.: Eventos :.
Boletim Eletrônico
Nº 1024

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ

Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


26/4/2012


1. II Workshop de Fontes de Informação: Química e Propriedade Intelectual

O II Workshop de Fontes de Informação: Química e Propriedade Intelectual será realizado nos dias 9, 10 e 11 de maio 2012 e visa promover a capacitação nas pesquisas de informações em base de dados especializadas na área de Química e Propriedade Intelectual. Assim como esclarecer sobre a questão dos direitos autorais e patentes no âmbito da comunicação científica, através de palestras e treinamentos em tempo real. O evento ocorrerá na Escola de Química da UFRJ, no Centro de Tecnologia (Av. Athos da Silveira Ramos, 149 - Bloco E - Sala E-212 - Ilha do Fundão).

As inscrições devem ser feitas exclusivamente no endereço eletrônico: http://goo.gl/pzzBa

Programação completa do evento


Fonte: Heloisa Helena Costa (UFRJ)



2. 23º Congresso Nacional de Pós-Graduandos

A ANPG lhe convida a debater os Desafios Brasileiros durante o 23º Congresso Nacional de Pós-Graduandos, de 3 a 6 de maio na UNIFESP (São Paulo-SP). A ampliação da universidade brasileira no último período, novas e mais profundas políticas de intercâmbio, a crescente pressão por mais e mais publicações e o aumento da produção científica brasileira, as Olimpíadas, a descoberta do Pré-Sal, a Amazônia Azul, a Copa do Mundo, a questão energética e o Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) ilustram o momento de desafios que a Pós-Graduação brasileira enfrenta, em um cenário onde o Brasil se projeta cada vez mais como potência mundial, embora gargalos históricos continuem a travar o desenvolvimento econômico e social do país.

A urgente necessidade de uma política permanente de valorização das bolsas de pesquisa também será um tema importante do congresso, como resultado da crescente mobilização em torno da Campanha#MinhaBolsaNaoAumentou. Pós-graduandos de todo o país estão convocados a realizar este debate com pesquisadores, estudantes, movimentos sociais, representantes de agências e instituições de C&T e gestores em Ciência, Tecnologia e Inovação. Além dos debates, o congresso abrigará a IV Mostra Científica da ANPG, atividades culturais e exposições.

Mais informações no release completo.


Fonte: Laissa Duarte (ANPG)



3. XVI Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry / III Latin American Meeting on Biological Inorganic Chemistry

We are pleased to invite you to participate in the XVI Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry / III Latin American Meeting on Biological Inorganic Chemistry, which will be held in Florianópolis, Brazil, from 13 to 17, August, 2012. Take advantage of the early bird registration and hotel fees. You can find all the information of the XVI BMIC / III LABIC at www.bmic2012.ufsc.br. It is important to note that the deadline for submission of abstracts and early registration is May, 15, 2012.

Your participation in the meeting is essential to the success of the event - we eagerly await your submissions and your arrival!

Please, if you need any specific information send a message to bmic2012@gmail.com


Fonte: Rosely Aparecida Peralta (UFSC)



4. Aplicação das ferramentas da qualidade

10 de maio de 2012
Espaço Químico: Rua Líbero Badaró, 152 - 13º andar
Centro - São Paulo - SP


Objetivo

Possibilitar aos participantes avaliar quais as ferramentas da qualidade devem ser utilizadas para a solução de não conformidades e diagnóstico de possibilidades de melhoria em processos.

Veja mais informações em http://www.sinquisp.org.br/curso.php?id=153


Fonte: Sinquisp






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299