engenharia)
  • Marcelo Z. Maialle (Universidade Estadual de Campinas)
  • Marcos H. Degani (Universidade Estadual de Campinas)
  • Nelson Studart (Universidade Federal de São Carlos) 
  • Patrícia Lustoza de Souza (PUC-Rio)
  • Paulo F. Farinas (Universidade Federal de São Carlos) 
  • Paulo Sérgio Soares Guimarães (Universidade Federal de Minas Gerais)
  • Roberto Jakomin (Laboratório de Fotônica e Nanoestruturas – LPN, França) 

Empreendedorismo em destaque

Para a Profª Patrícia Lustoza, coordenadora do workshop, um dos objetivos do evento para os alunos de pós-graduação é ampliar o espírito empreendedor e auxiliar no desenvolvimento da tecnologia na universidade, permitindo ao Brasil crescer na área e se destacar como produtor de semicondutores.  

“Muitos dos alunos de mestrado e doutorado seguem, naturalmente, a carreira acadêmica, mas é fundamental que sejam incentivados a abrirem suas próprias indústrias nas áreas em que estudam (spin offs) e desenvolvam dispositivos cada vez mais eficientes”, defende a professora.

Para isso, um dos palestrantes do workshop será José Augusto Pereira da Silva, Diretor-Presidente da PipeWay Engenharia, a única empresa do Hemisfério Sul a fabricar e operar equipamentos, com produção inteiramente nacional, para inspeção de dutos de óleo e gás e que utiliza a tecnologia infravermelha neste procedimento.


Divulgação científica exclusiva para alunos do ensino médio

Os alunos do ensino médio terão a oportunidade de acompanhar de perto as novidades científicas em quatro palestras gratuitas, especialmente voltadas para este público. A ideia é mostrar de forma criativa e atraente as novidades da área e despertar nos estudantes o interesse por carreiras de exatas. Entre os palestrantes, destaque para Nelson Studart, da UFSCar, também organizador do workshop e reconhecido profissional comprometido com o ensino da ciência no país, sendo editor da revista “Revista Brasileira de Ensino de Física” e seu respectivo suplemento semestral “Física na Escola”. 

Serão apresentados aos alunos os seguintes temas: o mundo quântico, radiação infravermelha, materiais semicondutores e cristais fotônicos. Professores do CTC/PUC-Rio, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vão palestrar nas tendas montadas na área externa da universidade.  

Além do acesso as palestras, os alunos terão acesso a um inédito kit de infravermelho, totalmente produzido no CTC/PUC-Rio, onde serão feitas experiências ao vivo, com a possibilidade dos alunos interagirem.  

Para se inscrever gratuitamente nas palestras, basta acessar o site www.irtworkshop.disse.org.br.


Seminário exclusivo para convidados do Centro Tecnológico do Exército (CTEx)

        Haverá também o “Seminário de Tecnologia no Infravermelho” direcionado apenas a convidados do Centro Tecnológico do Exército (CTex). Nele, serão demonstradas pesquisas envolvendo a empregabilidade da tecnologia infravermelha no campo militar.   

Mais informações, acesse: www.irtworkshop.disse.org.br


Fonte: Maria Estrella (Approach)





SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299