.: Eventos :.
Boletim Eletrônico
Nº 1023

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ

Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


19/4/2012


1. VI Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais

O VI Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais (VI SIPM), consiste numa promoção conjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Rede Iberoamericana de Estudo e Aproveitamento Sustentável da Biodiversidade Regional de Interesse Farmacêutico (RIBIOFAR/CYTED/CNPq), coordenada pela Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI-SC, evento já consagrado na área por suas edições anteriores e que se realizará nos dias 13-15 de junho de 2012, na UEPG – Ponta Grossa- Paraná/Brasil. Nesta edição, como nas demais, serão contemplados os principais segmentos que atual ou que possam atuar na cadeia produtiva de plantas medicinais como a Agronomia, Medicina, Farmácia, Química, Biologia, Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Fisioterapia, Veterinária e setores públicos e privados que possam contribuir para sua inserção na sociedade e comunidades acadêmicas e científicas.

Maiores informações


Fonte: Valdir Cechinel Filho (UNIVALI)



2. III Reunião Anual do DISSE

Cerca de cem professores, pesquisadores, estudantes e técnicos estarão reunidos na III Reunião Anual do DISSE – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanodispositivos e Semicondutores, que acontece nos dias 20 e 21 de abril, no Hotel Mirador, Copacabana, Rio de Janeiro. O encontro contará com profissionais de diversas universidades do país, como IEAv, UNIFAP, UFSCar, Unicamp-Limeira, PUC-Rio, USP, UFAM, UFMG, UFRJ.

Serão mostrados os resultados das últimas pesquisas na área e a iniciativa tem o objetivo de reforçar a importância da cooperação entre as universidades e traçar novas estratégicas para 2012.

Maiores informações


Fonte: Maria Estrella (Approach)



3. V Simpósio Internacional de Pós-Graduação e Pesquisa (V SINPOSPq)

O V Simpósio Internacional de Pós-Graduação e Pesquisa (V SINPOSPq), será realizado no período de 12 a 14 de setembro de 2012, na cidade de Ribeirão Preto – São Paulo, e terá como tema central "Innovation for scientific and technological development".

Este simpósio foi fundado como parte integrante do Projeto de Internacionalização dos Programas de Pós Graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (Ciências Farmacêuticas, Toxicologia e Biociências Aplicadas à Farmácia). Representando assim uma oportunidade de estimular o intercâmbio científico entre os profissionais e pesquisadores nacionais e internacionais. O evento é organizado pelos pós-graduandos da faculdade, com apoio de uma comissão de docentes, e tem por objetivo promover discussões sobre publicações científicas em periódicos nacionais e internacionais e, principalmente, proporcionar maior integração entre os alunos de graduação, pós-graduação e renomados pesquisadores do Brasil e do exterior. Para tanto, serão realizadas palestras, conferências, minicursos e mesas-redondas, ministrados por profissionais especializados nas diversas áreas das Ciências Farmacêuticas, além da apresentação oral e na forma de painéis dos trabalhos científicos desenvolvidos pelos participantes.

Vários tópicos serão discutidos, incluindo: futuro da terapia gênica, sistemas de liberação de fármacos, enzimas de interesse industrial, efeito imunomodulatório de probióticos, tecnologias cosméticas e farmacêuticas, toxicologia: modelagem farmacocinética e farmacodinâmica, produtos naturais, farmácia clínica e terapêutica, o futuro do pós graduando: mercado de trabalho, tendências em métodos analíticos, desenvolvimento de vacinas, química medicinal, iniciação à docência superior, segurança microbiológica em alimentos, redação de artigos científicos, entre outros. Tal oportunidade de abordar esta diversidade de temas importantes terá, sem dúvidas, impacto nas atividades de pesquisa e nos Programas de Pós-Graduação da área.

A programação científica do V SINPOSPq inclui 6 palestras, 1 mesa redonda em parceria com a Associação de Pós-Graduandos (APG), 3 conferências, 2 seções de apresentação oral de trabalhos científicos, 4 minicursos de 3 horas, além de evidentemente, destinar um horário especial para a discussão de trabalhos científicos apresentados na forma de pôsteres, os quais concorrerão a premiações. Detalhes adicionais sobre a programação científica podem ser encontrados no site www.sinpospq.org.


Fonte: Gabriela Buqui (Comissão Organizadora do V Sinposq)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299