.: Eventos :.
Boletim Eletrônico
Nº 1019

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ

Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


22/3/2012


1. XVI Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry / III Latin American Meeting on Biological Inorganic Chemistry (XVI BMIC/ III LABC)

Estão abertas as inscrições para o XVI Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry / III Latin American Meeting on Biological Inorganic Chemistry (XVI BMIC/ III LABC). O evento acontecerá em Florianópolis no período de 13 a 17 de agosto no Costão do Santinho Resort.

A submissão de trabalhos se encerra em 15 de maio. Para maiores informações visite a página do evento.


Fonte: Rosely A. Peralta (UFSC)



2. Minicurso de Cristalografia Básica e de Método de Rietveld - 2012

O Laboratório de Cristalografia e Caracterização Estrutural de Materiais (LCCEM) da Universidade Federal do ABC (UFABC) e o Laboratório Computacional de Análises Cristalográficas e Cristalinas (LabCACC) do Instituto de Química de Araraquara da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), estão organizando um minicurso de 4 dias sobre o Método de Rietveld (MR2012), sendo um dia para ensino de cristalografia, onde serão fornecidos os conceitos básicos para a compreensão do método de Rietveld. O minicurso será entre os dias 21 e 24 de maio de 2012 no câmpus de Santo André da UFABC. O período de inscrições vai de 15 de abril a 15 de maio de 2012.

Serão 5 instrutores de grande experiência com o método de Rietveld e em minicursos sobre o método. Carlos de Oliveira Paiva Santos - Instituto de Química – UNESP, Fabio Furlan Ferreira - Centro de Ciências Naturais e Humanas - UFABC – SP, Flavio Machado de Souza Carvalho - Instituto de Geociências - USP-SP, Selma Gutierrez Antonio - Instituto de Química - UNESP e Vera Lucia Mazzocchi - IPEN – SP. Alguns monitores servirão de elo entre os instrutores e os participantes, resolvendo dúvidas básicas ou levando aos instrutores as questões para o melhor esclarecimento.

Ao final de cada dia haverá uma discussão sobre os problemas resolvidos até então e sobre problemas individuais dos participantes. Os problemas poderão ser desde pequenas estruturas, como óxidos, como grandes estruturas, como fármacos, todos eles contendo uma ou mais fases cristalinas.

Mais detalhes podem ser obtidos no site do evento.


Fonte: Diego Luiz Tita (UNESP)



3. 22nd International Conference on Chemical Thermodynamics e 67th Calorimetry Conference

Estão abertas as inscrições para a 22nd International Conference on Chemical Thermodynamics e 67th Calorimetry Conference, que ocorrerão, simultaneamente, em Búzios, RJ, entre 5 e 9 de agosto deste ano.

Tratam-se das mais importantes conferências em nível mundial em suas áreas e que ocorrerão pela primeira vez na América Latina. Esta conferência cobrirá temas que incluem Energia, Líquidos Iônicos, Termodinâmica de Materiais, Energética Molecular e Bancos de Dados, Equilíbrios de Fase e Soluções, Educação e Fronteiras da Termodinâmica, Biotermodinâmica, Modelagem Termodinâmica e Simulações, entre outros; além de workshops sobre Biotermodinâmica e Design de Fármacos e Avanços Recentes em Análise Térmica e Calorimetria . Vários renomados cientistas como Keith E. Gubbins (North Carolina State University); Peter L. Privalov (The Johns Hopkins University), Peter Atkins (Oxford University); Joan F. Brennecke ( University Notre Dame), Aline Auroux (Institut de Recherches sur la Catalyse et l'Environnement de Lyon), Kamel Bennaceur (Schlumberger), Rafiqul Gani (Technical University of Denmark), Edward Maginn (University Notre Dame), Duncan Craig (University of East Anglia) e Carlos H. de Brito Cruz (FAPESP/UNICAMP), entre outros, já confirmaram sua participação como palestrantes.

Visite o site da Conferência para maiores informações sobre programa e inscrição e submissão de trabalhos (prazo até 18/abril).


Fonte: Watson Loh (UNICAMP)



4. II Simpósio Brasil-Canadá sobre Nanotoxicologia

O II Simpósio Brasil-Canadá sobre Nanotoxicologia, ocorrerá no período de 21 a 24 de maio de 2012 na cidade de Florianópolis - SC.

O evento será realizado no Hotel Mercure Florianópolis Convention, e é direcionado a estudantes, professores, pesquisadores e profissionais interessados em debater temas referentes à área de nanotoxicologia e afins.

Maiores informações


Fonte: Comissão organizadora do II Simpósio Brasil-Canadá sobre Nanotoxicologia







SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299